A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENADE Redes e ADS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENADE Redes e ADS."— Transcrição da apresentação:

1 ENADE Redes e ADS

2 O QUE É O ENADE?

3 O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada anualmente (mudam os cursos a cada três anos. Seu objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação: aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

4 O ENADE É OBRIGATÓRIO? Sim, para aqueles que se enquadram nos requisitos para participação na prova, o ENADE é obrigatório. O estudante selecionado que não comparecer ao exame estará em situação irregular junto ao ENADE. O registro de seu histórico escolar não poderá ser feito e nem tampouco a expedição de seu diploma será permitida. No histórico escolar do aluno concluinte será registrada a sua condição de regularidade somente se ele realizar a prova. Portanto, se NÃO realizar o Exame, o aluno NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº /2004)

5 QUAIS ESTUDANTES FARÃO O ENADE EM 2014?
Todos os alunos concluintes. Serão caracterizados como concluintes todos aqueles que estejam em uma das seguintes situações: tenham expectativa de concluir o curso até dezembro de 2014; tenham cumprido percentual igual ou superior a 75% (oitenta por cento) da carga horária total do curso, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso.

6 QUANDO SERÁ REALIZADO O ENADE 2014?
A prova será aplicada no dia 23 de novembro de 2014, com início às 13 horas (horário oficial de Brasília). Os estudantes selecionados devem apresentar-se ao local de prova com uma hora de antecedência IMPORTANTE: Estaremos em horário de verão, portanto o aluno deverá apresentar-se às 11h15min pois a prova começa 12h.

7 O QUE OCORRE COM O ESTUDANTE CONCLUINTE QUE NÃO REALIZAR A PROVA?
Como já indicado, quem não realizar a prova não receberá seu diploma enquanto não regularizar sua situação junto ao ENADE. Ele terá que prestar o exame no ano seguinte, em uma edição especialmente dedicada aos alunos em débito.

8 QUE INSTRUMENTOS COMPÕEM O ENADE?
A prova O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova O questionário do estudante O questionário da coordenadora do curso

9 O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É DE PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA?
Sim. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante em período a ser definido, exclusivamente por meio do endereço eletrônico A consulta individual ao local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante só será possível ao aluno que tiver preenchido o Questionário do Estudante.

10 QUAL O FORMATO DA PROVA? Quanto a estrutura, as provas:
- terão um total de 40 questões na seguinte configuração: · componente específico - 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha (peso de 75%) · formação geral - 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha (peso de 25%) A prova dura 04 (quatro) horas.

11 CRONOGRAMA 19/09 – Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao ENADE 21/10 a 23/11 – Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova 23/11 – PROVA

12 O RESULTADO DO ALUNO NO ENADE AFETA DE ALGUMA FORMA O SEU CURRÍCULO?
Sim. A regularidade do concluinte em relação ao Enade será registrada em seu Histórico Escolar. A pontuação de cada aluno no Exame será divulgada, por meio do Boletim de Desempenho, disponível no endereço eletrônico Uma prova entregue incompleta ou com baixo desempenho, pode implicar em nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por Instituição e por município. Esse fato poderá depreciar o valor de seu diploma no mercado de trabalho.

13 RESUMINDO, QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENADE?
Para o aluno concluinte: Permite que o aluno tenha uma avaliação externa sobre seu desempenho, o que, em conjunto com outros instrumentos, pode trazer-lhe um feedback sobre sua formação; É condição prévia para a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma – o ENADE é um componente curricular obrigatório;

14 QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENADE?
Para o aluno concluinte: O ENADE é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo da carreira profissional. E, deve-se lembrar, o diploma acompanha o profissional em toda sua carreira. Um bom resultado no ENADE representa, então, um passo inicial da carreira; O mercado conhece cada faculdade e cada curso, ter uma nota baixa no ENADE pode comprometer sua inserção no mercado altamente competitivo

15 QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENADE?
Para a Instituição de Ensino Superior: Permite valorizar a Instituição Superior que lhe confere o diploma ante as demais existentes no mercado, tornando-se, assim, um diferencial importante para o ingresso e a permanência no mercado de trabalho.

16 Para os alunos que ainda estão no curso
Se o desempenho do curso no ENADE não for bom (nota 02 ou 01), os novos financiamentos via FIES são suspensos até que a instituição de ensino superior passe por uma avaliação realizada pelo MEC. Há ainda a possibilidade de redução das vagas ofertadas e o fechamento do curso.

17 COMO DEVO ME PREPARAR PARA A PROVA DO ENADE?
A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado. Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. Para se atualizar, acompanhe as principais notícias e assista as aulas.

18 Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos a partir das aulas específicas As aulas serão feitas com a apresentação das questões das provas anteriores com a resolução feita em sala para revisar a parte teórica. Prepare-se para o simulado!

19 E AS DISCIPLINAS EM QUE ESTOU MATRICULADO?
Os alunos da FATENE terão aulas extras gratuitas do ENADE nos meses de setembro, outubro e novembro, e dias da semana alternados. O aluno não deverá ficar em sala de aula regular em dia de aula do ENADE. Os professores receberão a frequência do aluno no ENADE para abonar as faltas. Além disso, alunos que conseguirem a média no simulado poderão solicitar 1 ponto extra nas disciplinas em que estão matriculados.

20 PREMIAÇÃO Após a prova, o aluno deverá entregar o seu GABARITO/PROVA no ponto de apoio da FATENE, que ficará no local onde a prova será aplicada. A correção da prova será feita e os 5 primeiros lugares gerais receberão a premiaçã. Lembrando que os alunos só concorrerão aos prêmios abaixo se apresentarem o seu gabarito/prova no ponto de apoio da FATENE, ao final da aplicação da prova.

21 PREMIAÇÃO 1° lugar geral: R$ 1.000,00 2° lugar geral: R$ 800,00

22 COMO RESOLVER A PROVA? É preciso respondê-la de forma completa, não deixando nenhuma questão sem resposta. As questões específicas do curso devem receber prioridade porque equivalem a 75% do peso da nota final. Mas as de Formação Geral também devem ser resolvidas porque, embora com peso de 25% no cálculo final, não podem “ser zeradas” para que a sua nota seja computada. Cabe atenção especial às questões discursivas, sejam específicas do curso ou de Formação Geral, porque têm peso 2.

23 QUAL DEVE SER A POSTURA DO FORMANDO FRENTE AO EXAME?
Além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, você deve refletir quanto a importância da sua postura frente a este processo de avaliação. O Enade é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo de sua carreira profissional. O seu sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor. Um bom resultado no Enade será o começo promissor para uma carreira brilhante. Faça a sua parte para poder se orgulhar do seu diploma, que irá acompanhá-lo no mercado de trabalho

24 Para Acesso às provas anteriores:

25 VAMOS ESTUDAR!!


Carregar ppt "ENADE Redes e ADS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google