A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINCARNAÇÃO & CIÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINCARNAÇÃO & CIÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 REINCARNAÇÃO & CIÊNCIA
Setembro de 2014 Sandra Benetti

2 Roteiro de Estudo Fundamentos e finalidades da reencarnação
Mostrar as evidências da reencarnação nas diversas culturas, na História, na Filosofia e nas mais diferentes religiões, apresentando os diversos trabalhos científicos a respeito; Reencarnação na cultura grega, egípcia, esquimós, Índia, segundo Platão, induísmo, Cristianismo Provas da Reencarnação na Ciência: Os trabalhos de Ian Stevenson, Jim Tucker, Hernani Guimarães Andrade, Helen Wambach, Carol Bowman.

3 O que é Reencarnação? Retorno do Espírito à vivência da matéria
É retorno a um novo corpo, através de um novo nascimento (via fecundação biológica) da personalidade individualizada do ser humano (Personalidade entendida como o eu ou ego). Retorno do Espírito à vivência da matéria

4 Book: “Messages from the Masters”
Brain Weiss, M.D. “Estar em estado físico é anormal. Quando você está em estado espiritual, que é natural para você.” “No mundo espiritual, você tem que esperar, e então você é renovado. Há um estado de renovação. É uma dimensão tal como as outras dimensões.” Nota: tradução livre para o Português por Sandra Benetti

5 Você acredita em reencarnação?
Mesmo que a reencarnação ainda não seja considerada como lei natural pela ciência oficial, mas e mais cientistas tem trazido evidências da reencarnação como uma Lei Biológica Arthur Schopenhauer  (22 February 1788 – 21 September 1860) was a German philosopher

6 Interesse no tema “Reincarnação”
“reincarnation”: About 1,090,000 results (0.39 seconds)  - First result: Twenty Cases Suggestive of Reincarnation books.google.com/books?isbn= Ian Stevenson “reencarnação”: About 20,600 results (0.35 seconds)  “reincarnation”: About 4,810,000 results (0.26 seconds) 

7 Por que reencarnamos? Proporcionar ao espírito a evolução através da matéria. Aprender o AMOR e a SABEDORIA

8 Como se Processa? Através do renascimento num novo corpo material, mantendo sua individualidade, mas com um novo Ego, uma personalidade diferente.

9 Para que reencarnamos? Trabalhar uma nova qualidade moral;
Numa posição que ainda não tenha ocupado; Construindo e reconstruindo relações; Colocando em prática aquilo que estudou e conheceu no mundo espiritual para evoluir através da educação.

10 Metempsicose - do grego metempsykhosis
Encontramos como sinônimo de reencarnação o termo metempsicose, de origem grega, cujo significado aproxima-se do de reencarnação, porém implica no retorno, também, a formas animais, sem nenhuma evidência observacional.

11 Palingênese (Palin = outra vez; Gênese = nascer) =renascimento.
Esse processo é evolutivo e linear, a Reencarnação palingenésica é pregada pelas escolas ocultas como Esoterismo, teosofia, rosa cruzes, maçonaria, alquimia, o espiritismo criado por Allan Kardec  e por algumas doutrinas orientais. Allan Kardec, acreditava que os Druidas (povo que viveu nos primórdios europeus em terras francesas), deram origem a Reencarnação, porém historicamente não se pode afirmar isso. Mas sabe-se de relatos de 5000 anos no oriente.

12 Reencarnação na História
No Oriente e no Ocidente, desde a mais remota Antiguidade, diversas civilizações eram receptivas à idéia da reencarnação. O conceito de reencarnação é tão antigo que não deixa de ser, no mínimo, curiosa a demora da ciência em começar a investigar o assunto a sério. Seus indícios remontam há pelo menos 12 mil anos, em plena Idade da Pedra. O costume da época de enterrar mortos em posição fetal levou arqueólogos a concluir que a prática se referia à preparação dos corpos para o ingresso em uma nova vida.

13 Reencarnação na História
Vedas (Escrituras sagradas) na Índia 1.300 A.C. – Antigo Egito 3.000 A.C. - Pérsia (hoje Irã) - Zoroastrismo 630 a 553 A.C. Pré-Socráticos 624 A.C. Sócrates, Platão e Aristóteles 469 A.C. – 399 A.C. - Judaísmo – Fariseus 1700 A.C. - Cristianismo – até 553 d.c. 553 D.C. America – primeiros habitanted anos atrás

14 Reencarnação na História (cont.)
Vedas – de A.C. – Há anos atrás “Há uma parte imortal do homem que é aquela, ó Agni, que cumpre aquecer com teus raios, inflamar com teus fogos.  De onde nasceu a alma? Umas vêm para nós e daqui partem, outras partem e tornam a voltar.”

15 Reencarnação na História (cont.)
3.000 A.C. EGITO: No Egito as dinastias mais antigas, acreditavam na preexistência da alma, antes do seu nascimento neste mundo, assim como, na sua pós-existência depois da morte, e, os muitos nascimentos da alma neste e em outros mundos. 1.300 A.C. HINDUÍSMO: A Índia pode ser considerada a grande mãe da doutrina da reencarnação. Talvez em nenhuma outra parte do planeta se encontre uma convicção tão coletiva e forte na vida da alma.  Os Vedas e o Bhagavad-Gitâ, tem o conhecimento da reencarnação e era divulgada. 624 A.C. GREGOS: Pitágoras, o grande instrutor ocultista da Grécia, o primeiro que introduziu na Grécia a doutrina dos renascimentos da alma, doutrina que havia conhecido em suas viagens ao Egito e à Pérsia, que por sua vez aprenderam com os indianos. O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

16 Reencarnação na História (cont.)
Platão Virgílio e Ovídio Divulgou a reencarnação, fundamentando o seu ensino nas informações pitagóricas. Posteriormente, os neoplatônicos, ensinavam na Escola de Alexandria sobre a reencarnação, consideravam-na como sendo o único meio capaz de elucidar os problemas e enigmas com que defrontavam no exame da Filosofia e na interpretação das necessidades humanas. Foram pensadores romanos, impregnaram-se das lições de Platão, difundindo-as largamente. Druidas Os Druidas apoiavam todos os seus ensinos na justiçao da Palingenesia O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

17 Reencarnação na História (cont.)
Pérsia (hoje Irã) França ISLAMISMO - Os SUFIS influenciados por Zoroastro, crêem na reencarnação. Os Cátharos (séculos XI e XII) aceitavam a crença na reencarnação. África Inglaterra A crença da reencarnação existem em quase 100 tribos negras: Algumas acreditam na METEMPSICOSE e outras na PALINGENESIA. A Feitiçaria ensinava a reencarnação, antes do advento do Cristianismo. O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

18 Reencarnação na História (cont.)
América do Norte Hebreus No Alasca, os índios e os Esquimós são reencarnacionistas. Os hebreus aceitavam-na, adotando-a sob o nome de Ressurreição, de que a Bíblia nos dá reiteradas confirmações. China A reencarnação aparece na obra de Lao-Tsé, o Tão-Teh-King Ásia Palingenesia Incas & Tribos Brasileiras Adotavam a reencarnação O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

19 Reencarnação na História (cont.)
Judaísmo - Cabala Cristianismo Atraves da Cabala a principal base Esotérica dos Judeus ensina sobre a reencarnação. Os Gnósticos que constituíam uma ordem e escola na igreja primitiva, ensinavam a reencarnação clara e abertamente, sendo por isso perseguidos pelos mais conservadores. Diversos estudiosos espíritas e espiritualistas defendem que, durante os seis primeiros séculos de nossa era, a reencarnação era um conceito admitido por muitos cristãos. De acordo com eles, numerosos Padres da Igreja ensinaram essa doutrina e apenas após oSegundo Concílio de Constantinopla, em 553 d.C., é que a reencarnação foi proscrita na prática da igreja, apesar de tal decisão não ter constado dos anais do Concílio. O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

20 Reencarnação na História - Conclusão
A reencarnação evidentemente é uma das crenças mais antigas da humanidade. Entretanto, somente agora, ela começa a conquistar o título de verdade científica e a ganhar o seu reconhecimento como LEI NATURAL. O espiritismo não inventou a Reencarnação. Esta é uma “crença” de religiões e filosofias antigas. Ela está enraizada no ser humano, pois faz parte de uma Lei Natural.

21 Espiritismo “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei” Allan Kardec

22 Como buscar provas da reencarnação?
O fato de estar presente nas diversas culturas e religiões o conceito de reencarnação tem maior ou menor credibilidade? - A credibilidade vem de evidências experimentais, de provas sob o mais rigoroso controle científico. A reencarnação é hoje um fato cientificamente provado.

23 Provas da Reencarnação
Uma abordagem científica Memórias de vidas passadas em crianças Regressão à vidas passadas Experiência quase-morte Mediunidade

24 Pesquisas Científicas
Dr. Ian Stevenson (October 31, 1918–February 8, 2007) Canadense, Médico, diretor do departamento de psiquiatria da Universidade da Virginia. Em 1964 abandona o cargo para se dedicar as pesquisa do fenômeno da reencarnação, o qual foi pioneiro nas pesquisas sobre a reencarnação. Dedicou 40 anos a estudos científicos com mais de casos sobre : Lembranças Espontâneas na Infância Marcas e defeitos de nascença Memórias de vidas passadas. Regressão a vidas passadas Existem uma série de cientistas pesquisando a reencarnação. Inúmeras provas já foram encontradas. São provas de pessoas que se lembraram quem eram, onde nasceu, viveu e morreu, comprovado por provas, como registros de nascimento, óbito e documentos. A Regressão de memória é uma técnica que uma pessoa é conduzida através de uma hipnose, a regredir no tempo e lembrar de fatos ocorridos antes do seu nascimento. Existem casos interessantes, como o que aconteceu com o Dr.Brian Weiss, que não acreditava em reencarnação, mas teve que estudá-la ao perceber que seus pacientes tinham realmente vividos outras experiências de vida em épocas remotas. Com isso se chegou a Terapia de Vida Passada, onde um terapeuta busca resolver os conflitos de uma pessoa, com raiz numa outra vida. Os sonhos recorrentes, são aqueles que se repetem, e normalmente são lembranças de outras vidas. Quando dormimos, o espírito se liberta, e longe do corpo, ele recobra suas lembranças de existências anteriores. Da mesma forma acontece com os desdobramentos. São experiências fora do corpo, de maneira consciente, e que muitas vezes o sujeito consegue neste momento, ter recordações do seu passado anterior. O mesmo acontece nessas experiências de quase morte. Muitas vezes a pessoa tem um desdobramento e se recorda de uma outra vida. As lembranças na infância são as melhores formas de pesquisa de reencarnação. A criança se recorda do seu passado, e em alguns casos relatados por pesquisadores, elas relatam que eram, onde moravam, e quais eram seus parentes.

25 Pesquisas Científicas (cont.)
1960 o inventor da maquina de Xerox Chester Carlson patrocinou Stevenson nos seus estudos. (1968 depois de sua morte deixa mais $ 1 million dollars para Dr.Stevenson) Em 5 anos Ian fez mil milhas entrevistando casos. Carlson deixou para a Universidade de Virginia fundos para Ian continuar suas pesquisas. 1971 Ian focaliza seus estudos em caracteristicas físicas , cicatriz es defeitos de nascença e publica em 1997-Reincarnation and Biology. Publica em 1974 “Twenty Cases Suggestive of Reincarnation”. Existem uma série de cientistas pesquisando a reencarnação. Inúmeras provas já foram encontradas. São provas de pessoas que se lembraram quem eram, onde nasceu, viveu e morreu, comprovado por provas, como registros de nascimento, óbito e documentos. A Regressão de memória é uma técnica que uma pessoa é conduzida através de uma hipnose, a regredir no tempo e lembrar de fatos ocorridos antes do seu nascimento. Existem casos interessantes, como o que aconteceu com o Dr.Brian Weiss, que não acreditava em reencarnação, mas teve que estudá-la ao perceber que seus pacientes tinham realmente vividos outras experiências de vida em épocas remotas. Com isso se chegou a Terapia de Vida Passada, onde um terapeuta busca resolver os conflitos de uma pessoa, com raiz numa outra vida. Os sonhos recorrentes, são aqueles que se repetem, e normalmente são lembranças de outras vidas. Quando dormimos, o espírito se liberta, e longe do corpo, ele recobra suas lembranças de existências anteriores. Da mesma forma acontece com os desdobramentos. São experiências fora do corpo, de maneira consciente, e que muitas vezes o sujeito consegue neste momento, ter recordações do seu passado anterior. O mesmo acontece nessas experiências de quase morte. Muitas vezes a pessoa tem um desdobramento e se recorda de uma outra vida. As lembranças na infância são as melhores formas de pesquisa de reencarnação. A criança se recorda do seu passado, e em alguns casos relatados por pesquisadores, elas relatam que eram, onde moravam, e quais eram seus parentes.

26 Lembranças espontâneas de Vidas Passadas
 ”Twenty Cases Suggestive of Reencarnation” por Dr. Stevenson Inclui ocorrências de sonhos, déjà vu, lembranças pós-traumáticas e experiências espontâneas. Em geral, apresentadas por crianças antes de ser alfabetizadas e as descrevem de forma bem simples. 

27 Marcas e Defeitos de Nascença
“Reincarnation & Biology” As marcas são consideradas grandes evidências do renascimento sucessivo. Stevenson estudou extensamente as marcas de nascença em crianças e chegou a resultados surpreendentes. Dr. Stevenson descreve sobre marcas de nascença e defeitos congênitos

28 Marcas e Defeitos de Nascença
“Where Reincarnation and Biology Intersect” Esse livro foi uma condensação dos dois livros citados anteriormente. Dr. Stevenson fez isso para que mais pessoas tivessem acesso ao seu trabalho. Crianças que afirmam se lembrar de uma vida anterior foram encontrados em muitas partes do mundo, particularmente nos países budistas e hindu do sul da Ásia, entre os povos xiitas do Líbano e Turquia, as tribos da África Ocidental, e do noroeste americano. Stevenson reuniu mais de casos notificados de memórias de vidas passadas dos quais 65 relatórios detalhados foram publicados.

29 Marcas e defeitos de Nascença
Foi constatado que muitas das marcas, sinais, manchas, vermelhidão na pele eram um resquício de feridas em vidas passadas. São comuns marcas que se formam a partir de tiros, de facas, de lanças, de espadas, de golpes fortes, de cortes na pele, de queimaduras mais profundas, dentre outros. As marcas de nascença ficam mais fortes em decorrência de traumas ou feridas de grande intensidade que ficam gravadas no corpo etérico.

30 Happening Now! U.Va. psychiatrist Jim Tucker investigates children’s claims of past lives

31 Dr. Jim Tucker Dr. Tucker lança um novo livro Return to Life. Em continuação de seu livro Vida Antes da Vida, onde ele explora casos americanos de crianças que relatam memórias de vidas anteriores. Dr. Tucker trabalhou com Dr. Ian Stevenson e continua sua pesquisa.

32 Regressão a Vidas Passadas
É o processo provocado ou espontâneo, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de relembrar o passado. Inúmeros casos têm surgido de pessoas que passam a relatar vivências anteriores durante a regressão de memória. No final do século passado, o pesquisador francês Albert Des Rochas, fez várias experiências com regressão de memória. A partir daí vários outros cientistas, começaram a desenvolver essa técnica. (*) Eugène Auguste Albert Des Rochas d'Aiglun (20 de maio de de Setembro de 1914) foi um parapsicólogo líder francês, historiador, tradutor, escritor, engenheiro militar e administrador.

33 Regressão a Vidas Passadas
Helen Wambach (1982) fez um relatório aproximadamente de casos de pessoas que retornaram (usualmente através da hipnose num grupo de regressão) à experiência do nascimento e antes deste. Um padrão desenvolveu-se nitidamente devido aos relatos destes indivíduos que mostram uma consistência considerável. Em muitos casos, o indivíduo lembra-se de uma vida prévia e do tempo entre as vidas. A doutora Helen Wambach (PhD) foi uma das primeiras cientistas pesquisadoras norte-americanas em reencarnação e vidas passadas “Não acredito em reencarnação tenho a certeza de que ela existe". H.Wambach

34 Terapia de Vida Passada/TVP
A TVP se insere na abordagem da Psicologia Transpessoal . Abrange recordações extraídas sob hipnose ou terapia de vidas passadas (TVP). Este processo foi desenvolvido com fins terapêuticos, onde psiquiatras espiritualistas se utilizam de técnicas apropriadas para dissolverem condições neuróticas de pacientes psiquiátricos chamado T.V.P. (Terapia de Vidas Passadas). A TVP foi responsável por reintroduzir o tema reencarnação em grande escala no Ocidente.

35 Pesquisa no Brasil Hernani G. Andrade (Faleceu em 2003)
Brasileiro, engenheiro, parapsicólogo, pesquisador da reencarnação, e da existência do espírito, professor da pos graduação da USP diretor do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, IBPP. Publicou “Um Caso que Sugere Reencarnação” “Reencarnação no Brasil” 8 casos registrados e 75 estudados. Estudos com crianças entre 2 a 4 anos com recordações reencarnatórias, registrados com devida precisão: nome, localidade etc. Embora a dificuldade de abertura e aceitação por parte das universidades, ele sempre manteve a esperança: “a reencarnação será, dentro em breve, reconhecida como mais uma lei biológica; talvez a mais importante de todas elas”. Existem uma série de cientistas pesquisando a reencarnação. Inúmeras provas já foram encontradas. São provas de pessoas que se lembraram quem eram, onde nasceu, viveu e morreu, comprovado por provas, como registros de nascimento, óbito e documentos. A Regressão de memória é uma técnica que uma pessoa é conduzida através de uma hipnose, a regredir no tempo e lembrar de fatos ocorridos antes do seu nascimento. Existem casos interessantes, como o que aconteceu com o Dr.Brian Weiss, que não acreditava em reencarnação, mas teve que estudá-la ao perceber que seus pacientes tinham realmente vividos outras experiências de vida em épocas remotas. Com isso se chegou a Terapia de Vida Passada, onde um terapeuta busca resolver os conflitos de uma pessoa, com raiz numa outra vida. Os sonhos recorrentes, são aqueles que se repetem, e normalmente são lembranças de outras vidas. Quando dormimos, o espírito se liberta, e longe do corpo, ele recobra suas lembranças de existências anteriores. Da mesma forma acontece com os desdobramentos. São experiências fora do corpo, de maneira consciente, e que muitas vezes o sujeito consegue neste momento, ter recordações do seu passado anterior. O mesmo acontece nessas experiências de quase morte. Muitas vezes a pessoa tem um desdobramento e se recorda de uma outra vida. As lembranças na infância são as melhores formas de pesquisa de reencarnação. A criança se recorda do seu passado, e em alguns casos relatados por pesquisadores, elas relatam que eram, onde moravam, e quais eram seus parentes.

36 Experiências Quase-Morte
Alguns médicos, como os Dr. Raymond Moody, Ken Ring e Bruce Greyson têm pacientes que viveram a experiência de quase-morte. Seus relatos envolvendo pessoas e dados conhecidos vem contribuindo para o estudo cientifico quanto a reencarnação.

37 MEDIUNIDADE Através da mediunidade obtém-se muitos detalhes sobre a reencarnação e a vida espiritual que tem sido transmitido por médiuns como Chico Xavier, Divaldo Franco e tantos outros que contribuíram para o conhecimento da reencarnação.

38 LEMBRANÇAS ESPONTÂNEAS DE VIDAS PASSADAS Dr. Carol Bowman
ESTUDO DE CASO: Caso James: caso verídico de uma criança que se lembrava de sua vida passada como piloto na segunda guerra mundial. (10:56 minutos)

39 LEMBRANÇAS ESPONTÂNEAS DE VIDAS PASSADAS
Assistam ao filme”Yesterday’s Children (2000) / “Minha Vida na Outra Vida”

40 Conclusão – Vamos pensar um pouco?
A reencarnação não substitui os conhecimentos científicos sobre hereditariedade e influência do meio ambiente, nem sobre as abordagens que as escolas da psicologia fazem. A idéia de reencarnação, entretanto, poderá suplementar estes conhecimentos. A aceeitação das evidências da reencarnação epla ciência implicará numa mudança de paradigmas. JUSTIÇA DIVINA - A necessidade de se estabelecer um princípio diretor (Deus), justo e equânime para justificar a sociedade e suas complexas relações, coloca a reencarnação como o mecanismo capaz de se exercer essa justiça e de possibilitar o crescimento da sociedade. ESQUECIMENTO DO PASSADO - O existir sem a lembrança do passado é o mecanismo que possibilita a convivência de contrários e daqueles que elevaram a paixão ao seu grau máximo. As qualidades, os defeitos, as emoções, os amores, os ódios, ficam latentes e participam, de forma subjacente nas relações do reencarnado.

41 Bibliografia O Livro dos Espíritos, Ch. 4 and 5 de Allan Kardec
Reencarnação – Adenauer Novaes “A Reencarnação como LEI BIOLÓGICA” – Dr. Décio Iandoli Jr. Kardec Radio - The Spiritist Magazine - Internet:

42 “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei”
Allan Kardec BOA SEMANA!


Carregar ppt "REINCARNAÇÃO & CIÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google