A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DNA da Sustentabilidade JJdeOCanaan JJdeOCanaan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DNA da Sustentabilidade JJdeOCanaan JJdeOCanaan."— Transcrição da apresentação:

1 O DNA da Sustentabilidade JJdeOCanaan JJdeOCanaan

2 Gestão Organizacional
Visão Histórica da Gestão Organizacional JJdeOCanaan

3 Evolução Mundial e Desafios
Terceiro Milênio Produto Processo Sistema Negócio Hoje 1900 1920 1940 2000 Produto inspecionado desde o início da fabricação até o Pós-Venda, evoluindo da Garantia à Gestão. Shewhart Controle Estatístico da Qualidade permite atuar nas causas das falhas. Taylor Foco no Produto Controle da Qualidade por Inspeção do Produto Final ? Globalização da Economia Produção artesanal A competitividade leva à busca incessante da sustentabilidade. Atuação Responsável Produção industrial Segunda Guerra Mundial Guerra Comercial Desenvolvimento Sustentável JJdeOCanaan

4 Enxurrada de Normas Gestão da continuidade de negócios - Parte 1: Código de prática – ABNT NBR 15999:2007 e Parte 2: Requistos – ABNT NBR :2008. 2. Gestão de riscos - Princípios e diretrizes - ABNT NBR ISO 31000:2009. 3. Satisfação do cliente – diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações – ABNT NBR ISO 10002:2005. 4. Responsabilidade social-ABNT NBR16001:2004 Sistema de gestão – Requisitos. 5. OHSAS 18001: Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional – Requisitos. ABNT NBR ISO 14001: Sistemas de gestão ambiental – Requisitos. ... JJdeOCanaan

5 Enxurrada de Mecanismos
Governança Corporativa Terceirização Comunidades “Six Sigma” Prêmio Nacional da Qualidade e outros Sistemas Integrados de Gestão – ERP ... JJdeOCanaan

6 Normas ISO série 9000 Origem e Evolução
Orígem 1ª Revisão 2ª Revisão 3ª Revisão 1987 1994 2000 2008 Garantia Gestão Com o passar do tempo, a ISO 9000 vai conquistando maior clareza e concatenação, permitindo que as demais Normas de Gestão sejam a ela acopladas, promovendo a Melhoria Contínua da Gestão Organizacional. JJdeOCanaan

7 Sistema de Garantia da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade
Medição Inspeção e Ensaios Controle da Qualidade Sistema de Garantia da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Organizacional JJdeOCanaan

8 Na implementação de qualquer Sistema de Gestão,
cada organização deve garantir que o seu sistema facilite e promova a melhoria contínua. Com o foco em seus clientes, todas as funções, em todos os níveis organizacionais, devem empenhar-se em tornar seus processos cada vez mais confiáveis, de modo a atender as expectativas de todas as partes interessadas. JJdeOCanaan

9 Necessidades e expectativas
Partes Interessadas Necessidades e expectativas Clientes Qualidade, preço e entrega, desempenho dos produtos Proprietários e acionistas Lucratividade sustentada, transparência Organização Pessoas da organização Bom ambiente de trabalho, segurança no emprego, reconhecimento e recompensa Fornecedores e parceiros Benefícios mútuos e continuidade Sociedade Proteção ambiental, comportamento ético, cumprimento dos requisitos legais e regulamentares JJdeOCanaan

10 Os SIGs – Sistemas Integrados de Gestão, têm contemplado a integração dos processos de Qualidade com os de Gestão Ambiental, os de Segurança e Saúde no Trabalho e os de Responsabilidade Social, dependendo das características, atividades e necessidades de cada organização. JJdeOCanaan

11 ISO 9004 - 2009 Esta Norma tem por objetivo
orientar as organizações para alcançarem o Sucesso Sustentado, através de uma abordagem de Gestão da Qualidade, dentro do ambiente complexo, exigente e sempre em mudança em que operam. JJdeOCanaan

12 Processo de Educação ATUAÇÃO RESPONSÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JJdeOCanaan

13 Responsabilidade Social
JJdeOCanaan

14 Responsabilidade Social diz respeito à maneira como as organizações realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem. JJdeOCanaan

15 Características Básicas
Adoção de Valores Transparência Valorização de RH Compromisso com o Meio Ambiente Envolvimento e comprometimento com parceiros e fornecedores. Compromisso com Clientes e Consumidores Compromisso com a Comunidade Compromisso com o Bem Comum. JJdeOCanaan

16 Modelo do Sistema da Gestão da Responsabilidade Social
MELHORIA CONTÍNUA Medição, Análise e Melhoria Política da Responsabilidade Social Abordagem de Processos com a metodologia PDCA Requisitos e Documentação Planejamento Implementação e Operação JJdeOCanaan

17 Governança Corporativa JJdeOCanaan

18 (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)
“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor  da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.” (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) JJdeOCanaan

19 Paradigmas Básicos Relacionamento de Agência: Nem sempre o Agente(contratado) agirá no melhor interesse do Principal(contratante). Problema de Agência: Agente toma decisão com o intuito de maximizar sua utilidade individual e não a riqueza do Principal. Custos de Agência: Para alinhar os interesses do Agente com os interesses do Principal. JJdeOCanaan

20 Terceirização JJdeOCanaan

21 Empresas que terceirizam (Contratantes)
Vantagens: Concentração na sua atividada fim. Redução de custos de manutenção. Desvantagens: Terceirizadas desconhecem sua administração e filosofia. Terceirizadas podem não cumprir seus contratos. JJdeOCanaan

22 Empresas terceirizadas (Contratadas)
Vantagens: Promoção do seu próprio crescimento. Gestão independente e diferente da gestão do seu cliente. Desvantagens: Dependência de seus grandes clientes. Absorção dos custos de manutenção e dos encargos trabalhistas. JJdeOCanaan

23 Comunidade Seis Sigma JJdeOCanaan

24 Seis Sigma Nível otimizado de performance que se aproxima a zero defeito em qualquer processo de elaboração de um produto, serviço ou transação. 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição Independentemente do resultado ser útil ou nocivo à sociedade. JJdeOCanaan

25 Precisão x Exatidão JJdeOCanaan

26 Precisão x Exatidão JJdeOCanaan

27 Pontos para Reflexão Pobreza política: impossibilidade de saber pensar criticamente e intervir no sentido de alcançar a condição de sujeito no ambiente em que está inserido. Solidariedade consciente: responsabilidade que vai além do mero cumprimento de deveres, envolvendo uma postura ativa de quem acolhe o outro porque este lhe é diferente e complementar. Envolve valores como a partilha, a reciprocidade, a comunicação dialógica, o respeito a diversidade. JJdeOCanaan

28 Egoísmo “O homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro”, algo que o faz sentir “dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros”. Papa Bento XVI JJdeOCanaan

29 Com toda certeza! Se houver a predominância do mal sobre o bem, seja por pobreza política e/ou por falta do exercício da solidariedade consciente, o egoísmo, que cultua o ter, ultrapassará as fronteiras do ser e, com toda certeza, o que NÃO deve ser ... Será! JJdeOCanaan

30 Capital x Trabalho JJdeOCanaan

31 O Ponto de Equilíbrio do Binômio “Capital x Trabalho”
O mundo do trabalho tem sua configuração e sua dinâmica alteradas à medida que avança o capitalismo e modifica-se a ordem social. JJdeOCanaan

32 JJdeOCanaan

33 $ JJdeOCanaan JJdeOCanaan

34 PODER TER TREINAMENTO SER EDUCAÇÃO DEVER JJdeOCanaan

35 O Nosso Real contém a afirmação:
Deus seja louvado. JJdeOCanaan

36 Deus SERVE CRIA ? Homem SERVE SERVE ? CRIA Dinheiro JJdeOCanaan

37 Hipocrisia Pensar ... em Deus Falar ... de Paz Promover ... a Guerra
O que se pensa Não tem nada a ver com o que se fala E muito menos com o que se faz! Pensar Falar Quem já teve essa experiência? Agir JJdeOCanaan

38 Homem x Máquina – Capital x Trabalho
A máquina que produz abundância, tem nos deixado na penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos . Nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco mais do que máquinas. Precisamos de humanidade mais do que de inteligência. Precisamos de afeição e de doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido. Charles Chaplin JJdeOCanaan

39 Sustentabilidade JJdeOCanaan

40 O Ponto Triplo da Sustentabilidade
Manutenção da Prosperidade Manutenção do Meio Ambiente Ambiental Financeira S Social Manutenção da Dignidade Humana JJdeOCanaan

41 PROCESSO Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em resultados. Materiais Máquinas Processo Pessoas Resultado Método Ambiente JJdeOCanaan

42 Abordagem de processo Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo, em que cada profissional envolvido trabalha pelo bem comum, pelo resultado para todos, pelo espírito de equipe e, claro, sabe parar ou fazer parar uma atividade inadequada, seja qual for o processo no qual esteja inserida. JJdeOCanaan JJdeOCanaan

43 Abordagem sistêmica Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, contribui para se alcançar, eficazmente, os objetivos desejados. JJdeOCanaan

44 Melhoria Contínua A melhoria contínua é como o respirar. Deve ser um objetivo permanente de cada cidadão. JJdeOCanaan

45 Requisitos de Qualquer Sistema de Gestão
Quem é cliente e o que ele necessita? Quem é o responsável pelo atendimento aos clientes? Que recursos podemos utilizar? Nosso atendimento é satisfatório? Pode ser melhorado? O que nós fazemos para atender ao cliente. O cliente ficou satisfeito? CLIENTE => PARTES INTERESSADAS JJdeOCanaan

46 Sinergia Agregação de Valor 1 + 1 > 2 Entusiasmo
Desenvolvimento Sustentável Só é possível quando se tem uma atuação responsável nos processos O todo resulta maior do que a soma das partes. 1 + 1 > 2 Sinergia Gerado pela interação de homens, métodos e recursos, em ambiente adequado. tichá Agregação de Valor Só é possível gerar Sinergia, quando se muda o paradigma do Eu para o Nós! Entusiasmo JJdeOCanaan

47 Sabedoria Conheci- mento Informa- ções Dados
JJdeOCanaan

48 Sabedoria O sábio ajuda o povo a compreender que a sabedoria
não vem do poder e da riqueza, ao contrário, ela é bem superior a estes. “Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata será como lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”. (Sb 7, 7-11). JJdeOCanaan

49 Do machado à moto-serra Do lombo do burro ao avião
e = v.t Do machado à moto-serra Do lombo do burro ao avião Do sorvete derretido à Antártica O mundo precisa, urgentemente, adotar caminhos que sejam capazes de levar à melhoraria contínua da QUALIDADE DE VIDA, tão comprometida pelos inúmeros impactos ambientais, econômicos e sociais negativos. O ser humano, mais do que pão, "de fato precisa de Deus“ (Papa Bento XVI). JJdeOCanaan

50 Processo Evolutivo da Transformação
Objetivo Tempo Dificuldade Comportamento Coletivo Comportamento Individual Atitude Conhecimento Pensar Global – Agir Local JJdeOCanaan

51 Desafio para a Sustentabilidade Correr “para” ... Ou fugir “de” ?
O mundo será daquele que se colocar a serviço do seu próximo e do bem comum. Não é necessário acumular riquezas, mas sim, administrar bem a prosperidade, valorizando a dignidade humana, o ambiente em que se vive e cultivando-a como o bom semeador. Para isso é necessário assumir o novo mandamento deixado por Jesus: “Amem-se uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,35). E a sustentabilidade virá! JJdeOCanaan

52 Contato para negociação e agendamento:
Caso seja do seu interesse, poderemos ministrar essa palestra “in company”, com duração de 2 horas. Contato para negociação e agendamento: Prof.JJdeOCanaan (11) JJdeOCanaan


Carregar ppt "O DNA da Sustentabilidade JJdeOCanaan JJdeOCanaan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google