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Sistemas de Informação Capítulo 3

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 3"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 3
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Emerson de Oliveira Batista - Editora Saraiva Prof. Jorge Correia

2 Organização Vínculo Administração-Tecnologia Introdução a sistemas
Empresas e Sistemas de Informação Fundamentos do uso de tecnologia da informação Os novos usos da tecnologia da informação na empresa Resolução de problemas com sistemas de informação Desenvolvimento e uso de sistemas de informação Tópicos em Sistemas de Informação Estudos de Caso

3 Competências do capítulo
Conhecer: Necessidades de um SI (muitos dados) Conhecim. de Informática X conhecim. de SI Modelo cíclico para equilibrar as perspectivas organizacionais. Endender SI como aliado para enfrentar o mercado Tipos de planejamentos existentes X TI Saber Definir as necessidades de inform na organização

4 Empresas e Sistemas de Informação
Dia a dia da empresa: Dados ocorrem sem querer; Abrir as portas gera dados; Independente do funcionamento da empresa os dados externos são gerados. A imensidão de dados gerados dentro e fora da organização é alvo de estudo para Administradores e são a base para cada decisão tomada e políticas aplicadas. Evidências

5 Conhecimento em Informática
Competência: usar a Tecnologia da Informação (hardware, software, telecomunicações e bancos de dados) para desenvolver uma atividade.

6 Por que utilizar Sistemas de Informação?
Os Sistemas de Informação podem: Melhorar o fluxo de informações; Integrar departamentos; Permitir uma melhor aquisição dos dados internos e externos; Permitir o melhor uso desses dados. “Uso de Sistemas de Informação = Melhoria na Saúde da Organização”. DECISÕES ACERTADAS Subsistemas

7 Por que utilizar Sistemas de Informação?
O maior objetivo de um Sistema de Informação é permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possa definir as informações que representam a exceção e a maior relevância do processo organizacional. Exemplo: Northwind

8 Por que utilizar Sistemas de Informação?
Mercador dinâmico  Agilidade de respostas. Exemplo: Frases Respostas ágeis devem estar baseadas em dados de qualidade. A obtenção de lucro na organização atual pode ser obtido na aplicação de um processo cíclico que permita transformar a avalanche de dados diários em “Conhecimento de Negócio” para a organização.

9 Dados  Conhecimento A transformação de dados em conhecimento envolve procedimentos de: Validação e criação de indicadores da situação dos negócios; Desenvolvimento de ferramentas de acesso e visualização de informações relevantes; Busca de informações internas e externas relacionadas com o negócio; Transformação dos dados operacionais em informações estratégicas

10 Empresas e Sistemas de Informação
“Empresa com um Sistema de Informação que transforme dados em informações e conhecimento”. (KMS-Knowledge Management System) Neste cenário uma empresa se torna um grande exemplo de gestão participativa e horizontalizada, sendo dinâmica e integrada.

11 Sistemas de Informação
A simples introdução de computadores de última geração e um grande software de mercado não é suficiente para um Sistema de Informação de SUCESSO. É importante saber a diferença entre: Conhecimento em informática; Conhecimento em Sistemas de Informação.

12 Conhecimento em Informática
Saber usar a Tecnologia da Informação (hardware, software, telecomunicações e bancos de dados) para desenvolver uma atividade.

13 Conhecimento em Sistemas de Informação
Envolve: Conhecimento e habilidade prática com tecnologias da informação mais atuais; Compreensão ampla da organização e seus relacionamentos entre departamentos e recursos humanos; Compreensão ampla e alta capacidade de analisar e resolver problemas. LEMBRAR DO CIO

14 Sistemas de Informação
Conhecimento em SI Análise e Solução de Problemas Conhecimento em Sistemas de Informação Comportamento Organizacional e Individual Tecnologia da Informação

15 Profissional de SI Deve estar apto a administrar os relacionamentos das três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico: Organização (processos); Pessoas; Tecnologias. A figura 1 representa o modelo que interage com os clientes, procurando atender suas expectativas, ansiedades, necessidades e desejos de consumo de bens e serviços. Todas as organizações que aperfeiçoam seus sistemas gerenciais, visando o sucesso em suas atividades, integram clientes com os três elementos do modelo.

16 Processos gerenciais e Sistemas de Informação
Os Sistemas de Informação podem ser classificados quanto ao nível gerencial que auxiliam: Sistemas operacionais –sistemas do dia-a-dia Sistemas de conhecimento-CASE-projeto distribuído. Sistemas táticos – planejamentos operacionais (MRP, estoque) Sistemas de nível estratégico.-p/ nortear a diret. Rumo ao futuro (pesquisas, novas tecnol de produção....)

17 Informação Base e resultado do processo de tomada de decisões.
Muitos profissionais de decisão não sabem como definir corretamente sua necessidade de informação.(Muito trabalho e pouca produtividade) As informações podem ser classificadas como: Informações operacionais; Informações gerenciais ou estratégicas.

18 Informação As informações gerenciais ou estratégicas são de grande responsabilidade, assim precisam ser corretamente definidas.(Quem, Como, Quanto ....) Elas precisam possuir algumas características de quantidade, conteúdo, oportunidade e qualidade. Os pontos principais para definir uma informação são: Forma; conteúdo, forma de apresentação e confiabilidade necessária Idade; Tempo de existência da inform em relação ao fato relatado Freqüência;Periodicidade

19 Informação Além de sua definição correta, deve-se impor características de qualidade às informações, que são percebidas se ela possui as características abaixo: É comparativa com períodos semelhantes de estudo; É confiável; Não induz ao erro Foi gerada em tempo hábil;A tempo de servir de parâmetro p decisão Possui o nível de detalhes adequado;Conforme a hierarquia Foi definida por exceções. Descartar o que for desnecessário

20 SI e os planejamentos empresariais (Estratégicos)
Metas: Planejamento a curto prazo. Objetivos: Planejamento a longo prazo. Planejamento estratégico: É a definição de metas e objetivos que definirão o caminho a ser percorrido pela organização. Planejamento Operacional: É o desdobramento do planejamento estratégico em ações diárias concretas para tornar realidade o que foi planejado.

21 SI e os planejamentos empresariais
Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI): É o alinhamento dos elementos de tecnologia e dos sistemas de informação da empresa com o planejamento estratégico definido por ela. Neste planejamento é de grande importância levar em consideração os elementos do Modelo de Relacionamento Cíclico e seus relacionamentos.

22 Modelo de Relacionamento Cíclico
Pessoas Tecnologia Processos Pessoas Problemas: Falta de conhecimento de sua funçaõ e Motivação para novos desafios Processo . Problemas Falta de organiz., documentação e recionalização dos processos, Tecnologia; Problemas: Façta de maturidade, Atualização (recursos computac bem dimensionados)

23 Modelo de Relacionamento Cíclico
Existem diversos problemas individuais e relacionados aos elementos do MRC, onde destaca-se: Em processos: os vícios políticos podem representar o maior problema para melhorar a eficácia dos Sistemas de Informação. Em pessoas: os medos, as crenças, os valores pessoais e as limitações das pessoas são pontos de grande importância para o desenvolvimento de Sistemas de Informação. Em tecnologia: o uso de tecnologia como melhoria de imagem é uma visão equivocada de sua aplicação.

24 Desequilíbrios entre TI, processos e pessoas
Tecnologia oportuna(Não ultrapassada ou desatualizada) É aquela que está dentro das possibilidades de uso. Tecnologia funcional: É aquela que foi adquirida como oportuna e consegue atingir seu objetivo.(oportuna que funciona) Não funcionaria se a perspectiva (entendimento) for errada ou não tiver pessoas treinadas –)

25 Desequilíbrios entre TI, processos e pessoas
Peopleware: É um elemento de grande importância no desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, pois é o elemento que mais irá interagir com o mesmo. Defasagem do peopleware: É o atraso que este elemento possui com relação à atualização de hardware e software, sendo o ponto mais fraco da corda. Sua atualização é de grande importância.

26 Peopleware Demanda um trabalho maior quando na implantação ou mudança de um SI, pois: Tem dificuldade de mudança de paradigma; Possui o “Conceito de Territórios”; Crê que o sistema pode substituí-lo. Não basta buscar a melhoria contínua de processos se os paradigmas dos proprietários, administradores e trabalhadores não foram atualizados ao mesmo tempo.

27 Qualidade dos Sistemas de Informação
Evolução dos Sistemas nas empresas Manualização; Documentação do procedimentos e definição de planílhas Racionalização;Desburacratização Mecanização;Equipamentos para substuir tarefas repetitivas Sistemas de Informação.Automação dos processos OBS: A racionalização deve continuar nos demais processos.

28 Qualidade dos Sistemas de Informação
Tipos de desenvolvimento de sistemas: Sistemas naturais; Colcha de retalhos Sistemas planejados. O uso de um sistema não planejado pode causar muitos prejuízos, pois no mesmo período de tempo pode representar 150% a mais que o custo de planejamento.

29 Qualidade dos Sistemas de Informação
Um SI com qualidade é aquele que é totalmente racional, que foi planejado, no mínimo, com os requisitos básicos e que pode ser caracterizado por: Não burocrático; Procedimento lógicos, diretos e racionais; Meios de processamento adequados; Sem relatórios desnecessários.

30 Qualidade dos Sistemas de Informação
A evolução dos sistemas, normalmente, impõe um novo mecanismo de controle fortalecido. Controle interno: conjunto de procedimentos e medidas organizacionais adotados pela empresa em seu funcionamento básico. Auditoria interna: trabalho organizado de revisão e estudo dos controles internos, executado normalmente por terceiros. Controle ≠ ≠ ≠ ≠ ≠ ≠ Burocracia.

31 Exercício Responda às questões:
Diferença entre conhecer informática e conhecer Sistemas de Informação Diferença entre Informação operacional e Informação estratégica Como o peopleware se comporta perante as mudanças dráticas de hardware e software?

32 Frases Flexibilidade e agilidade. Com um mercado dinâmico e competitivo as empresas buscam ferramentas inovadoras que acompanhem os sistemas de gestão de processos Podemos a mpliar e enriquecer as bases de nosso conhecimento, otim i z a n d o processos administrativos e ofertando soluções cada vez mais integradas, completas e com a agilidade exigida por um mercado dinâmico, que vive em acelerada transformação. “A agilidade dos negócios hoje é limitada por tecnologias rígidas que impedem ajustes rápidos em resposta às alterações das condições de negócios,” Forrester Research. Voltar

33 As habilidades pessoais que os CIOs e CEO´s consideram mais importantes para o sucesso profissional do CIO´s 86% - Habilidade de se comunicar efetivamente 72% - Planejamento e pensamento estratégico 71% - Entender processos de negócios e operações 27% - Entender tendências da indústria, forças do mercado e estratégias de negócios 22% - Capacidade de negociação / habilidade para vender 19% - Amplo conhecimento das opções tecnológicas 12% - Proficiência técnica As maiores barreiras que os CIOs apontam para a eficiência de seu trabalho: 1- Expectativas irreais ou desconhecidas das unidades de negócios 2- Orçamentos inadequados 3- Falta de tempo para pensamento e planejamento estratégico 4- Dificuldade em provar o valor de TI 5- Falta de alinhamento entre objetivos de negócios e esforços de TI 6- Riscos e incertezas devido a condições econômicas voláteis 7- Rápida mudança das tecnologias 8- Falta de habilidades técnicas essenciais no departamento de TI 9- Falta de conhecimentos de negócios no departamento de TI 10- Inabilidade para exercer influência efetiva e negociar favoravelmente com os fornecedores Voltar


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