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Desenvolver a consciência fonológica

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Apresentação em tema: "Desenvolver a consciência fonológica"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolver a consciência fonológica
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

2 É a consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos (Cardoso-Martins, 1991).
Numa conceção ampla, o conceito de consciência fonológica refere-se à capacidade para representar as propriedades e as unidades fonológicas da fala. Isto é, refere-se à tomada de consciência, mais ou menos explícita, de que as palavras são compostas por estruturas fonológicas que podem ser separadas e manipuladas. (Liberman,1973; Mattingly, 1972). É a capacidade dos sujeitos (crianças ou adultos) para explicitamente identificarem e manipularem as estruturas sonoras da sua língua. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

3 Importância do treino da Consciência Fonológica
Desenvolvimento de competências ( Programa de Português do Ensino Básico, pág. 69) (…) A compreensão da funcionalidade da linguagem escrita, a descoberta das características dessa mesma linguagem, a compreensão do princípio alfabético e o desenvolvimento da consciência fonológica são aprendizagens a privilegiar no início da escolaridade. O desenvolvimento da consciência fonológica a partir de atividades de identificação, de manipulação, de segmentação e de reconstrução dos sons da língua facilita a aprendizagem da leitura. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

4 Programa de Português 1º e 2º anos Compreensão do oral Expressão Oral
Conteúdo: Cf. Plano fonológico e plano discursivo Entoação e ritmo Expressão Oral (Notas) Leitura Cf. Plano fonológico; Plano da representação gráfica e ortográfica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

5 METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS – 1.º CICLO
Leitura e Escrita LE1 5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. 1. Discriminar pares mínimos. 2. Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudopalavras constituídas por pelo menos 3 sílabas: CV (consoante – vogal) ou CCV (consoante – consoante – vogal). 3. Contar o número de sílabas numa palavra de 2, 3 ou 4 sílabas. 4. Repetir uma palavra ou pseudopalavra dissilábica sem dizer a primeira sílaba. 5. Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (referentes de diferentes tamanhos, por exemplo “cão” – “borboleta”). 6. Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema. 7. Repetir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema. 8. Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal – consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante), respetivamente. 9. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “lápis usado” —> “lu”), demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal. Leitura e Escrita LE2 5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. 1. Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor. 2. Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente. 3. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

6 Programa de Português 3º e 4º anos Compreensão do Oral Leitura
(Notas) Cf. Plano fonológico e plano discursivo e textual/Expressão Oral Expressão Oral Cf. Plano fonológico e plano discursivo Leitura Cf. Plano fonológico; Plano da representação gráfica e ortográfica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

7 METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS – 1.º CICLO
Leitura e Escrita LE3 4. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. 1. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” — > “ki”), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica (“si”). 4º ano Pressupõe-se que a meta foi atingida . Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

8 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Consciência fonológica Permite a identificação de rimas, de palavras que começam ou terminam com os mesmos sons e de fonemas que podem ser manipulados para a criação de novas palavras. Remete para unidades da oralidade. Em termos de desenvolvimento infantil, precede a iniciação à leitura e à escrita. Múltiplos estudos mostram que a sua promoção é um pré-requisito para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. A escola tem um papel crucial no desenvolvimento e no treino da consciência fonológica. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

9 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Não é sinónimo de desenvolvimento fonológico O desenvolvimento fonológico está associado ao conhecimento gramatical implícito e inicia-se a partir do momento em que a criança é exposta a enunciados de uma língua, num percurso de aquisição das suas estruturas fónicas (normalmente terminado à entrada na escola); A consciência fonológica relaciona-se com a capacidade de manipular explicitamente unidades do oral e tem manifestações mais tardias, estando o seu desenvolvimento longe de estar terminado à entrada na escola. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

10 Importância do treino da Consciência Fonológica
Um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da cadeia de fala (em frases, em palavras, em sílabas e em sons). Segundo investigadores e profissionais de diferentes áreas (psicolinguística, pedagogia, didáticas, áreas de saúde ligadas à terapêutica e à reabilitação), o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está correlacionado com os desempenhos (produção e perceção) do sujeito na oralidade. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

11 Importância do treino da Consciência Fonológica
Vários estudos mostram que leitores com consciência fonológica desenvolvida são normalmente bons leitores. O treino da consciência fonológica, no contexto Pré-escolar e no 1º Ciclo, é a estratégia de prevenção preferencial a adotar junto da população infantil, com vista à redução do insucesso escolar (é um lugar comum lembrar aos professores que o domínio da leitura e da escrita tem implicações no sucesso escolar, em geral...). Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

12 Consciência fonológica ≠ Consciência fonémica
A primeira refere-se à capacidade de focar a atenção em todas as unidades de som, incluindo a consciência de palavra, da sílaba e do fonema. A consciência fonémica refere-se à capacidade de focar a atenção nas unidades mínimas: os fonemas. É, por isso, uma sub-habilidade da consciência fonológica. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

13 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Exercício 1 - Identifique quantos formatos fonéticos pode assumir a palavra feminino. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

14 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Resposta (fimi’ninu) (fmi’ninu) (fm’inu) Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

15 Consciência fonológica – manifestações precoces
1. fogo = incêndio versus fogo = interjeição Joana, 5 anos 2. Numa situação em que a mãe arregaça as mangas do casaco: Mãe: Instintivamente, é mangar. Laura: Não, regaçare. Mãe: a//rre//ga//çar Laura: Não, re//ga//ça//re Laura, 2 anos Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

16 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
3) Numa situação em que a Laura descreve um desenho: Mãe: É uma... Laura: É uma... Mãe: cha... Laura: miné Mãe:Diz lá... Laura: chaminé Mãe: Outra vez... Laura: cha//mi//né Laura, 2 anos Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

17 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
(4) No final do processo de recolha de dados: Joana: Mãe, por que é que a tia João já não me vem gravar? Mãe: Porque tu já dizes tudo bem. Joana: Mas eu ainda não digo dregau, digo dregau! Joana, 5 anos Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

18 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
(5) Manifestações gráficas - escrita silábica: Gato C H 2 sílabas = 2 caracteres Gata M A 2 sílabas = 2 caracteres Gatinho I A A 3 sílabas = 3 caracteres Freitas & Santos (2001) Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

19 O que os professores precisam de saber sobre a Consciência Fonológica
Como se desenvolve? • Estudos nas 3 últimas décadas têm mostrado que a consciência silábica precede a consciência fonémica. (Blevins 1997, Sim-Sim 1997, 1998) • Esta ordem de desenvolvimento segue a ordem de complexidade de processamento dos 3 tipos de estruturas. (Treiman & Zukowski 1991, Sim-Sim 1997, 1998) sílaba > constituinte intrassilábico > fonema • Para as crianças, como para qualquer falante, é mais fácil segmentar pato em pa.to do que em p.a.t.o. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

20 Unidades Fonológicas Relevantes
O treino da consciência fonológica deverá seguir esta hierarquia: PALAVRA SÍLABA CONSTITUINTES INTRASSILÁBICOS FONEMA Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

21 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
PALAVRA Ter consciência de que as palavras compõem as frases. Ex.: Ana sabe andar de bicicleta. SÍLABA Ter consciência de que as palavras são formadas de sílabas. Ex.: BI – CI – CLE - TA Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

22 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
INTRASSILÁBICO Ter consciência de segmentos ainda menores que a sílaba (rima e aliteração) Rima: Ter consciência da parte da palavra que vai da vogal tônica até o final. Ex.: ESCOLA – COLA – VIOLA – ARGOLA LIMÃO – SABÃO – VIOLÃO - MÃO BOLA – ESCOLA Aliteração: Ter consciência da parte inicial das palavras. Ex.: ABELHA – AVIÃO IGREJA – ÍNDIO FOGO - FACA A – VIÃO Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

23 Organização dos sons em sílabas
Os sons não se organizam de forma aleatória dentro das sílabas. De acordo com princípios universais, o Português, permite: zero, uma ou duas consoantes à esquerda da vogal (veja-se a primeira sílaba de cada uma das palavras _a.to, fa.to e gra.to); uma consoante à direita da vogal (veja-se o fim da primeira sílaba de cada uma das palavras al.to, far.to, gas.to e mus.go), raramente duas consoantes à direita da vogal (pers.pe.ti.va). Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

24 Consciência Fonológica: constituintes intrassilábicos
1. Consciência silábica Sílaba ga.to pa.to Unidades intrassilábicas plu.ma bru.ma fa.va fa.ca pas.to par.to pau pá á.gua al.to 2. Consciência fonémica Fonema p.a.t.a g.a.t.a Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

25 Oralidade e escrita: autonomia e dependências
Nos primeiros anos de vida da criança, o único recurso a que esta tem acesso é à evocação auditiva, contrariamente ao que acontece a um adulto alfabetizado, que processa a sequência fónica da palavra, mas também a sua representação gráfica. À entrada na escola, normalmente, a criança só tem acesso às propriedades fónicas da palavra. Logo, o professor deve utilizar esta experiência linguística da criança para promover a iniciação à leitura e à escrita Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

26 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Usando estratégias adequadas e diversificadas, o professor deve construir nos alunos a consciência de que a oralidade e a escrita constituem dois sistemas autónomos, que, no entanto, estabelecem relações entre si. A oralidade goza de autonomia relativamente à escrita, desempenhando um papel crucial na nossa experiência linguística, em especial na das crianças à entrada na escola. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

27 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Esta autonomia revela-se através de aspetos, tais como: a primazia do oral sobre o escrito no nosso quotidiano; a precedência da oralidade relativamente à escrita na história de vida de todos os indivíduos; a existência de comunidades linguísticas que usam exclusivamente a oralidade; a existência de indivíduos não alfabetizados em comunidades linguísticas; a escrita como registo das propriedades do oral. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

28 Exercício 2 - Quantas vogais tem o Português?
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

29 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Resposta comum: *5 vogais (a, e, i, o, u) Resposta correta: 14 vogais Orais Nasais dá da do lã dó dor de som um sé lê ri sente fim Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

30 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Exercício 3 Quantos sons tem cada uma das seguintes palavras? 1- linho 2- manta 3- chuva Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

31 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Resposta Resposta comum: 5 sons Resposta correta: 1- linho = 4 sons e cinco caracteres 2- manta = 4 sons e cinco caracteres 3- chuva = 4 sons e cinco caracteres Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

32 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Exercício 4 Quais as palavras acentuadas na lista que se segue? música cegonha chinelo útil máscara raposa Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

33 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Resposta Resposta comum: música, máscara, útil Resposta correta: todas Em todas, há uma sílaba proeminente relativamente às restantes sílabas da palavra: chinelo, cegonha, raposa, música, máscara e útil. Confusão entre acentuação tónica e acentuação gráfica. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

34 Exercício 5 - Faça a divisão silábica de carro e de massa.
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

35 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Resposta Resposta comum: car-ro mas-sa Resposta correta: ca/rro ma/ssa Ausência de distinção entre divisão silábica e translineação. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

36 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Conclusões 1. Diversidade do oral e uniformidade da escrita 2. Oralidade = sistema primário; escrita = sistema Secundário 3. Oralidade e escrita como sistemas autónomos, mas interrelacionados 4. As respostas mais comuns dos sujeitos revelam a primazia da escrita sobre a oralidade, resultante da orientação adotada no percurso escolar Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

37 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Princípios orientadores na metodologia da iniciação à leitura e à escrita O treino da consciência fonológica, no contexto pré-escolar e no 1º Ciclo, é a estratégia de prevenção preferencial a adotar junto da população infantil, com vista à redução do insucesso escolar. No início do 1º Ciclo, a consolidação da consciência fonológica passa por um trabalho diário sobre as estruturas fónicas da língua, idealmente já iniciado no pré-escolar. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

38 Aprendizagem do código alfabético
Assume-se, atualmente, que o desenvolvimento da capacidade de proceder à análise fonémica da língua está fortemente ligado ao processo de alfabetização, alimentando-se reciprocamente: Consciência fonémica Aprendizagem do código alfabético Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

39 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
• À entrada no 1º ciclo, o trabalho que visa criar consciência fonémica na criança, ausente nesse momento, deve ser gradual e começar por unidades superiores (palavra, sílaba), por esta já estar disponível no sistema da criança nesse momento. • O treino decorrente da implementação destas tarefas promove a rapidez de processamento da palavra, contribuindo para a formação de bons leitores. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

40 Importância do treino da Consciência Fonológica
Atividades no âmbito do desenvolvimento da Consciência Fonológica: (Re)construção silábica – reconhecimento de palavras a nível oral e escrito (isolamento das sílabas) – Consciência Silábica; Comparação de palavras com sílabas comuns – focalização da atenção na unidade sílaba (isolamento de unidades dentro da sílaba) – Consciência Intrassilábica; Rima; Consciência Fonémica ou Segmental – focalização da atenção nos sons distintivos com que a língua constrói as palavras (isolamento dos sons da fala); Relação som-grafia – incidência sobre a representação ortográfica dos sons distintos que a língua usa para formar palavras; Fronteira de palavra; Posição do acento. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

41 Treino com os alunos: propostas de actividades
O trabalho sobre o sistema sonoro da língua (oralidade) deverá envolver tarefas de: 1. Treino da discriminação auditiva 2. Treino da consciência fonológica: 2.1. Consciência silábica Consciência fonémica ou segmental Identificação Identificação Segmentação Supressão Reconstrução Substituição Supressão/adição Reconstrução Substituição Segmentação Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

42 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Os jogos de linguagem (e de análise da língua) são ótimas estratégias para potenciar o desenvolvimento da linguagem em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas, as rimas infantis e os contos rimados desempenham um papel de relevo. (Fernanda Leopoldina P. Viana) Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

43 Exemplos de exercícios
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

44 Segmentação Frásica. Diz o que o menino está a fazer.
Quantas palavras tem a frase que disseste? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

45 Diz o que vês na imagem e divide a frase em palavras.
Segmentação Frásica. Diz o que vês na imagem e divide a frase em palavras. Ex.: O menino toma banho (tem 4 palavras), ou: O menino está a tomar banho (tem 6) Quantas palavras tem a frase? Se não disser a última palavra como fica a frase? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

46 Conta quantos bocadinhos (sílabas) têm as palavras.
Conta as sílabas. Conta quantos bocadinhos (sílabas) têm as palavras. Segmentação silábica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

47 Segmentação Silábica. Quantos bocadinhos (sílabas) tem a palavra caneta? E gato? cavalocavalo Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

48 Cão Pássaro Palavras grandes / Palavras pequenas.
Qual é o animal maior? E qual é o que tem o nome mais pequeno? Então, o nome grande vai para o animal mais pequeno… Cão Pássaro Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

49 Nomes grandes / Nomes pequenos.
Une com um traço as imagens às respetivas caixas. Coisas pequenas/ nomes grandes Coisas grandes/ nomes pequenos Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

50 Reconhecimento de sílabas segundo a posição.
Ex: A primeira sílaba chama-se bo. A do meio é: la. E a última? Como se chama a última sílaba? E a primeira? E a segunda? Como se chama a primeira sílaba? E a última? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

51 Omissão de elementos (omissão da sílaba inicial).
Limão sem o li, fica mão. Escola sem o es, fica… Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

52 Descobre em cada fila por que sílaba começam.
Consciência Silábica. Descobre em cada fila por que sílaba começam. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

53 Descobre qual é o que começa pela mesma letra/som de sol.
Consciência Fonémica. Descobre qual é o que começa pela mesma letra/som de sol. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

54 Descobre em cada fila por que letra/som começam.
Consciência Fonémica. Descobre em cada fila por que letra/som começam. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

55 Omissão de elementos (omissão de sílaba inicial).
Se tirarmos a primeira sílaba de galinha fica… E escola sem o / es / fica… pino lado linha cola Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

56 Consciência Fonémica. Por que letra/som começo?
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

57 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Por que letra começo? b d b d b d b d b d b d b d b d Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

58 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Escreve a primeira letra correspondente ao nome de cada desenho e descobre a palavra. s m o r Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

59 asaco irafa ato açã Omissão de elementos (omissão de fonema inicial).
Se tirarmos a primeira letra de pato, fica… ato. E casaco sem o / c / fica… asaco irafa ato açã Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

60 b o l a o Omissão da primeira letra.
Escreve a palavra, tirando sempre a primeira letra. b o l a o Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

61 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Rimas Gato rima com... Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

62 Rimas Descobre as palavras que Rimam em cada fila.
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

63 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Rimas Completa a frase com a palavra que rima com o nome de cada menino. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

64 Rimas Descobre o que não rima.
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

65 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Rimas Completa com os nomes de objetos que rimem com os nomes dos meninos. sumo café leite O José bebe… laranja ~ maçã banana A Joana comeu uma… carro avião comboio O Adão viu um… Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

66 Rimas Escreve palavras que rimem com olho e com camisola.
Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

67 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Rimas Poema em IZ Na vila de Avis junto ao chafariz vivia feliz o doutor Moniz que, sendo juiz caçava perdiz. Num dia infeliz uma perdiz picou-lhe o nariz, deixou cicatriz. O doutor Moniz partiu para Paris tratou do nariz com licor de anis. e voltou feliz para a vila de Avis junto ao chafariz, Casou com a actriz Dona Beatriz e teve um petiz chamado Luís. Segundo ele diz, não, não, não condiz com doutor juiz caçar mais perdiz Reescrever o poema iniciando com: -Na vila de Alcochete - Na cidade de Lisboa - … Luísa Ducla Soares, 1983 In Pomas da Mentira e da Verdade. Lisboa: Livros Horizonte Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

68 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Os números do menino mau Tenho uma pombinha E você tem duas. Não coma, menino, Mais batatas cruas. E você tem três Não salte os degraus Todos de uma vez. E você tem quatro. Não vista o meu fato Para fazer teatro. …. ….. Reescreve o poema alterando as palavras e os versos sublinhadas de modo que continuem a rimar. Luísa Ducla Soares, 1990 In A Gata Tareca e outros poemas levados da breca (excerto) Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

69 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
A Ana é simpática. Simpática, a Ana é. O João só foi à praia O João foi só à praia. O João só foi à praia Só o João foi à praia. O Pedro nem foi à festa Nem o Pedro foi à festa. O carteiro chegou. Chegou o carteiro. Li todos os livros. Li os livros todos. A Ana não quer convidá-lo A Ana não o quer convidar. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

70 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa
Vamos brincar às rimas Quero - Quero ser uma sereia Cantar no meio do mar - Ai queres ser uma sereia? Começa por te lavar! - Quero ser uma princesa Com cabelos de oiro fino… - Olha vai-te pentear, Estiveste a fazer o pino. - Quero ser uma gaivota. Voar pelo céu sem fim… - Então come os carapaus Em vez de comeres pudim! (Luísa Ducla Soares) Agora continuam vocês Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa


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