A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A gota de água que precisava de tomar banho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A gota de água que precisava de tomar banho"— Transcrição da apresentação:

1 A gota de água que precisava de tomar banho
Fábulas Naturais do Tio Quim A gota de água que precisava de tomar banho Ficha técnica: Textos de Walter Gomes Ilustrações e arranjo técnico de Quim Ferreira

2 - Era uma vez ... - ...era uma vez uma gota de água que precisava de tomar banho.

3 - Por que é que estão a fazer essa cara de espanto?

4 - É alguma coisa do outro mundo uma gota de água precisar de se lavar?
- Então uma gota de água não se pode sujar? - Pois olhem que esta gota de água de quem estou a falar, está suja e bem suja! - Se não acreditam, esperem um pouco, que ela já aí vem e conta-vos.

5 - Olá, eu chamo-me Gota de Água.
- Nasci muito longe daqui, num país que se chama Espanha. - Até chegar aqui, já corri muitos caminhos, e vivi muitas aventuras, algumas boas, outras nem por isso.

6 - E até apanhei algumas boleias, vejam lá.
- A primeira foi logo quando desci da nuvem onde me tinha juntado com milhões de amigas, todas iguais a mim: caí em cima das penas de uma grande águia, que conseguia voar sem bater as suas enormes asas. Chamam-lhe Águia-real, talvez por ser tão grande...

7 - Fui em cima dela durante um bom bocado, até que ela virou a cabeça de repente, para ver um coelho a correr lá em baixo nos campos. Como eu estava distraída deitada de costas, desequilibrei-me e lá fui a grande velocidade até que me consegui agarrar a uma folha de uma árvore. - Depois desci para outra, e outra, e outra, escorreguei pelo tronco, e só parei para descansar no meio das ervas.

8 - Foi aí que tive outra boleia: entrei num túnel de minhoca, que por acaso vinha a passar naquele instante, e me levou agarrada a ela, até eu ficar presa a uma raiz. - Mas não descansei por muito tempo: ainda me estava a encostar, quando comecei a descer pela terra abaixo. - Depois infiltrei-me mais pela terra dentro, até ficar numa espécie de lago subterrâneo, cheio de gotas de água.

9 - Durante alguns dias, a minha vida foi só brincar com as minhas amigas gotas; dançávamos à corda, corríamos umas atrás das outras, e dizíamos "olá" às gotas que iam chegando. - Até que, um belo dia, fizemos uma longa fila, e corremos até à superfície, a um sítio que se chama nascente, que é o sítio onde as pessoas dizem que nasce um rio. - Por isso, eu e as outras gotas éramos agora um rio.

10 - Ser rio é estar sempre em movimento - desde a nascente, nunca paramos. Umas vezes vamos devagarinho, que até dá sono; outras vezes, com licença que ninguém nos apanha. - Até ficamos com dores nas pernas. E a cabeça anda à roda, que aquilo é só curvas e mais curvas. - Mas, como é tudo a brincar, nunca nos cansamos.

11 -. e de lá saíam umas coisas escuras que se agarravam a nós
- ...e de lá saíam umas coisas escuras que se agarravam a nós. Ficámos assim, todas sujas. A única coisa que estragou a festa foi o que nos aconteceu, já estávamos quase a chegar aqui à foz: Passámos perto de um enorme cano...

12 - É por isso que preciso urgentemente de tomar um grande banho.
- Até cheiramos mal. - É por isso que preciso urgentemente de tomar um grande banho. - Agora nem conseguimos brincar, porque ficamos coladas a todos os objectos que passam no rio. - O meu banho não é igual ao dos meninos e das meninas. Para eu ficar mais limpa, tenho de passar por umas coisas que se chamam filtros. - Vou explicar-vos como é, com a vossa ajuda.

13 - ... depois, fazem passar a água suja por um filtro de café...
- Primeiro, arranjam um copo de água suja... - ... finalmente, irão ter a possibilidade de ver um copo de água muito mais limpa!

14 - Que tal? Resulta ou não? - Agora o que faz falta é arranjar filtros destes para todas as gotas de água do rio Douro para que as minhas irmãs gotas fiquem também limpinhas.

15 - É para os meninos poderem nadar no nosso meio, que é uma coisa muito gira. Sabiam que quando os meninos nadam, fazem-nos muitas cócegas? - É verdade. Se não acreditam experimentem estar com muita atenção quando nadam, e hão-de confirmar que nos irão ouvir rir.

16 I F M Podes ver esta e outras histórias, na internet em

17 Ilustrações e arranjo técnico de
Ficha técnica: Textos de Walter Gomes Ilustrações e arranjo técnico de ´Quim Ferreira

18


Carregar ppt "A gota de água que precisava de tomar banho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google