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Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional

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Apresentação em tema: "Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional

2 Definir cultura organizacional.
Módulo 7. O Papel da Cultura Organizacional. Objetivos Definir cultura organizacional. Descrever a relação entre cultura organizacional e o contexto do negócio. Como a cultura contribui para a inovação e sucesso organizacional. Discutir a contribuição a cultura organizacional para o gestão da mudança; descrever os elementos analíticos da cultura organizacional, tais como os tipos diferentes de cultura e os modelos de maturidade organizacional. Descrever como a cultura organizacional interfere na gestão do conhecimento. Discutir os principais obstáculos e facilitadores da cultura organizacional para o compartilhamento efetivo do conhecimento e para a GC. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

3 Gestão do Conhecimento. Eras
Fonte: Nancy Dixon - Julho/2002 Networks Conhecimento Coletivo (Foco na sabedoria coletiva para resolver problemas e inovar) Comunidades de Prática (COPs) Narrativas Conhecimento Tácito (Foco na experiência das pessoas) Repositórios Digitais Conhecimento Explícito (Foco no conhecimento explícito contido em documentos) Gestão de Idéias Gestão da Experiência 2005 Web 2.0 Etienne Wenger Gestão da Informação Exemplo: Projeto Eureka - Xerox 2000 WWW Começamos a aprender a usar o conhecimento coletivo Aumenta a importância da cultura organizacional e do clima colaborativo 1995 BP Framework

4 Introdução: Mitos na Área de GC
Implemente GC e as pessoas vão aderir Pessoas raramente separam tempo para aprender o uso de novas ferramentas Pessoas nem sempre encontram na tecnologia o que elas querem ou precisam Pessoas nem sempre sabem o que precisam Tecnologia substituirá contato pessoal Não devemos ignorar: Compartilhamento do conhecimento tácito valioso Papel importante das redes informais Aprendizagem entre pares O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

5 Organização precisará de muito tempo para implantar GC
Introdução: Mitos na Área de GC 3. A primeira coisa que deve ser mudada para implementar GC é a cultura organizacional. Deve-se criar uma cultura de aprendizagem Muitas organizações que implementaram com êxito GC tinham uma sólida cultura de aprendizagem Em outras organizações , levaria muito tempo para mudar a cultura Organização precisará de muito tempo para implantar GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

6 Cultura Organizacional
Algumas organizações estão prontas para GC Outras estão quase prontas Existem organizações que estão muito longe de ter um cultura favorável à implementação da GC Cultura organizacional desempenha papel crucial no sucesso ou fracasso da GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

7 Avaliar Contextualizar Atualizar
Ambiente Organizacional Cultura Organizacional Avaliar Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Fonte: DALKIR, 2005

8 O que é Cultura Organizacional?
Valores, crenças e códigos de conduta de uma comunidade Organizações também têm sua cultura Cultura organizacional: Elemento de avaliação que envolve expectativas e padrões Valores e crenças que unem pessoas em grupos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

9 De onde veem essas estruturas
3 Perguntas para entender cultura organizacional Quais são as estruturas de referência compartilhada que torna a organização possível De onde veem essas estruturas Como elas são criadas, comunicadas e mantidas? O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

10 Elementos de uma cultura organizacional
Valores declarados e não-declarados Expectativas implícitas e explícitas sobre o comportamento dos membros Costumes e rituais Histórias e mitos sobre a história do grupo Jargão Clima: Sentimentos existentes entre os membros do grupo na sua interação, na interação com membros externos e ambiente externo Metáforas e símbolos Podem ser inconscientes e presentes em outros elementos culturais O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

11 Cultura organizacional
Conjunto de entendimentos (com frequência não ditos) que os membros têm em comum Pode ser ensinada a novos membros da organização como “correta” ou maneira aceitável de pensar, perceber e sentir em relação ao trabalho e a problemas organizacionais Inconsciente Há uma relação recíproca entre cultura organizacional e comunicação Comunicação Ferramenta que ajuda a transmitir a cultura organizacional para membros recém-chegados Cultura molda e altera a comunicação Cultura estimula certos assuntos e desestimula outros O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

12 Cultura Organizacional
Maneira como a organização resolve problemas, atinge suas metas e se mantém ao longo do tempo Dimensões da Cultura Organizacional Sociabilidade = medida de amizade entre as pessoas Foco nas pessoas Foco no trabalho em equipe Foco no processo em vez de resultados Solidariedade = mede o foco na tarefa Alta solidariedade = pessoas podem trabalhar bem juntas em busca de certos objetivos, apesar de disputas pessoais e conflitos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

13 Tipos de Cultura Organizacional
Cultura comunitária Dá aos membros senso de pertencimento Tem foco em tarefas Líderes = carismáticos Aspecto negativo: líder exerce muita influência Cultura em rede Membros são tratados como amigos e família Pessoas estão próximas e se apreciam Há disposição para compartilhar informação e conhecimento Aspecto negativo: pessoas são tão boas com as outras que não sabem criticar desempenho ruim O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

14 Tipos de Cultura Organizacional
Cultura Mercenária Foco somente em metas Há expectativa que as pessoas cumpram metas rapidamente Aspecto negativo: quem tem desempenho ruim é tratado de forma desumana Cultura Fragmentada Fraco senso de pertencimento e identificação com a organização Individualismo domina. Compromisso é primeiro com o indivíduo Aspecto negativo: falta cooperação O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

15 Cultura Organizacional
Pré-requisito de uma cultura promotora da Gestão do Conhecimento = confiança Confiança elimina sensação que destinatário não utilizará o conhecimento com adequação e autoria do conhecimento não será reconhecida O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

16 Haverá aumento no compartilhamento do conhecimento
Quando as pessoas sentem que ... Então ... São respeitadas Serão tratadas de maneira profissional Podem confiar nas outras pessoas Haverá aumento no compartilhamento do conhecimento O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

17 GC e Cultura Organizacional
Implementação da GC quase sempre requer mudança organizacional (pelo menos em parte) para promover uma cultura de compartilhamento do conhecimento e colaboração GC quase sempre provocará mudança que desencadeará processo de evolução Pessoas resistem a mudança quando sentem que ela está sendo imposta Cultura de compartilhamento é baseada na confiança. Por isso, é fundamental informar, envolver e inspirar pessoas sobre mudanças necessárias O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

18 GC e Cultura Organizacional
Componente essencial para que a informação e conhecimentos críticos fluam na organização Cultura organizacional será quase sempre mais importantes do que as tecnologias de comunicação implementadas para promover o compartilhamento de conhecimento Cultura de compartilhamento do conhecimento Compartilhar conhecimento é norma, não exceção. Pessoas são encorajadas a trabalhar juntas, colaborar e compartilhar e são recompensadas por isso. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

19 Compartilhar conhecimento é mais poderoso
Mudança de Paradigma Conhecimento é poder Compartilhar conhecimento é mais poderoso O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

20 Clima colaborativo = um dos principais fatores que influenciam a efetividade do trabalho do conhecimento

21 Ambiente de apoio ao Compartilhamento
Sistema de recompensa = reconhecimento do compartilhamento do conhecimento com os colegas Abertura/transparência = inexistência de agendas ocultas Apoio ao compartilhamento = comunicação e coordenação entre grupos Confiança – objetivos compartilhados Apoio da alta Adminsitração = comunicação de cima para baixo e de baixo para cima O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

22 Como construir uma cultura de compartilhamento do conhecimento
Exemplo da alta administração Compartilhando conhecimento Recompensando a colaboração Compartilhar histórias em ambiente informal (narrativas) aos novos funcionários sobre “como as coisas funcionam na organização” Líderes comunicando e reforçando os valores e princípios organizacionais em momentos de crise O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

23 “Os cem mais do compartilhamento”
Como construir uma cultura de compartilhamento do conhecimento 4. Implantar sistema de recompensa Exemplo: Universidade que não promove professor que recebeu prêmio de qualidade de ensino. Mensagem: ensino não é importante. 5. Alocar recursos em coisas importantes para a GC 6. Cuidado com o que a alta administra comunica Alta administração compartilha valores importantes para a organização “Os cem mais do compartilhamento” O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

24 Passos para criar uma cultura de compartilhamento do conhecimento
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

25 1) Entrevistar pessoas para registrar: projetos, melhores práticas, lições aprendidas e boas histórias

26 2) Realizar encontros informais de GC para que as pessoas se conheçam
2) Realizar encontros informais de GC para que as pessoas se conheçam. Encontros temáticos com apoio gerencial

27 3) Publicar boletins sobre iniciativas de GC

28 4) Lançar projetos piloto de GC
4) Lançar projetos piloto de GC. Exemplos: i) Páginas Amarelas; ii) Comunidades de Prática; e iii) Análise de Redes Sociais

29 5) Valorizar compartilhamento do conhecimento nas avaliações de desempenho

30 6) Recompensar o compartilhamento do conhecimento

31 7) Redesenhar ambientes de trabalho e incluir locais de encontro para compartilhamento do conhecimento

32 Estágios de Maturidade Organizacional
Fase de Maturidade Descrição Caótica Cultura não é coesa Liderança não toma decisões Estrutura de liderança vaga Modelo de gestão operacional indefinido Elevado turn over dos funcionários 2. Ad hoc Culturas locais múltiplas Tomada de decisões local Turn over elevado com exceção em cargos considerados prioritários Fonte: DALKIR, Kimiz, Adaptado de Fujitsu Consulting

33 Estágios de Maturidade Organizacional
Fase de Maturidade Descrição 3. Organizada Decisões tomadas com base na estratégia corporativa Chefias intermediárias alinhadas com alta administração Modelo de gestão corporativo Número de funcionários estável 4. Gerenciada Cultura corporativa coesa e modelo de gestão operacional Estratégia corporativa conduz ações operacionais Equipe da alta administração treina e empodera chefias intermediárias Fonte: DALKIR, Kimiz, Adaptado de Fujitsu Consulting

34 Estágios de Maturidade Organizacional
Fase de Maturidade Descrição 5. Ágil Cultura se adapta estrategicamente Modelo de gestão operacional muda de forma dinâmica para se ajustar a mudanças no ambiente Profissionais competem entre si para trabalhar na organização Fonte: DALKIR, Kimiz, Adaptado de Fujitsu Consulting

35 Implicações Estratégicas da Cultura Organizacional
Como promover a mudança na cultura organizacional necessário para o sucesso da GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

36 1) Defina claramente os resultados culturais desejados

37 2) Avaliar a situação atual da cultura organizacional

38 3) Diagnosticar a situação atual do compartilhamento do conhecimento

39 4) Avaliar a resistência à mudança

40 5) Identifique facilitadores e obstáculos à mudança

41 6) Avalie o grau de maturidade da organização em GC

42 7) Identificar facilitadores e obstáculos à implementação da GC

43 8) Analise a diferença entre situação atual e a desejável em relação à cultura organizacional

44 Trabalho em Equipes Artigo: “Collaborative Climate and Effectiveness of Knowledge Work” Karl-Erik Sveiby e Roland Simons

45 Seria Comprovada na sua organização?
Hipóteses – Pesquisa Clima Colaborativo Compare os resultados da pesquisa de Sveiby e Simons com o que você entende que seriam os resultados empíricos de uma pesquisa semelhante na sua organização Hipóteses Seria Comprovada na sua organização? H1 = Respondentes mais velhos são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que outros grupos H2 = Funcionários com mais tempo de emprego são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que aqueles com menos tempo H3 = Funcionários com menos tempo de experiência são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que funcionários com mais experiência

46 Seria Comprovada na sua organização?
Hipóteses – Pesquisa Clima Colaborativo Hipóteses Seria Comprovada na sua organização? H4 = Respondentes com nível mais alto de escolaridade são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que outros H5 = Respondentes que ocupam funções gerenciais são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que outros grupos H6 = Pessoas que avaliam mal seu supervisor também têm uma visão negativa da organização como um todo H7 = Respondentes em organizações menores são mais favoráveis ao “Clima Colaborativo” do que funcionários de organizações maiores.

47 Seria Comprovada na sua organização?
Hipóteses – Pesquisa Clima Colaborativo Hipóteses Seria Comprovada na sua organização? H8 = “Clima Colaborativo” foi pior avaliado em relação à “Organizational Culture” (OS = Cultura Organizational) do que em relação ao “Work Group Support” (Apoio da Equipe de Trabalho” H 9 = Respondentes do setor público avaliam o “Clima Colaborativo” de maneira menos favorável do que respondentes do setor privado.

48 FIM DO MÓDULO 7. O Papel da Cultura Organizacional Obrigado!
Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília

49 Leitura para a próxima aula
Próximo Módulo: Práticas de Gestão do Conhecimento (Módulo 8) Texto a ser resumido para a próxima aula: BATISTA, Fábio F. et. al. Práticas de gestão do conhecimento in BATISTA, Fábio F. et. al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Brasília: Ipea, 2005 (Texto para Discussão no 1095), pp Disponível em Acessado em 19/09/12. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.


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