A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equivalente à média dos países da OCDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equivalente à média dos países da OCDE"— Transcrição da apresentação:

0 Educação – Compromisso de São Paulo
FBB005-Chart avulso Bruno Faveri

1 Equivalente à média dos países da OCDE
FBB005-Chart avulso Bruno Faveri O programa foi fundamentado em uma visão ambiciosa para a Rede Estadual de São Paulo em 2030 Ser um dos 25 melhores sistemas do mundo Posicionar a carreira de professor entre as 10 mais desejadas do Estado Equivalente à média dos países da OCDE 1 1

2 s FBB005-Chart avulso Bruno Faveri A visão do Programa Educação – Compromisso de São Paulo será concretizada com a execução de uma estratégia baseada em 5 pilares 1 2 5 3 4 Valorizar e investir no desenvolvimento do Capital Humano da Secretaria Aprimorar as ações e a gestão pedagógica da Rede com foco no resultado dos alunos Lançar as bases de um novo modelo de escola de Ensino Médio de Período Integral e um regime na carreira do Magistério mais atrativo Mobilizar, Engajar e Responsabilizar a Rede, os Alunos e a Sociedade em torno do processo de ensino-aprendizagem Viabilizar mecanismos organizacionais e financeiros para operacionalizar o Programa

3 FBB005-Chart avulso-190811-Bruno Faveri
2 5 3 4 Lançar as bases de um novo modelo de escola de Ensino Médio em Tempo Integral e um regime na carreira do Magistério mais atrativo

4 Por que conceber um novo Modelo de Escola?
SPO-FBB Por que conceber um novo Modelo de Escola?

5 SPO-FBB Grupo Focal com alunos do Ensino Médio (Capão Redondo - 15/06) mostra que, em geral, a escola é pouco cativante e atrativa… "Se a escola me ajudasse a aprender para a vida ou para uma profissão, ficaria o dia todo na escola" – Larissa, 18 anos, 1° ano, Jardim Parque Brasil "A escola é muito chata. Parece trabalho. Muita rotina. Tem que ser mais dinâmico" – Reinaldo, 17 anos, 3° ano, Capão Redondo "Desrespeitamos o professor porque nos sentimos desrespeitados. O professor tem que dialogar, nos ajudar quando temos dificuldades, parece que eles desistiram da juventude" – Larissa, 18 anos, 1° ano, Jardim Parque Brasil "Meu pai fala que a educação é importante para meu futuro e me apoia. Mas só conversamos sobre a escola quando não temos mais nada para conversar" – Raisa, 19 anos, 2° ano, Capão Redondo

6 ...além de possuir carga horária reduzida, ter currículo pouco flexível e ser pouco atrativo para o jovem... SPO-FBB Matriz Curricular na Educação Secundária Brasil Cingapura Chile Alemanha Matemática 4 4 6 7 5 Língua Oficial 5 5 8 5 5 Língua Estrangeira 2 3 6 4 8 Ciências Naturais1 8 10 5 6 5 Humanas2 5 4 4 5 4 Esportes e Artes3 2 3 4 5 6 Matérias Técnicas 1 2 1 2 Eletivas/Outras 1 11 7 10 3 Carga horária Milhares de horas 2,7 4,0 4,3 4,3 3,9 1 Biologia, Física e Química 2 Geografia, História e Ciências Sociais 3 Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes, Aulas laboratoriais, Estudo Orientado, Música e outros FONTE: Unesco; INEP, ICE

7 ...e os resultados na aprendizagem dos alunos podem ser melhorados
SPO-FBB ...e os resultados na aprendizagem dos alunos podem ser melhorados Resultados SARESP: % Variação Em pontos percentuais Língua Portuguesa Avançado +0,5 0,1 0,6 21,1 23,3 Adequado +2,2 Básico -1,0 Abaixo do Básico 39,6 37,9 -1,7 2007 2010 Matemática Avançado -0,3 3,7 3,6 Adequado -0,1 Básico +13,7 Abaixo do Básico 71,0 57,7 -13,3 2007 2010 FONTE: SEE 7

8 Proposta de novo sistema educacional para São Paulo no longo prazo
SPO-FBB Proposta de novo sistema educacional para São Paulo no longo prazo Estrutura do sistema educacional Tecnólogo Universidade Trabalho Série Idade 13 18 12 17 Ensino Médio Noturno (EJA) Médio Integrado Ensino Médio Integral Ensino Médio Semi-Integral Ensino Médio 10 15 9 Ciclo II – Anos Finais Educação Básica 14 6 Ensino Fundamental 5 Ciclo I – Anos Iniciais 1 Pré-Escola Creche

9 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo
SPO-FBB SPO-FBB Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo 9 9

10 (voltado para o resultado escolar)
Como visto anteriormente, a Escola não responde aos desafios postos para a Educação do Século XXI CONTEÚDO (da ação educativa) MÉTODO (pedagógico) GESTÃO (voltado para o resultado escolar) Por isso cria-se um novo modelo de Escola: a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO DE PERÍODO INTEGRAL, com inovações em

11 SPO-FBB Quais as características dessa Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral? Currículo integralizado, com matriz flexível e diversificada Professores e demais educadores em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar Escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação Modelo de Gestão voltado para o resultado escolar: melhoria do desempenho do aluno e redução da evasão escolar Infraestrutura diferenciada, com salas temáticas, laboratórios de ciências, sala de leitura e de informática e refeitório em todas as escolas Proposta de carga horária de 9h30min (com 1h20min para almoço e 20min de recreio no período matutino e vespertino)

12 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo
SPO-FBB SPO-FBB Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Modelo Pedagógico 12 12

13 Nesse novo modelo, o foco da Escola é
O JOVEM e o seu PROJETO DE VIDA EXCELÊNCIA ACADÊMICA FORMAÇÃO PARA A VIDA Mas esse Projeto de Vida ainda não existe e será elaborado na medida em que a escola prover FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA

14 Em que esses jovens precisam ser diferentes?
SPO-FBB Em que esses jovens precisam ser diferentes?

15 JOVEM É O PROTAGONISTA AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE
O jovem idealizado neste modelo é um JOVEM AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA Porque será capaz de avaliar e decidir baseado nas suas crenças, valores e interesses Porque será capaz de envolver-se como parte da solução, e não do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso Porque estará preparado para compreender as exigências do novo mundo do trabalho; porque será detentor de conhecimentos essenciais para um bom desempenho e estará apto para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o seu Projeto de Vida.

16 FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA
O que dará a sustentação que a Escola precisa para formar esse JOVEM PROTAGONISTA é o Que só funcionará se for sustentado por um MODELO DE GESTÃO E que deverá prover EXCELÊNCIA ACADÊMICA MODELO PEDAGÓGICO FORMAÇÃO PARA A VIDA FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA

17 EXCELENCIA ACADÊMICA Que se obtém através de um currículo significativo e de métodos eficazes de ensino e de aprendizagem Avaliação de entrada e o alinhamento A formação permanente do professor Sala de Leitura integrada ao projeto escolar Atividades experimentais nos Laboratórios Preparação acadêmica/ Mundo do Trabalho Orientação de Estudo Disciplinas Eletivas Ênfase nas avaliações

18 As práticas e vivências
FORMAÇÃO PARA A VIDA Que deverão oferecer aos jovens um repertório de experiências fundamentais na tomada de melhores decisões ao longo da sua vida As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil Educação para Valores Código de Ética Tutoria Educação Interdimensional

19 FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA
Que apoiará o jovem na construção e decisões quanto ao seu futuro GESTÃO De si próprio Do seu conhecimento Do seu Projeto de Vida Que deve garantir ao jovem habilidades de E assim esse jovem será capaz de registrar as suas ambições para o futuro, projetando a sua viabilização

20 Os resultados da escola no PLANO DE AÇÃO obtidos dos PROGRAMAS DE AÇÃO
SPO-FBB INTEGRA Os resultados da escola no PLANO DE AÇÃO obtidos dos PROGRAMAS DE AÇÃO MODELO DE GESTÃO Usando instrumento de planejamento, gerenciamento e avaliação das atividades da comunidade escolar, incluindo os estudantes. MEIO (Gestão dos processos administrativos) FIM (Gestão dos processos pedagógicos) O que vai garantir o funcionamento do MODELO PEDAGÓGICO é o

21 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo
SPO-FBB SPO-FBB Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Infraestrutura 21 21

22 Imagens do Ginásio Pernambucano
SPO-FBB Imagens do Ginásio Pernambucano Aula na Sala de Leitura Alunos no Intervalo Horário de Almoço Aulas práticas

23 Imagens de outras Escolas com modelo inovador em Pernambuco
SPO-FBB SPO-FBB Imagens de outras Escolas com modelo inovador em Pernambuco Clube de Xadrez Escola recém-reformada Refeitorio Laboratório de Biologia 23 23

24 SPO-FBB Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral pressupõe infraestrutura capaz de atrair, reter e alavancar a aprendizagem dos alunos Infraestru- tura básica Escolas bem geridas e com infraestrutura e atmosfera que atraem o jovem Salas de aula temáticas (Sala de Português, História, Arte, Física, etc) Salas Temáticas Laborató-rios Todas as escolas equipadas com laboratórios de Ciências Todas escolas com refeitório e 3 refeições por dia Refeitório/ alimentação Sala de Leitura Todas as escolas com salas de leitura preparadas para alavancar a aprendizagem dos alunos

25 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo
SPO-FBB SPO-FBB Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Quadro Profissional 25 25

26 Estrutura funcional da Escola de Ensino Médio de Período Integral exigirá regime de dedicação plena e integral SPO-FBB Quadro de pessoal das escolas1 Modelo atual Escola de EM de Período Integral Direção 1 diretor 1 vice diretor Professores Professores em Regime Parcial Professores em Regime de Dedicação Plena e Integral 1 Professor Coordenador 1 Professor Coordenador por área Coord. Pedagógico 12 agentes escolares 1 secretário de escola Módulo de QAE dobrado em relação a escola regular Funções de Apoio Quadro de pessoal da Escola de Ensino Médio de Período Integral participará de formação específica para as novas funções 1Considerando a capacidade média de cada escola de 720 alunos (~18 salas) FONTE: SEE; ICE.

27 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo
SPO-FBB SPO-FBB Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Regime de Dedicação Plena e Integral 27 27

28 SPO-FBB Por que devemos considerar uma alternativa de carreira em regime de dedicação plena e integral? Objetivos para uma carreira em regime especial Manter os profissionais do Quadro do Magistério dedicados em tempo integral a uma unidade escolar, permitindo uma relação mais qualificada entre o professor e o aluno Proporcionar uma maior interação entre os professores, facilitando o aumento das iniciativas pedagógicas interdisciplinares Aumentar a integração entre professores e equipe gestora, proporcionando uma maior capacidade de realização de uma gestão ativa e consolidação do Plano de Ação da Escola Aumentar a atratividade da Carreira do Professor permitindo a atração de novos talentos no mercado profissional A avaliação permanente possibilitando manter um quadro de professores altamente qualificados para sustentação dos objetivos da educação no Estado

29 Adesão integral da unidade escolar via alteração do modelo de ensino
SPO-FBB A implementação da Carreira de Dedicação Plena e Integral será através da Escola de Ensino Médio de Período Integral e a adesão da unidade escolar é uma premissa para a plena consolidação do novo modelo Premissas Racional Clara diferenciação funcional associada ao novo modelo de ensino Ausência de potenciais conflitos entre professores de ambos os regimes em uma mesma unidade escolar Equipe de gestão escolar diferenciada e alinhada com a nova proposta Adesão integral da unidade escolar via alteração do modelo de ensino


Carregar ppt "Equivalente à média dos países da OCDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google