A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Análise da Emissão de Gas de Efeito Estufa com o Software RETScreen® Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa Photo Credit: Environment Canada © Minister of Natual Resources Canada 2001 – 2005.

2 Objetivos Introduzir uma metodologia para calcular as reduções das emissões de gas de efeito estufa (GEE) Demonstrar o Modelo RETScreen® de Análise da Redução das Emissões de GEE © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

3 O que precisa ser calculado?
Redução Anual de emissão de gas de efeito estufa Caso Base (tecnologia tipicamente convencional) vs. Caso Proposto (tecnologia de energia limpa) Unidades: toneladas de CO2 por ano Emissões de CH4 e N2O convertidas para emissões equivalentes de CO2 em termos de seu potencial de aquecimento global © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

4 Como é calculado? Redução da emissão annual de GEE (t CO2) = Caso Base Fator de emissão de GEE (t CO2 /MWh) Caso Proposto Fator de emissão de GEE (t CO2 /MWh) Uso final Energia utilizada anualmente (MWh) - x RETScreen® adjusta a redução anual para considerar perdas por transmissão & distribuição, bem como taxas de remuneração por transações com GEE (Versão 3.0 ou superior) © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

5 Modelo RETScreen® de Análise da Redução da Emissão de GEE
Metodologia padronizada desenvolvida pelo NRCan em conjunto com o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), o Centro UNEP RISØ de Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (URC), e o Fundo de Protótipo de Carbono do Banco Mundial (PCF) Validado por um grupo de especialistas do Governo e da Indústria © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

6 Tipo de Análise Análise Padrão: RETScreen® utiliza automaticamente os valores padrões da indústria e do IPCC para: Fatores de equivalencia de CO2 para CH4 e N2O Emissões de CO2, CH4 e N2O para combustíveis comuns Eficiência para conversão de combustível para calor ou eletricidade Análise Customizada: o usuário especifica esses valores Análise definida pelo usuário: o usuário entra diretamente com os fatores de emissão de GEE (Versão 3.0 ou superior) Não especifica combustíveis e eficiencias de conversão © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

7 Definindo a Linha de Base
Diferentes linhas de base para cálculos de emissões de GEE: Linha de Base estática histórica (toda a capacidade de geração existente) Linha de Base estática histórica baseada em tendencias recentes Linha de Base estática futura baseada em projetos de expansão Linha de Base dinâmica marginal futura Outros RETScreen® permite uma mudança da linha de base durante o curso do projeto (Versão 3.0 ou superior) Pode ser baseado em áreas internacionais, nacionais ou sub- nacionais Ainda em negociação através do Protocolo de Kyoto O usuário deve ser habilitado a decidir pelo tipo de linha de base e não superestimar a redução de emissões © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

8 RETScreen® Facilita os Projetos de MDL e IC do Protocolo de Kyoto
Projetos do Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) : Países industrializados or empresas que investem em projetos de redução de emissão de GEE em países em desenvolvimento, granham créditos por esses projetos Projetos de “pequena escala” de MDL podem utilizar metodos de linha de base simplificados Projetos de eletricidade ≤ 15 MW Projetos de Eficiência Energética com economia ≤ 15 GWh por ano Projetos de Implementação Conjunta (IC) : Países industrializados ou empresas ganham créditos por redução de emissão através de investimento em projeto em outro país que tenha metas de redução de emissão pelo Protocolo de Kyoto (p.ex. Países do Anexo I) Projetos típicos de países com economia em tansição Projetos de MDL e IC precisam comprovar “adicionalidade” – reduções de emissão superiores àquelas obtidas no cenário da linha de base © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

9

10

11 Conclusões RETScreen® calcula a redução anual de emissão de GEE para um projeto de energia limpa comparado a um sistema de caso de base Fácil de usar, porém exige que o usuário defina o cenário do caso base cuidadosamente, para projetos de maior porte Modelo considera novas regras do Protocolo de Kyoto a nível de estudo de pré viabilidade Para manter a credibilidade, o usuário não deve superestimar a redução de emissões de GEE do projeto proposto © Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.

12 Perguntas? www.retscreen.net Photo Credit: Environment Canada
© Minister of Natural Resources Canada 2001 – 2005.


Carregar ppt "Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google