A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Psicologia Experimental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Psicologia Experimental"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Psicologia Experimental
Capítulo - Percepção Tema- Percepção de Profundidade Sinais monoculares para percepção de profundidade Princípios Básicos

2 Dicas monoculares de profundidade Tamanho Relativo
Tamanho Relativo - Se presumimos que dois objetos são similares no tamanho, percebemos o que projeta a menor imagem na nossa retina como o mais distante.

3 Que círculos estão na frente e que círculos estão atrás?
Dicas monoculares de profundidade Interposição Que círculos estão na frente e que círculos estão atrás? Interposição - Se um objeto bloqueia parcialmente nossa imagem de outro, nós o percebemos como mais perto.

4 Dicas monoculares de profundidade Claridade Relativa
Qual a montanha mais distante? Claridade Relativa - Como a luz de objetos distantes passa por mais atmosfera, percebemos os objetos um tanto indistintos como mais distantes do que objetos claros e bem definidos

5 Dicas monoculares de profundidade Gradiente de Textura
Gradiente de Textura - Uma mudança gradativa de uma textura nítida para outra textura indistinta nos dá a impressão de distância crescente. Os objetos distantes parecem menores e mais densamente agrupados.

6 Dicas monoculares de profundidade Altura Relativa
Altura Relativa - Percebemos os objetos mais altos no plano como mais distantes. A situação se inverte por cima do horizonte, quando percebemos a ave mais alta como mais próxima.

7 Qual a linha mais longa? A vertical ou a horizontal
Dicas monoculares de profundidade Ilusão relacionada com Altura Relativa Qual a linha mais longa? A vertical ou a horizontal Ilusão relacionada com Altura Relativa - A altura relativa pode contribuir para ilusões de que as dimensões verticais são longas que as dimensões horizontais idênticas. Ë o caso dessas linhas ao lado. Meça e verifique.

8 Dicas monoculares de profundidade Perspectiva Linear
Perspectiva Linear - Linhas paralelas parecem convergir conforme vão ficando mais longe.

9 Resumo das várias dicas ou sinais monoculares que levam a percepção de profundidade

10 Recursos na Internet Páginas na Internet
Galerias de arte na Internet ao longo do mundo Sinais monoculares de profundidade e outras percepções Percepção em animais Figuras impossíveis de Escher Algumas obras do artista plástico Victor Vasarely Um dos melhores sites sobre ilusões Grand Illusions,

11 Créditos Livros de Referência
Introdução à Psicologia Geral. D.G.Myers (1999). Editora LTC. Introdução à Psicologia. R.T.Atkinson e outros (1996). Editora Artes Médicas In Search of the Human Mind. R.J. Sternberg. (1998). Harcourt Brace College Publishers.


Carregar ppt "Fundamentos de Psicologia Experimental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google