A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS."— Transcrição da apresentação:

1 AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS

2 TEMAS ABORDADOS CONCEITOS COMPORTAMENTAIS E EMPRESARIAIS
CONCEITOS ADMINISTRATIVOS ESTUDO E COMPORTAMENTO DE MERCADO METODOLOGIA DE ABERTURA DO NEGÓCIO MEI – MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

3 3

4 QUEM SÃO OS HEROIS ? LAR ESCOLA PAI – MÃE PROFESSORES
AVÔ – AVÓ DIRETORES TIO – TIA COORDENADORES TRABALHO PATRÃO PROPRIETÁRIO

5 Compreendendo a Empresa Cliente

6 CONTEXTUALIZAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO PEQUENA EMPRESA Pequeno Empresário

7 Pré-Requisitos Conceituais
“Atender às Necessidades do Mercado” COM FINALIDADE Obtenção de LUCRO

8 Pré-Requisitos Conceituais
Recursos Humanos + Recursos Materiais Recursos Financeiros + Tecnologia + Mercado + Gestão

9 CICLO DA HISTÓRIA EMPRESARIAL
SUPERAÇÃO ASCENSÃO QUEDA INICIO

10 Papéis do Executivo

11 PAPÉIS GERENCIAIS Planejar Controlar Organizar Dirigir

12 PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
1. Os seres humanos têm propensão para mudar. 2. A mudança significativa verifica-se, quando a pessoa reage de acordo os seus próprios objetivos. 3. A mudança que envolve reorganização de cada um, – na concepção de si mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar a reação de terceiros .

13 PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
As mudanças que ameaçam o próprio ser , são mais facilmente percebidas e assimiladas. 5. É por meio de atos que se consegue uma mudança mais significativa. 6. A mudança é facilitada quando o sujeito participa responsavelmente, do seu processo e da sua elaboração.

14 PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
7. A mudança auto-iniciada é a que envolve toda a pessoa ou comunidade - seus sentimentos, tanto quanto a sua inteligência. É a mais durável . 8. A independência, a criatividade e auto-confiança são facilitadas, quando a auto-crítica e auto-apreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária.

15 MUDAR PARA QUE ?

16 MUDAR PARA QUEM ?

17 CULTURA COMPORTAMENTOS TECNOLOGIA HABILIDADES CLIMA ATITUDES IDEOLOGIA VALORES CONHECIMENTO CONCEITO

18 HABILIDADES EXECUTIVAS
APRENDER A ATUAR EM GRUPO ADEQUADAMENTE COMPREENDER OS PROCESSOS GRUPAIS REVELAR OPORTUNAMENTE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS CONHECER A SI E AOS OUTROS

19 CICLO DE MUDANÇAS TEMPO DIFICULDADE COMPORTAMENTO DE GRUPO
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DIFICULDADE ATITUDES CONHECIMENTOS TEMPO

20 COMUNICAÇÃO O QUE É : É O ATO DE TORNAR COMUM UMA MENSAGEM, POR MEIO VERBAL OU NÃO VERBAL.

21 COMUNICAÇÃO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM FEED BACK

22 COMUNICAÇÃO VERBAL NÃO VERBAL

23 PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS
VERBAL PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS

24 NÃO VERBAL EXPRESSÃO FACIAL MOVIMENTO DOS OLHOS MOVIMENTOS DA CABEÇA
COMPONENTES DA VOZ (TOM E VOLUME) GESTOS

25 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
BLOQUEIOS FILTRAGEM RUIDOS DISTORÇÃO SUPER VALORIZAÇÃO DA MENSAGEM

26 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
NÃO SABER OUVIR FALTA DE OBJETIVIDADE FALTA DE CLAREZA FALTA DE ATENÇÃO

27 COMUNICAÇÃO POSTURA OBJETIVA OUVIR ATIVAMENTE
ENVIAR MENSAGENS CLARAS E OBJETIVAS VERIFICAR O ENTENDIMENTO CLARAFICAR E REPETIR

28 COMUNICAÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM
ATENÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM O NÃO VERBAL DEFINE A MENSAGEM

29 SISTEMAS SENSORIAIS VISUAL AUDITIVO CINESTÉSICO

30 COMUNICAÇÃO NOSSA COMUNICAÇÃO É COMPLETA QUANDO MEU EQUILÍBRIO EMOCIONAL E MEU ESTADO DE ESPÍRITO ESTÃO SAUDÁVEIS.

31 PLANEJAMENTO DE MARKETING

32 O QUE SIGNIFICA MARKETING
PROPAGANDA MIDIA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO MERCADO

33 TENDÊNCIAS DO MERCADO É PRECISO ESTAR ATENTO AS TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA IDENTIFICAR E PRODUZIR PORQUE MERCADO É O CLIENTE SENDO ASSIM EU PRECISO SABER O QUE ELE PENSA,COMO,ONDE E QUANDO. Ex.: caminhões, leite, refrigerante etc.

34 IDENTIFICAR E PRODUZIR RAPIDAMENTE
PORQUE NÃO É O MAIOR QUE COME O MENOR MAS O MAIS LENTO É COMIDO PELO MAIS RÁPIDO A B C D Desempenho Preço

35 PRECISAMOS ..... SABER OUVIR ,TER MÉTODOS , SISTEMAS E TÉCNICAS PARA AQUILO QUE NOSSO CONSUMIDOR QUER .

36 NOSSO CLIENTE QUER : SER VISTO COMO CLIENTE NOVO
SER RECEBIDO COM SORRISO SER ENCANTADO SER CONQUISTADO ACREDITAR EM NÓS MAIS

37 O QUE FAZEMOS ? COM A MÃO ESQUERDA PERDEMOS O NOSSO CLIENTE E COM A DIREITA BUSCAMOS O CLIENTE DA CONCORRÊNCIA

38 NOSSA GRANDE MÁGICA ESTA EM SABER ADMINISTRAR A EFICAZMENTE AS CONTINGÊNCIAS DE COMPRA . SABENDO CONSERVAR O CLIENTE FIEL CONQUISTANDO OS NOVOS

39 VIVÊNCIAS CARREFOUR PIZZA HUT PORTO ALEGRE CEZAR PARCK HOTEL

40 FALIDO SISTEMA G.A.B. GUÉLA A BAIXO VENDER ERA EMPURRAR
EX.: VENDEDOR DE LIVROS

41 O PODER SAIU DA MÃO DA EMPRESA
FOI PARA A MÃO DO CLIENTE ELE É QUEM MANDA ELE É QUEM PAGA O NOSSO SALÁRIO ELE É QUEM PAGA O SALÁRIO DE NOSSO CHEFE

42 O GRANDE PRODUTO É A INFORMAÇÃO
CAPACIDADE DE CRESCIMENTO ESTA NAS MÃOS DA EMPRESA QUE SOUBER ANALISAR , DETER E FAZER USO DA INFORMAÇÃO. PARA ESTAR MAIS PROXIMO DO CLIENTE. EX.: VENDEDOR DE AUTOMÓVEL

43 O QUE ESPERO DO FORNECEDOR ?
QUE ME RECONHEÇA COMO CLIENTE QUERO ALGUEM QUE ME CONHEÇA E SE PREOCUPE COMIGO. QUERO QUE ME DE PRAZO E PREÇO.

44 PRÉ VENDA TUDO QUE FAZEMOS ANTES DE VENDER PESQUISA QUEM É COMO QUER
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS ( REGIÃO) PSICOGRÁFICOS ( COMO PENSAM )

45 PROJETO CLIENTE FIEL PRINCIPIO DE PARETO 80 x 20
80% DOS RESULTADOS VEM DE 20% DOS CLIENTES A MARGEM DE VENDAS ESTA NOS CLIENTES MENORES 80% DOS CLIENTES ME DA 20% DE RESULTADO

46 PASSOS DO PROJETO 1 DIAGNÓSTICO
Quem ,o que, como gosta,time que torce, tudo possível 2 OBJETIVO O que você quer , quanto você quer 3 ESTRATÉGIAS O que, como faz, quem vai ajudar, quando será feito, passos comportamentais ( PAI DO PRESO) É IMPORTANTE SER UM PROFISSIONAL

47 PÓS VENDA A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO
TEM MAIS ALGUMA COISA QUE EU POSSA FAZER ? COMO POSSO SERVÍ-LO ? A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO UMA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE QUE JÁ POSSUI NOSSO PRODUTO FICA MAIS SATISFEITO COM A MARCA.

48 ATENDIMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação.

49 QUANTO VALE UM CLIENTE ENCANTADO?
Abra a sua apresentação com um incidente chamativo. Escolha um incidente ao qual seu público esteja relacionado. A incidência será a evidência que dará suporte à ação e prova o benefício. Iniciar com um incidente motivadora irá preparar seu público para a etapa de ação seguinte.

50 PROGRAMA A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO.
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL. A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO. Em seguida, descreva a etapa de ação. Especifique-a, sendo claro e breve. Certifique-se de que você possa ver o público realizando a ação. Se você não puder, ele não poderá também. Seja confiante ao descrever as etapas e será mais fácil motivar o público a tomar iniciativa.

51 PROGRAMA POR QUE QUALIDADE REQUISITOS DA QUALIDADE COMO ALCANÇA-LA
O PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE. Para completar a fórmula Evidência - Ação – Benefício da Dale Carnegie Training®, siga as etapas com os benefícios ao público. Considere seus interesses, necessidades e preferências. Dê suporte aos benefícios com evidência; ou seja, estatísticas, demonstrações, atestados, incidentes, analogias e exibições e você mostrará credibilidade.

52 DINÂMICA DO ATENDIMENTO
SER ÁGIL E PRECISO SABER OUVIR PLANEJAR E ORGANIZAR EXERCER LIDERANÇA TER ESPIRITO DE EQUIPE TER ENTUSIASMO TER MOTIVAÇÃO Para fechar, descreva novamente a etapa seguida pelos benefícios. Fale com convicção e confiança e você venderá suas idéias.

53 NO DIA A DIA OS DESAFIOS SÃO BEM MAIORES E AS CONSEQUÊNCIAS SÃO REAIS .

54 NÃO BASTA ESTAR 99% CERTO SE ESTIVER 1% ERRADO TUDO VAI POR ÁGUA ABAIXO.

55 ERA DA TRANSITORIEDADE
70 GERAÇÕES 730 GERAÇÕES ESCRITA IMPRESSO MOTOR ELETRICO 6 2 800 GERAÇÕES

56 DINÂMICA DA COMPETITIVIDADE
CONCORRÊNCIA ACIRRADA CLIENTE MAIS EXIGENTE FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL

57 DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO
DESAFIOS RISCOS MAIS ELEVADOS DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO CLIENTE INSTITUCIONAL NOVAS FORÇAS COMPETITIVAS NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO COMPETIÇÃO NO TEMPO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO PRODUTOS E SERVIÇOS NOVOS NOVO PREFIL DOS COLABORADORES

58 FOCO NO CLIENTE ENTENDER ATENDER SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE

59 ENTENDER OUVIR O CLIENTE, COMPREENDER SUAS REAIS NECESSIDADES PESQUISAR O QUE O CLIENTE QUER

60 ATENDER PROMOVER EXPERIÊNCIAS POSITIVAS AOS CLIENTES ATRAVÉS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

61 ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO
SUPERAR ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO CINCO MINUTOS VINTE MINUTOS TEMPO DESEJADO TEMPO TOLERADO ENCANTAR

62 VERDADES DO CLIENTE CONQUISTAR UM CLIENTE NOVO CUSTA 5 VEZES MAIS QUE MANTER UM CLIENTE ANTIGO.

63 OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS.
VERDADES DO CLIENTE OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS.

64 VERDADES DO CLIENTE CLIENTE ATRAI CLIENTE
O CLIENTE INSATISFEITO NÃO RECLAMA, FAZ PROPAGANDA NEGATIVA E VAI PARA O CONCORRENTE.

65 VERDADES DO CLIENTE PARA CADA RECLAMAÇÃO DE 1 CLIENTE, EXISTEM OUTROS ( 26 ) COM A MESMA RECLAMAÇÃO NÃO SOLUCIONADA SÓ QUE NÃO FALARAM NADA PARA VOCÊ.

66 PESQUISA DA EMPRESA “X”
1985 Á 2000 RECLAMAÇÕES X 26 CLIENTES INSATISFEITOS PESSOAS C/ PROBLEMAS NÃO SOLUCIONADOS .

67 PESQUISA DA EMPRESA “X”
SE CADA PESSOA CONTAR PARA (22) OUTRAS PESSOAS SERIAM: PESSOAS COM IMAGEM NEGATIVA DA EMPRESA “X”. 397 VEZEZ A POPULAÇÃO DE TAQUARITUBA

68 FOCOS VITAIS UMA BOA RELAÇÃO DE TROCA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

69 PRODUTO COM VANTAGEM COMPETITIVA
INTEGRADO DIFERENCIADO BÁSICO

70 HORA DA VERDADE É MOMENTO PELO QUAL O CLIENTE ENTRA EM CONTATO COM ALGUM ASPECTO DA ORGANIZAÇÃO E OBTEM UM IMPRESSÃO DA QUALIDADE DE SEU SERVIÇO.

71 CICLO DE EXCELÊNCIA HORA DA VERDADE

72 VOCÊ CONHECE O SEU MERCADO CONSUMIDOR ?
A EXPERIÊNCIA E O CONHECIMENTO DAS PESSOAS FAZEM DEFINIR PADRÕES DE DESEMPENHO QUE VAI DO ACEITAVEL , DESEJADO, TOLERADO E ENCANTADO.

73 CLIENTE QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM QUANDO QUEREM
COMO QUEREM ONDE QUEREM

74 “QUEM MAIS OFERECE O QUE ELES QUEREM”.

75 POR QUE O CLIENTE VAI PARA O CONCORRENTE ?

76 FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
VENDEDOR MAIS RENTÁVEL NÃO TEM SALÁRIO NÃO TEM COMISSÃO FAZ PROPAGANDA GRÁTIZ TRAZ NOVOS CLIENTES DEFENDE A SUA MARCA PERANTE O CONCORRENTE

77 REQUISITOS DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
PESSOAS PROCESSOS TANGÍVEIS

78 ATRIBUTOS DA QUALIDADE
PESSOAS: COMPETÊNCIA ATITUDE POSITIVA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATENÇÃO CORTESIA APARÊNCIA/ IMAGEM ACESSO

79 ATRIBUTOS DA QUALIDADE
PROCESSOS: ADEQUAÇÃO AO CLIENTE CONFORMIDADE E CONSISTÊNCIA VELOCIDADE DE ATENDIMENTO DISPONIBILIDADE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO FLEXIBILIDADE SIMPLICIDADE

80 ATRIBUTOS DA QUALIDADE
TANGÍVEIS: ORGANIZAÇÃO LIMPEZA SEGURANÇA CONFORTO

81 RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO
PESSOAS CORTESIA ATENÇÃO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

82 RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO
PROCESSOS NÃO ESTAR ADEQUADO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES TEMPO DE RESPOSTA AO CLIENTE

83 “A MAIORIA DAS RECLAMAÇÕES DAS EMPRESAS ESTÃO LIGADAS A PESSOAS E PROCESSOS”

84 QUANTO VALE UM CLIENTE FIEL ?

85 PESQUISA EM UM SUPER MERCADO
R$ 300,00 P/ MÊS X 12 MESES R$ 3.600,00 X 30 ANOS R$ ,00

86 CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
RELAÇÃO COM CLIENTE CLIENTE ENCANTAMENTO CRIAR PADRÃO DE QUALIDADE COMPREENDER O CLIENTE

87 PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
DEFENSOR DO CLIENTE INTEGRADOR DE ESFORÇOS EDUCADOR DA LINHA DE FRENTE E RETAGUARDA ARQUITETO DE PROCESSOS

88 EDUCADOR DESENVOLVE A AUTO-ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS
REPASSA CONHECIMENTOS APOIA A INFRA- ESTRUTURA SERVE DE EXEMPLO DELEGA AUTORIDADE ORIENTA NA TOMADA DE DECISÃO

89 EDUCADOR AJUDA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AFASTA O MEDO
ESTIMULA NÍVEIS ELEVADOS DE PERFORMANCE RECONHECE E RECOMPENSA ATITUDES POSITIVAS

90 INTEGRADOR DE ESFORÇOS
DESENVOLVE ESPÍRITO DE TIME MELHORA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO FORTALECE AS RELAÇÕES HUMANAS CONCENTRA-SE NAS NECESSIDADES DOS CLIENTES, DA EMPRESA E NÃO NA SUA PRÓPRIA NECESSIDADE

91 ARQUITETO DE PROCESSOS
GARANTE A QUALIDADE ATRAVÉZ DA PADRONIZAÇÃO DIRECIONA OS ESFORÇOS NAS ATIVIDADES QUE SOMEM VALORES DISPONIBILIZA RECURSOS CONFORME A DEMANDA MUNITORA O DESEMPENHO DOS PROCESSOS E DAS PESSOAS PROMOVE A MELHORIA CONTÍNUA

92 DEFENSOR DOS CLIENTES ATUA COM OS OLHOS, OUVIDOS E VOZ DO CLIENTE
PENSA COMO CLIENTE ESTÁ EM CONTATO PERMANENTE COM O CLIENTE ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, CONSIDERA O PONTO DE VISTA DO CLIENTE MANTÉM-SE EM ESTADO DE PRONTIDÃO PREVÊ NECESSIDADES FUTURAS DO CLIENTE

93 Cobertura Previdenciária
Condições O que é MEI Cobertura Previdenciária MICRO CRÉDITO Benefícios Custos 93

94 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
O QUE É MEI? É uma oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar cidadania e formalizar um pequeno negócio com menos burocracia e de graça. CANDIDATOS A MEI: autônomos e ambulantes que não pagam tributos, mas também não têm direitos previdenciários ou benefícios de que é formal. São 170 ocupações típicas do MEI Ex.: costureira, eletricista, jardineiro, manicure, pedreiro, pipoqueiro etc..

95 O CANDIDATO A MEI NO ESTADO DE SP
Existem 3,4 milhões de “conta-própria” no Estado 84% tem menos de 12 anos de “estudo” 56% tem menos de 8 anos de “estudo” 71% atuam no comércio/reparação/serviços/construção; O candidato a MEI é predominantemente “urbano”: 57% estão nas (Campinas e Baixada Santista) 30% estão na Capital No interior/litoral, há forte concentração em 2 a 4 municípios Apenas 4% atuam em atividades agrícolas 97% possui televisão; 37% possui microcomputador; 26% já contribui para a Previdência Social

96 Distribuição dos Conta-própria por área de abrangência dos Escritórios Regionais Estado de São Paulo

97 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CRIAÇÃO DO MEI: a figura jurídica do MEI foi criada pela LC 128/08 que entrou em vigor em julho de 2009, aprimorando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123/06). Desburocratização Desoneração Desenvolvimento Inovação Oportunidades Princípios da Lei Geral (Tripé)

98 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CONDIÇÕES PARA SE TORNAR MEI: o faturamento total anual da atividade deve estar limitado a R$ ,00 (Trinta e seis mil reais) no ano-calendário, de janeiro a dezembro. IMPORTANTE Além da relação de ocupações que podem aderir ao MEI, levar em conta as leis da cidade (ex.: autorização da Prefeitura para ambulantes com relação ao tipo e local da atividade). O candidato a MEI não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa.

99 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
TER EMPREGADOS? O MEI pode contar com 1 (um) empregado, e apenas 1, que receba um salário mínimo ou piso salarial da categoria profissional (de acordo com sindicato) o que for mais alto. Ex.: empregado pode ser marido e mulher, mãe e filha ou outro parente qualquer ou conhecido, sendo um na condição de empreendedor individual e o outro como empregado. Necessário: ter registro em Carteira de Trabalho e recolhimento mensal da guia do FGTS e informação à Previdência – GFIP.

100 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI Custo do Empreendedor Individual
com o empregado(R$) Salário mínimo 545,00 Previdência Patronal (3%) 16,35 FGTS (8%) 43,60 TOTAL MENSAL 604,95 + Direitos trabalhistas: férias, 13º , vale-transporte, aviso prévio etc.

101 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CUSTOS? A novidade do MEI: isenção de praticamente todos os tributos. Paga-se apenas uma taxa fixa de 11% do salário mínimo vigente (R$ 56,10) a título de contribuição previdenciária ao INSS, R$ 1 de ICMS e/ou R$ 5 de ISS. Valores para 2010 INSS – R$ 56,10 ICMS – R$ 1,00 ISS – R$ 5,00 Taxa de Abertura – ZERO Comércio e Indústria – R$ 57,10 (INSS + ICMS) Prestação de Serviços – R$ 61,10 (INSS + ISS) Atividades Mistas – R$ 62,10 (INSS + ICMS + ISS)

102 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
O MEI NÃO PAGA: Taxas e honorários para formalização ou abertura; IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica); CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro); PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social); IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados); CPP (Contribuição Patronal Previdenciária); A 1ª Declaração Anual de Ajuste a ser feita pelos escritórios de serviços contábeis inscritos pelo Simples Nacional ou suas entidades representativas não será cobrada (as demais serão por conta do MEI).

103 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
Benefícios do MEI: Cobertura da Previdência Social para o empreendedor e sua família; Segurança para desenvolver seu pequeno negócio de forma legal; Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil; Com o CNPJ, pode emitir notas e vender para outras empresas e para o governo; Pode comprovar renda legal e financiar compras com acesso facilitado aos serviços bancários.

104 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
COBERTURA PREVIDENCIÁRIA E CARÊNCIAS

105 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
APOSENTADORIA POR IDADE: Caso mantenha o recolhimento de 11% do salário mínimo de contribuição, o empresário terá direito à aposentadoria por idade: a) atividade rural: 55 (mulher) ou 60 (homem) anos; b) atividade urbana: 60 (mulher) ou 65 (homem) anos. POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: Pode o MEI complementar o recolhimento com mais 9% do salário mínimo (R$ 41,85) via GPS. Assim, terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição. 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) de contribuição. Se, por acaso, o MEI recolher o carnê mensal por exercer outra atividade, poderá continuar a fazê-lo. Ao recolher como MEI + o complemento acima, o salário-de-contribuição será maior e sua aposentadoria também. 105

106 CONTABILIDADE? A contabilidade formal está dispensada;
O MEI tem assessoria contábil gratuita para o registro da empresa e primeira declaração anual simplificada; Depois da inscrição como MEI e dos recolhimentos mensais, a declaração anual simplificada é a única obrigação; Manter o controle em relação ao que compra e ao que vende e quanto está ganhando e gastando; Registrar, mensalmente, o total de receitas em formulário simplificado, separando as que foram efetivadas com emissão de NF (para PJ) o sem emissão de NF (para PF); Manter em seu poder as NFs de compras de produtos e serviços, para garantir a procedência legal do que se adquire bem como das NFs eventualmente emitidas. 106

107 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
SAÍDA DO REGIME (§ 19 do Art. 18-A) + de 1 empregado Microempresa da primeira faixa do Simples Nacional Tributação de 4% para comércio, 4,5% para indústria e 6% para serviços. + de R$ ,00/ano Entrada de sócio(s) 107

108 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
SAÍDA DO REGIME por excesso de Receita Bruta (RB) 2º situação: Excesso de RB no 1º ano: mais de 20% (acima de R$ ,00): Sai do regime. Efeito retroativo com multa e juros 1º situação: Excesso de RB no 1º ano: até 20% (até R$ ,00): Sai do regime no ano seguinte 108

109 MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
109

110 FONTES DE RECURSOS – Exemplos
MICROCRÉDITO FONTES DE RECURSOS – Exemplos Banco do Povo Paulista

111 MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA
Público-alvo: empreendimentos formais e informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas; Finalidade: investimento e capital de giro; Garantias: alienação fiduciária e/ou aval; Taxa de juros: 1% ao mês, pré-fixado

112 MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

113 MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

114 MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

115 MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA Desempenho Operacional – Ano 2008
• operações realizadas • R$ 77 milhões emprestados • Valor médio : R$ 3.840, • Prazo médio: 18 meses • 55% primeiro crédito Desempenho - 10 Anos operações realizadas R$ 532 milhões Emprestados 1,30% inadimplência acima 60 dias


Carregar ppt "AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google