A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Charge Cartum Caricatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Charge Cartum Caricatura"— Transcrição da apresentação:

1 Charge Cartum Caricatura
DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS TEXTOS Uma viagem aos gêneros textuais Charge Cartum Caricatura O que são e quais as características?

2 Charge Este termo é de origem francesa e significa carga, ou seja, é uma ilustração ou desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, veiculado pela imprensa, que tem por finalidade satirizar e criticar algum acontecimento do momento

3 Charge ou caricatura?

4 Nas ilustrações das caricaturas, os chargistas utilizam-se de traços específicos para enfatizarem as características do personagem que está sendo caricaturado. Estes traços são desenhados, muitas vezes, com características da pessoa de maneira exagerada, isto provoca o humor da imagem. A caricatura e os demais elementos verbais e não-verbais da charge são pontos de partida para que o chargista manifeste a sua opinião a respeito de fatos da vida real.

5 Enfim, o que são charges? As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas aos governos, ou seja, por críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos, porém estes textos foram bastante aceitos pela população, fato que acarretou sua existência até os tempos atuais. As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas, livros, etc. Nos jornais e revistas as charges podem ser encontradas na sessão de cultura ou de opinião.

6 As charges são formadas por linguagem verbal (as palavras/o texto escrito) e linguagem não-verbal (gestos, cores, desenhos, etc.) O entendimento das charges dependerá do conhecimento que o interlocutor possua. Isto pelo fato delas relatarem fatos ocorridos em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico, e social. Por este motivo, a charge tem papel importantíssimo como registro histórico.

7 Como é possível perceber, os textos abaixo possuem críticas, vejamos:
Charge ou Cartum? Como é possível perceber, os textos abaixo possuem críticas, vejamos: O comportamento da Ferrari em pedir que Massa deixe seu companheiro de equipe passar para que assim mais pontos fossem somados. Ao aquecimento global. As várias mortes ocorridas no mundo por causa do stress ocasionado pelo excesso de trabalho.

8 Com exceção do primeiro texto, os demais não dependem de um contexto para serem compreendidos, esta é uma característica fundamental para a distinção entre charge e cartum. Enquanto a charge necessita de um fato ocorrido para que ela obtenha seu sentido, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal.

9 PIBID LETRAS UEPB PROFESSORES: SUPERVISORA: Escola: ALEISE GUIMARÃES;
ANDERSON ALISTER; CAMILA MENEZES. SUPERVISORA: WILMA LUNA Escola: ESCOLA ESTADUAL ASSIS CHATEAUBRIAND


Carregar ppt "Charge Cartum Caricatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google