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ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TREINAMENTO CORPORATE-CRM

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Apresentação em tema: "ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TREINAMENTO CORPORATE-CRM"— Transcrição da apresentação:

1 ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TREINAMENTO CORPORATE-CRM

2 OBJETIVO Reconhecer a importância do acompanhamento, da avaliação e da validação do Treinamento em Corporate-CRM

3 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

4 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

5 Porque Avaliar? Programa C.R.M.  evolução desde sua criação  conceitos intrínsecos / formas de apresentação. Falta de deliniamento preciso para elaborar as estratégias de avaliação dos programas de treinamento.  Consecução de seus objetivos. Primeiro de tudo: As considerações especiais do treinamento em CRM. Suas especificidades que o tornam o treinamento num processo diferente dos demais. Houve muito crescimento e atualização dos conceitos e na forma de apresentação desde seu inicio: Primeira fase – Comandant Resource Management 1ª fase – todas as fases. Com o rápido índice de evolução, não houveram parâmetros testados e consagrados para a mensuração dos resultados. Inclusive por trabalhar-se com prevenção – algo não palpável e tangível.

6 Porque Avaliar? Verificar se o Treinamento está atingindo os objetivos definidos no Programa. Avaliar  “calcular ou determinar o valor, o merecimento, reconhecer o tamanho, a força, de alguma coisa ou de alguém” (dicionário). Em termos educacionais: Conotação, em geral, negativa  sensações desagradaveis em sua essência. Considerações genéricas de qualquer tipo de avaliação. EDUCACIONAIS: Essência negativa – cultural.

7 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados FILME ...

8 Acompanhamento / Avaliação
Etapa que tende a melhorar o processo educativo. Analisa a eficiência das ações desenvolvidas, e objetivos traçados inicialmente. Oferece uma visão sobre a eficiência do processo e suas ações. Remetendo aos objetivos propostos, fazendo com que hajam meios sólidos para eventuais mudanças – caso necessárias. *** Oferece uma visão da eficiência das ações desenvolvidas para o alcance dos objetivos pedagógicos traçados no planejamento inicial, realimentando e trazendo dados concretos para as mudanças, quando sejam necessárias. *** Realimenta, através de dados concretos, mudanças, quando sejam necessárias.

9 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

10 O que deve ser avaliado? Validação Acompanhamento e Avaliação
Gregorich & Wilhelm (1993) avaliação positiva dos resultados avaliação do treinamento Validação avaliação dos elementos Processo de Avaliação e Validação Genérica. técnicas instrucionais conteúdo Acompanhamento e Avaliação

11 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

12 Avaliação do Treinamento
Aulas Material entregue Técnicas Propostas Cap. 7 - IAC Pelos Instrutores Pelos Particip. Todos os aspéctos previstos no capitulo 7 da IAC A. Ou seja: a analise de todos os documentos propostos pela coordenação de CRM e entregues aos participantes. Assim como das atividades propostas – consecução das três fases de treinamento. Relacionar todos os capítulos pertinentes da IAC A. Programa e Manual: 9; Conteúdo: 6; Form. Facil.: 8; Bases na Org.: 3. (adaptado de Gregorich & Wilhelm, 1993 )

13 Avaliação do Treinamento
Avaliação da instrução  verificação da qualificação dos facilitadores.  conteúdos apresentados correspondentes. Gestão do treinamento: - Domínio do Conteúdo Curricular - Facilitação da Discussão e Dinâmicas -“Debriefing” dos comportamentos dos participantes Verificação se os instrutores estão facilitando o entendimento das informações. Se todos os aspéctos expostos no Programa e Manual de Treinamento em CRM estão sendo apresentados, e de forma correspondente com o previsto (metodologia e didática) – em referencia as características da organização.

14 Avaliação do Treinamento
Avaliadores - Participantes - Facilitadores - Observadores externos (aconselhável) Instrumentos - Roteiros de observação do desempenho Facilit. “checklists” - Fichas de avaliação do conteúdo - Fichas de auto-avaliação do desempenho do Facilitador - Questionários de opinião Outros... Os avaliadores já foram mostrados no quadrão geral. E deve ser inserido no programa e manual esta condição, assim como dos instrumentos disponíveis. Enfatizar da grande necessidade de feedback. Enfatizar dois processos: da própria avaliação e dos participantes. Assim como os processos de longo prazo.

15 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

16 Avaliadores + Instrumentos
Validação do Treinamento Avaliadores + Instrumentos logo após o término do treinamento. Verificação da evolução do índice de segurança de vôo e da cultura organizacional. A avaliação deve ser figurada como processo de apoio para a evolução do índice de cultura de segurança, devendo ser feita logo após o treinamento – com descaracterização ou não de dados – para preservar a maior quantidade de dados possível. Se os resultados forem positivos: valida-se o avaliado.

17 Validação do Treinamento
Pesquisas junto aos grupos que realizaram o Treinamento; Relatórios de Perigo (RELPER); Recomendações de Segurança de Vôo (RSV); Relatos de experiências operacionais; Questionários; Observações no ambiente de trabalho; Analise de tendências (Auditorias). O processo de validação do treinamento e suas atividades só se dá quando há a consagração de todos os objetivos propostos em forma de resultados! ...Através de todas as analises de ocorrências que podem afetar a Segurança de Vôo. OK!

18 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

19 Seleção de Facilitador Formação do Facilitador
Utilização dos Resultados – “feedback” Seleção de Facilitador Aperfeiçoar critérios de seleção de Facilitador; Identificar comportamentos compatíveis. Formação do Facilitador Subsídiar o curso de formação do Facilitador: - técnicas de observação; - consecução das atividades; - abordagem de assuntos; - técnica de condução dos “debriefing”. Quem pode avaliar e validar o treinamento? Deve está previsto no programa e principalmente no Manual de treinamento. Após a validação há o feedback dos processos. Daí vale para: ... SELECAO FACIL.: Aperfeiçoar critérios de seleção e identificar comportamentos compatíveis com a metodologia e didática e principalmente conceitos do treinamento em CRM. FORMACAO: ensinar a aprimorar as técnicas para:

20 Avaliação do Treinamento
Utilização dos Resultados – “feedback” Material de Apoio Redimensionar conteúdo programático; Rever metodologia utilizada; e Atualizar conceitos e exercícios. Avaliação do Treinamento Verificar a pertinência e oportunidade do treinamento (03 fases); e Reformular atividades e instrumentos utilizados. Atualizar e adequar todo o material apresentado em sala de aula, assim como do material didático entregue aos alunos – em virtude a toda a evolução ocorrida na área e aviação civil – novas tendências e propostas.

21 ROTEIRO Por que avaliar? Acompanhamento e Avaliação
O que deve ser avaliado? Avaliação do Treinamento Conteúdo Instrução Avaliadores Instrumentos Validação do Treinamento Utilização dos resultados

22 OBJETIVO Reconhecer a importância do acompanhamento, da avaliação e da validação do Treinamento em Corporate-CRM


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