A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power”"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power”
Treinamento em Ergonomia no Setor da Construção Civil: Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power” Tiago Jansen Christina Holcroft, Worker Health Educator Construction Occupational Health Program University of Massachusetts Lowell 1 University Ave., Lowell MA USA Phone: Fax: * WEB SITE

2 Programa de Saúde Ocupacional na Construção
ATIVIDADES Pesquisa para identificar e avaliar intervenções no campo da saúde em canteiros de obra (ergonomia, diesel, sílica) Pesquisa para investigar como e porque intervenções no campo saúde são, ou não, bem sucedidas. Introduzir programas de treinamento à sindicatos: Ergonomics Awareness (2 horas) Hardhat Ergonomist train-the-trainer (13 horas)

3 Programa de Saúde Ocupacional na Construção OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Aumentar a compreensão entre os trabalhadores em relação à seriedade do impacto das doenças músculo-esqueléticas na saúde. Desenvolver trabalhadores com conhecimento e habilidades para reconhecer riscos ergonômicos (fatores de risco) no trabalho. Desenvolver ferramentas e oportunidades para a participação dos trabalhadores no “redesenho” do trabalho.

4 PRINCIPIOS DO TREINAMENTO – baseado em Paulo Freire
Todos ensinam, todos aprendem. O aprendizado começa com as experiências pessoais dos aprendizes. Respeito ao aprendiz é essencial ao aprendizado. As pessoas querem aprender quando o conhecimento é relevante e valioso para elas. Adultos vão criar tempo para aprender matérias com resultados imediatos. O aprendizado é uma experiência cíclica de conhecimento, reflexão, ação.

5 Agenda de Treinamento & Atividades
Informational Slide -- Training Agenda * Read/Review the Agenda Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.2 (November 2000)

6 “A experiência é o melhor professor.”
Introdução “A experiência é o melhor professor.” Se apresente para as pessoas de sua mesa. Some os anos de trabalho na construção civil de todas as pessoas da sua mesa. Informe o número total de anos trabalhados pela sua mesa para todo o grupo. Activity -- Introductions (1) Make sure class is in small groups (3-5) to do activities (2) Read Instructions on slide (3) Give Time Limit (1 minute) (4) Ask each group for total number of years (5) Write numbers on board/flip chart (6) Add up total number of years (7) Conclusions: Their experience means that they have the knowledge of how to make their jobs healthier. Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.2 (November 2000)

7 Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.2 (November 2000)
Definindo Ergonomia O que você já escutou sobre ergonomia? O quê ela significa? O que você vê nesta figura? O que eles propõem como solução? Que solução alternativa você sugeriria? Activity -- Group Brainstorm (Ice-breaker) (1) Ask: “What have you heard about ergonomics?” (2) Ask Follow-up Questions: Where have you heard it? What does it mean? (3) Co-Trainer writes answers on board/flipchart Get a few people to give answers. Not everybody has to answer. (4) Ask about the Motrin Ad: What is the picture showing us? What are they proposing as a solution? What alternative solutions would you suggest? (5) –- You have just done an Ergonomic Job Analysis –- Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.2 (November 2000)

8 Doenças Músculo-Esqueléticas: Onde seu trabalho te machuca?
Onde o seu corpo dói depois de trabalhar na construção o dia todo? Marque os locais no MAPA DO CORPO de seu grupo Activity -- Body Mapping (1) Introduce Activity: Purpose of this activity is to identify how our jobs affect our bodies. (2) Hand out Body Maps – 1 Map to each Group (3) Give Directions for Activity: Work together to mark the places on the body where each of you hurt after work. (4) Time Limit -- 2 minutes (5) Check on groups to see if they need help, have questions, etc When all groups are done, move on to the next slide Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.2 (November 2000)

9 MÉTODOS DE TREINAMENTO
Atividades baseadas em: Experiência Pessoal Atividades de grupo e discussões Atividades que visam a solução de problemas, criadas pelo instrutor Soluções dos alunos

10 ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET)
AET é uma atividade de grupo baseada em mapeamento de risco Objetivos da utilização da AET: ) Disponibilizar uma ferramenta que os trabalhadores possam usar no campo de trabalho para analisar atividades e funções ) Identificar e documentar fatores de risco ergonômico ) Formalizar sugestões de trabalhadores para um potencial redesenho do trabalho

11 AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Fazendo uma AET: 1°Passo Com seu grupo, escolha uma função ou atividade para discutir. Rapidamente desenhe o trabalho – Inclua as ferramentas, os equipamentos e os trabalhadores. Fazendo uma AET: 2°Passo Marque todos os fatores de risco ergonômico que fazem parte do trabalho. INTRODUCE TOPIC--Ergonomic Job Analysis Example: “For the rest of the training you’re going to practice using an analytical tool--called an Ergonomic Job Analysis or EJA. An EJA is how ergonomists figure out how to change a job or task so workers won’t get injured. Each group will do an EJA for a construction job or task that you are familiar with.” ACTIVITY--Ergonomic Job Analysis Step 1 (1) HANDOUT EJA FORMS -- 1 to each group (2) READ INSTRUCTIONS ON SLIDE (3) TIME LIMIT - 5 minutes (4) CHECK IN WITH GROUPS TO ANSWER THEIR QUESTIONS. When all groups are ready, move onto next slide Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.0 (August 2000)

12 AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Fazendo uma AET: 3°Passo Trabalhe em grupo para identificar formas de mudar a maneira que o trabalho é feito visando eliminar ou reduzir os fatores de risco. ACTIVITY--EJA Step 3 (1) READ INSTRUCTIONS FROM SLIDE Each group should chose 1 risk factor to reduce or eliminate. Encourage groups to come up with changes that should be made--we’ll worry about how to get the changes made in the next activity. (2) TIME LIMIT - 5 minutes (3) CHECK IN WITH EACH GROUP TO SEE IF THEY HAVE QUESTIONS When all groups are ready, move onto the next slide. Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.0 (August 2000)

13 AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Conclusão da AET Como você modificaria o trabalho analisado para eliminar ou reduzir os fatores de risco ergonômico? ACTIVITY--EJA Report Back (1) EACH GROUP PREPARES A REPORT BACK Choose 1 person to do report back They should quickly tell us: the job that they analyzed the ergonomic risk factors for the job how they would change the job to eliminate a risk factor (2) GIVE GROUPS A MINUTE TO PREPARE THE REPORT BACK (3) HAVE EACH GROUP DO A REPORT BACK (4) CO-TRAINER WRITES CHANGES ON BOARD/FLIP CHART (You’ll choose one of these changes in the “Best Arguments” activity.) Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.0 (August 2000)

14 Esses trabalhos podem ser redesenhados?
SIM! “Claro que o problema pode ser redesenhado, eu mesmo posso corrigi-lo.” NAO! “Esses problemas jamais serão corrigidos porque a gerencia não gastará o dinheiro necessário.”

15 “Melhores Argumentos”:
Como fazer o redesenho ergonômico do trabalho acontecer na prática? A quem você irá mostrar sua AET visando a implantação das mudanças propostas? O que você diria para convencer esta pessoa a realizar as mudanças ergonômicas? Com que grupo você trabalharia? INTRODUCE TOPIC: How can we get these changes made on the job. Example: “Now you have identified changes that should be made, but how can we actually get these changes made on the job? The first step in doing this is talking to the person in power.” ACTIVITY--Group brainstorm (1) ASK “Who will you show your EJA to in order to get the changes made?” (2) CO-TRAINER LISTS IDEAS ON THE BOARD/FLIP-CHART Hardhat Ergonomics-PowerPoint Presentation 1.0 (August 2000)

16 Quais métodos de treinamento são efetivos em seu trabalho?
Como o treinamento pode ser posto lado-a-lado com a ação?


Carregar ppt "Ferramentas e habilidades para a construção do “workers’ power”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google