A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade?"— Transcrição da apresentação:

1 Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade?
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior V Seminário de Educação Superior da ABIEE – 27 de abril de 2009 – São Paulo Solano Portela – Diretor de Planejamento e Finanças do Mackenzie

2 O FIM ESTÁ PRÓXIMO ! Solano Portela – 27.04.2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior O FIM ESTÁ PRÓXIMO ! Solano Portela –

3 A extensão da Crise Financeira 2008-2009. O Reflexo da Crise nas IES.
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior A extensão da Crise Financeira O Reflexo da Crise nas IES. O Que fazer, perante a Crise? Implicações da Crise às Escolas Confessionais. Solano Portela – Diretor de Planejamento e Finanças do Mackenzie –

4 1. A Extensão da Crise Financeira 2008 -2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 1. A Extensão da Crise Financeira Crises não são novidade. Como tudo começou. A intensidade no setor Bancário. Solano Portela –

5 1. A Extensão da Crise Financeira 2008 -2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Daniel Goldberg – Morgan Stanley Bank. Os “NINJA” No Income, No Jobs and Assets. A intensidade no setor Bancário. Qual o tamanho do “buraco”? A questão do Balanço dos Bancos. Solano Portela –

6 Balanços dos Bancos – Quase ao Contrário dos Nossos:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior IES: ATIVO  bens e caixa PASSIVO  dívidas e obrigações Bancos: ATIVO  empréstimos realizados + patrimônio (ativo tangível) PASSIVO  depósitos + outras obrigações. Solano Portela –

7 Panorama dos Dez Maiores Bancos nos Estados Unidos:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 18 trilhões de US$ - empréstimos 13 trilhões de US$ - depósitos 1 trilhão de US$ - patrimônio Isso é ANTES da Crise – após a crise: patrimônio = 373 bilhões! Alavancagem: ANTES: 18:1 DEPOIS: 50:1 Solano Portela –

8 UM MILHÃO DE DÓLARES Solano Portela – 27.04.2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior UM MILHÃO DE DÓLARES Solano Portela –

9 UM BILHÃO DE DÓLARES Solano Portela – 27.04.2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior UM BILHÃO DE DÓLARES Solano Portela –

10 UM TRILHÃO DE DÓLARES Solano Portela – 27.04.2009
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior UM TRILHÃO DE DÓLARES Solano Portela –

11 Panorama Bancário Nacional:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Panorama Bancário Nacional: Menor exposição, padrão mais rígidos – no entanto: Entrelaçamento Internacional e Crise de Credibilidade cobram pedágio severo. Migração para instituições bancárias maiores (Itaú-Unibanco; Bradesco, Santander-Real) Melhor saúde, não é mérito governamental: Nossa sociedade e instituições já vêm pagando a conta há décadas! Efeito em Bancos Médios e Pequenos Solano Portela –

12 2. O Reflexo da Crise nas IES
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES Manchete – Em crise, faculdades de São Paulo já cortam cursos. A crise das faculdades particulares, antes presente apenas em estudos e análises, já afeta os alunos. Só na cidade de São Paulo, ao menos sete instituições fecharam cursos, atrasaram salários de professores ou tiveram aulas prejudicadas... Solano Portela –

13 2. O Reflexo da Crise nas IES – Matéria da Folha:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – Matéria da Folha: O fechamento total de uma faculdade; O fechamento de quatro cursos, por outra: jornalismo, relações públicas e rádio e TV; O corte em 30% do corpo docente por uma tradicional universidade de São Paulo; uma outra, com 600 professores, cortou 200; outra, ainda não havia pago o 13º salário. A ociosidade das vagas em acréscimo desenfreado, chegando a 49,5% do total (1998 – 20,2%). 18 de abril de 2006 ! Solano Portela –

14 2. O Reflexo da Crise nas IES
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES Lobo: “A crise já encontrou as IES em Crise”. Paradoxo? Revista: Matrículas – 1997 a 2007: de 1,3 para 3,8 milhões! Faturamento – 2002 a 2008: de 44 bilhões para 55 bilhões de R$ Expansão, abertura de capital, aquisições e fusões Solano Portela –

15 2. O Reflexo da Crise nas IES
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES Aumento da Concorrência. Crescimento já estava nivelado em 4%. São Paulo: 41,5% das IES – queda de matrículas em 2009. 22% de queda nas rematrículas. 27,6% de queda no número de alunos Solano Portela –

16 2. O Reflexo da Crise nas IES – Duas consequências drásticas:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – Duas consequências drásticas: O desemprego  causa diminuição de alunos e o aumento da inadimplência. A escassez monetária  agrava a conseqüência anterior, perturba a administração operacional, subverte os planos estratégicos e de melhoramentos da instituição. Solano Portela –

17 2. O Reflexo da Crise nas IES – A questão do desemprego:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – A questão do desemprego: “no Brasil, os trabalhadores são alunos, enquanto que o ideal seria termos alunos que trabalham” – Maria Soromenho “Nosso alunado é formado em sua maioria de aluno-trabalhador; em qualquer problema de desemprego, dele ou de algum integrante da família, ele desiste do curso superior” – Hermes Figueiredo Solano Portela –

18 2. O Reflexo da Crise nas IES – O setor educacional e a economia:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – O setor educacional e a economia: No Exterior – Anticíclico No Brasil – Procíclico Exemplos: Canadá Bélgica Mesmo assim, vejam como anda a Universidade de Harvard: Solano Portela –

19 2. O Reflexo da Crise nas IES – Harvard:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – Harvard: A previsão é a de que o orçamento de todos os programas sejam congelados. A maior unidade da universidade, a Faculty of Arts and Sciences (FAS), pode vir a ter prejuízos de US$ 5 bilhões. Planos para a construção de um mega complexo de ciência em Allston, uma cidade perto de Cambridge, onde fica a instituição, também estão sendo reanalisados. O centro custaria US$ 1 bilhão e seria inaugurado em O grande problema da mais conceituada universidade do mundo é o declínio das doações - de ex-alunos e empresas, principalmente - em tempos de crise... Antes do choque na economia americana, havia uma média de US$ 36 bilhões em doações, mais de dez vezes o orçamento operacional anual de Harvard, de US$3,5 bilhões. “Até Tu Harvard” – OESP, Solano Portela –

20 2. O Reflexo da Crise nas IES – Ainda o desemprego:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 2. O Reflexo da Crise nas IES – Ainda o desemprego: IBGE – aumento de 32% de desempregados – São Paulo, entre dezembro 2008 e janeiro de 2009. FOLHA – : “Desemprego é Maior Entre Jovens e Escolarizados”. “Em Porto Alegre, São Paulo, Rio, BH, Salvador e Recife, o número de desempregados superou os dois milhões pela primeira vez, desde setembro de 2007”. Solano Portela –

21 3. O que fazer, perante a Crise?
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 3. O que fazer, perante a Crise? Goldberg: diferenciação de preço por imagem, ou competição por preço. Educação a Distância. Troca de mentes: financeiro e acadêmico. Solano Portela –

22 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 3. O que fazer, perante a Crise? Oito conselhos da Revista Ensino Superior Diagnóstico absolutamente claro da situação. Plano de emergência para os próximos seis meses. Gestão integrada e racional com obsessão por custos (preservação do seu caixa). Redesenhar o modelo de negócio. Novos nichos para investir. Flexibilização e integralização curricular. Ver o aluno como cliente. Postergar despesas. Ser agressivo no posicionamento de mercado. Solano Portela –

23 3. O que fazer, perante a Crise? Controlando a Inadimplência
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 3. O que fazer, perante a Crise? Controlando a Inadimplência SEMESP – 17,3% no Estado de São Paulo. Na capital, chega a 23,8%. Várias razões: Legislação draconiana “Infiéis nos contratos “ (Ro 1.31) Desemprego crescente. Solano Portela –

24 Inadimplência global acumulada:
% Solano Portela – 24

25 Inadimplência – Pontos Principais (1)
Planejar, priorizar. Pontualidade. Personalização dos contatos. Preparo do ambiente. Prestação de Serviço. Processos. Política. Prevenir. Solano Portela –

26 Inadimplência – Pontos Principais (2)
Parcelamento. Parcerias. Papéis. Penalidades. Parte externa. Prevenir Cobrar Negativar Negociar Transferir Executar Solano Portela –

27 CAPACIDADE DE PAGAMENTO
Inadimplência – Onde aplicar o esforço? Y V O N T A D E Q 2 Muita vontade Pouca capacidade Q 1 Muita vontade Muita capacidade Q 4 Pouca vontade Pouca capacidade Q 3 Pouca vontade Muita capacidade X CAPACIDADE DE PAGAMENTO Solano Portela –

28 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais.
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais. O que nos diferencia? Questões afins da crise – origens e efeitos – responsabilidades ético-confessionais. Palavras de uma Reitora: Solano Portela –

29 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Palavras de uma Reitora: será que não falta maior ênfase na ética de negócios, em nossos currículos? “As instituições têm que assumir a sua quota de ensinamento pela vivência de valores que devem reger uma sociedade de bem”. Dra. Helena Nazaré ( ) Solano Portela –

30 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Pontos a ponderar:
Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Pontos a ponderar: A atitude dos que não temem a Deus – Gekko (“Greed is Good”) e Warren Buffet (“Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros tiverem medo”). Isaías : “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridão luz e da luz, escuridão; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito”. Solano Portela –

31 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Amplos ensinamentos econômicos na Bíblia: Direito de Propriedade (Ex 20.15) Correção do ato de Investir (Mt e Lc 19.23) e multiplicar os ativos. Utilização de Bancos (Mt e Lc 19.23). Princípios inexoráveis de causa e efeito (Dt 28.15) – entrelaçam moralidade, ética e justiça com economia. Reconhecimento que o problema está no ser humano! E é ele que está sob nossos cuidados. Solano Portela –

32 Obrigado! solano@mackenzie.com.br solano@terra.com.br
tempora-mores.blogspot.com Solano Portela – ABIEE –

33 Saiba os Custos – Uma lição simples: A construção da Torre:
Lucas – contando os custos: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”. Veja Também, vs – o rei que sai à guerra deve planejar todos os aspectos e sua estratégia – mesmo sendo mais fraco, pode sair-se bem.


Carregar ppt "Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google