A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES

2 A Joana e o André parece terem voltado ao tempo da pré-primária
A Joana e o André parece terem voltado ao tempo da pré-primária! Toda a tarde a fazer figurinhas, pintar, contar … que giro! Afinal, já estão no 6º Ano! Estão a trabalhar com números racionais, fracções … sei lá … nomes esquisitos ! ! ! Anda ! Vamos espreitar! eh..eh!!?

3 Escreve para cada caso a fracção que representa a porção pintada.
Ah!... Muito bem! Afinal tu também gostas destas brincadeiras…

4 Parabéns! Está correcto.
Então, agora, responde-me tu, a ver se sabes: De todas aquelas fracções, quais as que representam números menores que 1? Números menores que a unidade? Parabéns! Está correcto. Concluímos que: Quando o numerador é menor que o denominador, a fracção representa um número menor que 1.Chamam-se FRACÇÕES PRÓPRIAS.

5 E quais daquelas fracções representam números maiores que 1?
Números maiores que a unidade? Parabéns, outra vez! Concluímos que: quando o numerador é maior que o denominador, a fracção representa um número maior que 1. Chamam-se FRACÇÕES IMPRÓPRIAS.

6 Parabéns, pela 3ª vez! E quais representam o número 1?
Representam a unidade? Parabéns, pela 3ª vez! Concluímos que: Uma fracção representa o número 1 (a unidade) quando o numerador é igual ao denominador.

7 Descobre as duas fracções que são “intrusas” neste grupo.
Agora vou eu brincar contigo! Queres? Considera as fracções: Descobre as duas fracções que são “intrusas” neste grupo. Pois é… também acertaste. As intrusas são: e As outras são: FRACÇÕES DECIMAIS, ou seja, fracções cujo denominador é 10, 100, 1000… (potência de base 10).

8 Mais um desafio para ti:
Escreve sob a forma de numeral decimal, o número representado por cada uma das fracções decimais.

9 Fracções com igual denominador….
Na festa de anos da Joana, todos os bolos estavam cortados em doze fatias iguais. O gráfico refere-se ao número de fatias de cada bolo, que se comeu durante a festa.

10 Escreve a fracção correspondente ao número de fatias que se comeu de cada bolo.
Amêndoas Chocolate Noz Conclusão: Fracções com igual denominador, representa um número maior a que tiver maior numerador.

11 Fracções com igual numerador…
A mãe do André pôs-lhe um problema: tenho uma barra de chocolate para repartir por duas, três ou quatro crianças. Em que caso, ficará cada criança com mais chocolate? O André pensou, fez um esquema e depois respondeu. Quando são só duas crianças. Concordas com o André? Conclusão: Fracções com igual numerador, é maior a que tiver menor denominador.

12 E se as fracções tiverem diferentes numeradores e diferentes denominadores? Como fazer?
é maior ou menor que ? É fácil !!! Logo Podemos dividir o numerador pelo denominador e comparar os resultados.

13 FRACÕES EQUIVALENTES A Educadora deu a cada um dos meninos: Zezinho, Pedrinho e Joãozinho, uma folha A4 para pintarem como se fosse uma parede. O Zezinho pintou da folha, o Pedrinho e o Joãozinho Qual deles pintou mais? Zezinho Pedrinho Joãozinho Afinal, pintaram todos a mesma porção de folha. Fracções equivalentes são fracções que representam o mesmo número.

14 Repara: x 4 : 4 x 2 : 2 ou x 2 : 2 x 4 : 4 Princípio de equivalência de fracções: se multiplicarmos ou dividirmos ambos os termos de uma fracção pelo mesmo número inteiro, diferente de zero, obtemos uma fracção equivalente à dada.

15 Faz tu. Por exemplo: x 3 x 2 x 3 x 2 : 5 : 5

16 Simplificar uma fracção é, obter uma fracção equivalente com termos menores.
Então, simplifica até ao máximo a fracção: : 12 : 2 : 2 : 3 ou : 3 : 2 : 12 : 2 não se pode simplificar mais. Chama-se FRACÇÃO IRREDUTÍVEL.

17 Então, gostaste? Até à próxima! ! ! ! Aprendeste? Compreendeste?
Espero que sim, pois foi esse o meu objectivo. Confesso que também me diverti a fazer estas “ Macacadas”; dei asas à imaginação e, por momentos ( HORAS ), voltei a ser criança! Mas, a pessoa mais importante agora és TU e como tal, espero que tenhas chegado à minha conclusão: A Matemática até é GIRA e a Brincar é mais fácil Aprender. Até à próxima! ! ! !


Carregar ppt "NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google