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MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof
MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof. Acacio Callim Módulo 2-Estratégias Prof. Marcelo Brum Módulo 3-Viabilidades(R$) Prof. Antonio Gurgel Módulo 4-Integração Prof. Acacio Callim

2 MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos 4 sábados dia 22 de novembro dia 29 de novembro dia 13 de dezembro recesso dia 10 de janeiro horário: primeiro tempo: 9:00/12:30 segundo tempo: 13:30/16:30

3 Módulo 1- Fundamentos programa: dia 22 de novembro ferramentas de 1 a 13 dia 29 de novembro ferramentas de 14 a 24 dia 13 de dezembro revisão das ferramentas dia 10 de janeiro apresentação de trabalhos/prova

4 Ferramentas de hoje: 1-Análise de mercado e público alvo 2-Meta/Capital inicial 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido 12-Ciclo de vida 13-CRM

5 Regras para o trabalho dia 10 de janeiro primeiro tempo: 9:00/12:30 o trabalho deve possuir as 24 ferramentas aplicadas em um mesmo raciocínio lógico. caso o trabalho seja dez: grupo liberado da prova com dez. grupo de 4 pessoas apresentação com 30 minutos

6 caso: trabalho com problemas grupo vai para segundo tempo: 13:30/16:30= prova. PONTUAÇÃO: TRABALHOS EM SALA DE AULA EM GRUPO: PRIMEIRA SEMANA=1 PONTO SEGUNDA SEMANA=1 PONTO TERCEIRA SEMANA= 1 PONTO QUARTA SEMANA:MANHÃ=3 PONTOS ou dez imediato QUARTA SEMANA : TARDE =PROVA=4 PONTOS

7 “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto
“O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto . O que fazer? Os procedimentos sempre implicarão na aplicação das 24 ferramentas de projeto.

8 A ideia do projeto Só tem sentido fazer um projeto se for alguma coisa inovadora. Caso exista no mercado não será um projeto, e sim, um processo a ser otimizado. Ex: Remédio para emagrecimento até 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras. Aparência de 18 anos. Projeto ou processo? ,.

9 Outro exemplo: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado) . Projeto ou processo? A partir desse momento monte seu grupo de 4 pessoas e pense no seu projeto inovador (se quiser passar com dez e sair cedo no último sábado).

10 Ferramenta 1: “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” monte um questionário com 3 perguntas filtro e com 3 perguntas específicas sobre o seu projeto

11 Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. As perguntas dos questionários são exclusividades do gestor do projeto=você.

12 Exemplo modelo Produto: Frango Assado na Brasa Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Rio de Janeiro Nota: Sei que não é inovador mas vai facilitar muito o entendimento das aulas

13 FRANGO ASSADO NA BRASA

14 Pesquisa de Mercado Campo Grande :320 mil Habitantes
Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa) Classe A 2% Classe B 10% Classe C 50% Classe D 30% Classe E 08%

15 Perguntas filtro: checar se a pessoa que vai responder a pergunta é público alvo. Me ajudem:

16 Perguntas específicas sobre o negócio para as pessoas que passaram pelo filtro. Me ajudem: 1- 2- 3-

17 2-Meta Mensal capital inicial R$100 mil
8.000 frangos 3-Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg 6,24 Tempero Caseiro 0,33 Carvão 0,40 Custo de Fabricação 1,38 total 8,35 Adicional Saquinho de Farofa 0,31 Embalagem + sacola 0,40 total 9,06

18 4-Densidade D= 3 .Estou muito longe das 8 mil famílias?

19 5-ÁRVORE DE RISCO Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto

20 6-ÁRVORE DE RETORNO Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto

21 7-Qualidade . B=primeira linha L=segunda linha C=lixo
Frango B Tempero caseiro Carvão Farofa Empalagem Sacola

22 8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos
Vendidos: 7840 frangos . Impactou o projeto? ATÉ QUANTO O JIT TOLERA?

23 9-Transporte Veículo Refrigerado Automóveis (cliente)
(Trasnporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” TIVE DESPESAS AQUI?

24 10-Propaganda/MÊS Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 3210,00

25 11-Lucro líquido custos fixos:
Aluguel Loja ,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ ,00

26 11-Lucro Líquido Receita--------------- 148.176,00
Custo variável (72.480,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( ,00) _________________ Lucro Líquido ,00 Capital inicial R$100mil Quase 50% de lucro. Gostou?

27 12-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida
Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado

28 Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango
13-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango

29 atividade: Em grupo , deverão fazer uma análise crítica dos 3 projetos a seguir: Valor 1 ponto Entregar ao professor no final do tempo estabelecido

30 Produto: Esmalte de Unhas
Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

31

32 rosa escuro em rosa claro.
As cores quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro.

33 1 - Público alvo Classe: A, B e C. Preço ao consumidor: R$25,00
Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2013): (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe D e E: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto:

34 2 – Meta/capital inicial
Meta – Produção mensal: kits Cada kit=4 esmaltes unidades frascos de cada cor. Capital inicial: R$ ,00

35 3 - Árvore de Risco Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3
Ser em kit % Emb externa % 100% - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%)

36 4 – retorno/Precificação
Propaganda: % Crescimento das unhas % Modismo : % Resposta rápida da coloração: % 100%

37 5 -Qualidade dos ítens ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA
NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L

38 6 - DENSIDADE *D = 4,5 KM *P = 100% Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos

39 7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS
Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ ,00 / Mês

40 8-Preço de Custo •Composição: •PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml
•Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml •Nitrocelulose: R$ 0,15ml •Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml •Poliuretano: R$ 0,05ml •Resina: R$ 0,03ml •Solvente: R$ 0,08ml •Corante / Pigmento R$ 0,33ml •Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco •Embalagem Vidro: R$ 0,15 unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid •Pincel: R$ 0,02 unid •Tampa: R$ 0,04 unid •Esmalte: R$ 12, ml Total R$ 12,53

41 9-Lucro líquido Custo Unit: 12,53 x 2.250.000 = R$ 28.125.000,00
Venda: 25,00 x = R$ ,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ ,00 Revistas: R$ ,00 Busdoor:R$ ,00 Outdoor: R$ ,00 TV: R$ ,00 – total R$25.312,500,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais)

42 Lucro Líquido Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (10.000,00)
Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (25.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Matéria Prima: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita Bruta: R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK

43 ANÁLISE DE LUCRO LÍQUIDO X CAPITAL INICIAL
Capital inicial: R$ ,00 Lucro Líquido: RS ,00 Ok. Vale muito a pena.

44 10 - CICLO DE VIDA Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras

45 11 - JIT Estoque Inicial: 2.250.000 unid.
Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças.

46 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

47 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil

48 Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100
2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 1 65% Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

49 3-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Embalagem 10 % Total 110 % precificação

50 D = 4 UnidadeKm P = 100 % 4-Densidade
Papelarias e cantinas dentro de escola pública

51 5-qualidade Ítem Qualidade PVC B Pigmento azul L PVC Cristal
Tinta azul Ponta esferográfica Grafite Mola 5-qualidade

52 6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): 28
6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): ,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

53 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo 4 Outdoor s(R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês colocados ao longo da av.Brasil 7-Propaganda

54 8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 Ítem Custo Embalagem 0,25
Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03 Grafite 0,02 Tampa traseira Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 Preço de Venda: R$ 1,00 8- lucro líquido

55 Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima ,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

56 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido
Capital inicial = R$ ,00 Lucro = ,00 Ok, vale a pena acreditar em nós. 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido

57 10-ciclo de vida

58 Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2 ,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – exemplos de estampas simpáticas-Natal 10-Ciclo de Vida

59 11-JIT Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo)
Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo. 11-JIT

60 Estoque Inicial = 650.000 Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo jit = sem sobras,sem defeitos

61 Projeto 3 FAST FOOD “POWER”
Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00

62 Sabores para o primeiro mês
Feijoada Sopa Macarrão com Carne Macarrão com salsicha Galinha com Arroz e Feijão

63 Justificativa do produto
O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas . Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).

64 1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul ,Solteiro(a)s ,Classe Social AB ,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões

65 2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs 1 20
Preferência por outra marca Uso Incorreto 2 40 Por ser instantaneo Risco menor que 30% - ok

66 3-Árvore de Retorno Marketing 40% Praticidade 60% Preço 20% Eficácia
30% Total: 150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

67 4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

68 5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 600.000,00 Marketing
,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,000

69 6-Logística de Transporte
R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

70 7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo
Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)

71 8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como:
Novos sabores(light/diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação

72 9-JIT Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês
Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante

73 JIT Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido

74 10-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Sempre com novidades:promoções, brindes,descontos, etc. Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.


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