A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
ACCESS Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica @ Rafael Machado – 2004

2  Noção de Base de Dados  O que é uma Base de Dados? Uma base de dados é uma colecção de informação relacionada entre si, à volta de um determinado tema ou domínio. De uma forma simples podemos definir uma base de dados como sendo uma colecção de dados, como por exemplo os endereços de alunos, a informação do inventário de uma escola, as referências dos livros de uma biblioteca, etc.

3  Exemplos de Aplicação
 A Internet Um exemplo de uma imensa Base de Dados será a própria Web (WWW). Aqui os dados serão todas as páginas publicadas no mundo inteiro. Para encontrar a informação pretendida teremos que nos socorrer de motores de busca que funcionarão através de consultas a Base de Dados. etc..

4  Exemplos de Aplicação
 Base de Dados via Internet Bibliotecas 118 online Bancos

5  Exemplos de Aplicação
 Base de Dados em CDROM Várias temáticas disponíveis

6  Exemplos de Aplicação
 Base de Dados na Escola Elaboração de Horários Gestão de Bibliotecas Gestão de Alunos Gestão de Professores Gestão de Vencimentos

7  Exemplos de Boas Práticas
 Património Local  Recursos Educativos

8  Exemplos de Boas Práticas
 Intranet Escolar

9  Actividades com Base de Dados
 1º Ciclo Base de dados para armazenar contos e provérbios tradicionais. Pode existir um campo para ilustrações feitas pelos alunos e digitalizadas num scanner. Os alunos deverão fazer a pesquisa dos provérbios e contos e depois cada grupo introduzir à informação na base de dados. Esta actividade pode decorrer ao longo de um ou mais anos lectivos. Um único computador, na sala de aula, bastará para a actividade, uma vez que enquanto um aluno ou grupo de alunos estiver a introduzir os dados, os restantes poderão estar envolvidos noutras actividades.

10  Actividades com Base de Dados
 Língua Estrangeira Os alunos podem construir uma base de dados para guardar os termos que vão aprendendo na aula. Caso a escola possua uma rede informática a introdução dos dados pode ser feita em vários computadores em simultâneo. No fim será impresso um relatório onde os dados aparecem por ordem alfabética, quer de português para a segunda língua, quer desta para português. Poderá ainda juntar um campo com uma imagem que ilustre cada termo. Poderá servir como dicionário bilingue.

11  Actividades com Base de Dados
 Recursos na Internet Professores e alunos de uma escola podem construir uma base de dados onde classificam sites com interesse educativo que encontram na Internet. Poderão guardar o endereço, uma pequena descrição do site, a área disciplinar para a qual tem interesse, o nome, ano e turma (casos se trate de um aluno) do proponente da ligação e a data em que foi acedido. A base de dados poderá ser filtrada depois por tema ou por proponente e servir assim como uma espécie de “Favoritos” colectivo, disponível em todos os computadores da escola (caso estes estejam ligados em rede).

12  Actividades com Base de Dados
 Património da Região Os alunos pesquisam informação acerca do património regional. A informação recolhida é tratada e introduzida numa base de dados. Aproveitando as potencialidades da Internet, várias escolas de diferentes regiões poderiam participar no mesmo projecto, introduzindo os dados em bases de dados semelhantes que depois seriam enviadas por para uma das escolas que centralizaria a informação e remeteria a nova base de dados (resultante da junção das base de dados iniciais) para todas as escolas participantes. A partir da base de dados completa, poderiam criar consultas que permitissem analisar os dados e comparar as características dos monumentos das diferentes regiões/países.


Carregar ppt "Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google