Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O SCD E OS SERVIÇOS “WIRELESS”
AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES O SCD E OS SERVIÇOS “WIRELESS” Tom, Massih, or Masood Welcoming remarks Review of the process for selecting underwriters We are in the process of interviewing a half dozen investment bankers with the target of taking our company public in September of this year. Our process is to provide you with several hours of background information about the company, and a chance to meet as much of the management team as we can assemble at a given moment. After this meeting, you will have the opportunity to return for a pitch session to tell us about your capabilities and how you would support WFI as a public company. The presentation that follows is not intended as a preview of the road show -- it involves a couple of hours of detail that we feel is important to your understanding of our business. Introductions, review of agenda Edmundo Antonio Matarazzo Superintendência de Universalização
2
Desafio do Acesso a Informação
3
ESTRUTURA INTERNACIONAL DA INTERNET
4
Evolução do número de usuários brasileiros
usuários x 1000 fonte: IDC 1900 3000 4800 7600 9600 11300 14400 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 1997 1998 1999 2001 2002 2003
5
MERCADO DE COMPUTADORES PESSOAIS
6
CARACTERISTICAS DOS USUÁRIOS BRASILEIROS
Fonte: IBOPE - Base: Janeiro DATAFOLHA – Base: Setembro 2001
7
Distribuição por idade
8
USUÁRIOS RESIDENCIAIS E CORPORATIVOS
TOTAL DE USUARIOS Fonte: IBOPE - Base: Janeiro DATAFOLHA – Base: Setembro 2001
9
USUÁRIOS POR CLASSE DE RENDA
TOTAL DE USUÁRIOS Fonte: IBOPE - Base: Janeiro DATAFOLHA – Base: Setembro 2001
10
Serviço Internet no Brasil
Número de Dominios Fonte: FAPESP (registro.br/estraticas.html) (26/10/02))
11
SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS - SCD
12
BRECHA DIGITAL SOLUÇÃO ABRANGENTE EQUIPAMENTO TERMINAL ACESSO
INFORMAÇÃO CAPACITAÇÃO
13
Disponibilidade Tecnológica
Conceitos eletrônicos elétricos Tecnologia Digital da Informação
14
COMPONENTES ESTRUTURAIS DE MERCADO
Serviços & Aplicações Tecnologia Infra-estrutura
15
Criação de serviço Demanda por acesso a serviços
Disponibilidade de recursos tecnológicos Legislação e regulação apropriadas Disponibilidade de serviços (Universalização) Otimização de recursos escassos Uso eficiente da infra-estrutura Interoperabilidade de serviços e redes Qualidade e Competição
16
Serviço de Comunicações Digitais
O Serviço de Comunicações Digitais destinado ao uso do público em geral – SCD, será prestado nos regimes público e privado, nos termos dos arts. 18, inciso I, 64 e 65, inciso III, da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, Lei Geral de Telecomunicações – LGT e do disposto neste Plano Geral de Outorgas. O SCD é o serviço de telecomunicações de interesse coletivo , que por meio de transporte de sinais digitais permite o acesso às redes digitais de informações destinadas ao acesso público, inclusive da Internet.
17
BANDA LARGA INTERNET ?? INTRANET?? ETHERNET??
18
Aplicações e Serviços Aplicações: uso das serviços de telecomunicações para desenvolvimento de uma atividade, ex.: entretenimento, comércio, pesquisa, transações bancárias, educação, saúde, segurança, monitoramento, entre outros. Serviços de Telecomunicações: agente facilitador no acesso a informação e uso das aplicações, instrumento para universalização do acesso a informação e aplicações e redução da chamada “Brecha Digital”.
19
“NÃO É NECESSÁRIA A PROPRIEDADE DE EQUIPAMENTO TERMINAL OU A CONTRATAÇÃO DE ACESSO INDIVIDUAL PARA SER ASSINANTE DO SCD”
20
“CADA USUÁRIO TEM DE SER TRATADO COMO INDIVÍDUO ÚNICO”
21
Características Gerais do SCD
INTERNET PASI`s SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS COMUNICAÇÕES DIGITAIS USUÁRIOS REDES DIGITAIS DE INFORMAÇÃO PERFIS DE USUÁRIOS
22
Futuro Serviço Universal
Internet Redes do STFC, SMC, SMP e outras Rede de Sinalização Tratamento de chamadas Gateway (router) Comutador NGN PTS Tradicional Mundo IP Serviços Customizados Definição de Serviço Gerência de Tarifação Aplicações Usuário Prestadoras Definição Provisionamento SS7 - IP
23
Um novo Serviço Universal
DTH TV A CABO STFC X-DSL INFORMAÇÃO TV TERRESTRE MMDS SMP SCM Serviço Universal
24
A MODELAGEM OBRIGAÇÒES DE UNIVERSALIZAÇÃO SOMENTE A SERVIÇOS PRESTADOS EM REGIME PÚBLICO; OBRIGATÓRIA A LICITAÇÃO DE OUTORGA IMPUTAÇÃO PARA SERVIÇO JÁ OUTORGADO COMO EXCEPECIONALIDADE OBRIGAÇÕES DE UNIVERSALIZAÇÃO CONTRATUAIS E OBRIGAÇÕES DE UNIVERSALIZAÇÃO FINANCIADAS PELO FUNDO; OUTORGA POR SETORES SEGUNDO PLANO DE OUTORGA ESPECÍFICO VIABILIDADE DA CONCESSÃO RESSARCIMENTO A POSTERIORI, COMPROVADO POR PROCESSO ESPECÍFICO; TARIFAS POR VALOR DE REFERÊNCIA (MÁXIMO) PLANO DE CONTAS PARA DETALHAR COMPOSIÇÃO.
25
CUSTOMIZADO POR APLICAÇÃO
A MODELAGEM USO IMÓVEL USO EM MOVIMENTO NÃO É PESSOAL AUTONOMO CUSTOMIZADO POR APLICAÇÃO
26
AGNÓSTICO À TECNOLOGIA APLICÁVEL A VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
A MODELAGEM AGNÓSTICO À TECNOLOGIA APLICÁVEL A VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO PORTÁVEL EM DETERMINADAS CONDIÇÕES CAPAZ DE ATINGIR ÁREAS RURAIS
27
Novos Condicionamentos de Universalização
28
Exemplo de Terminal de Acesso Público – TAP´s
29
Universalização do STFC
POSTOS DE SERVIÇO: Instalar em todas os municípios, pelo menos um posto a cada grupo de habitantes (cerca de postos urbanos); Instalar em todas as unidades de serviço de cooperativas localizadas em áreas rurais (cerca de postos rurais); Instalar TAPs em localidades em zonas de fronteira e remotas. Os postos urbanos devem dispor de pelo menos 4 TUPs e 4 TAPs além de capacidade de enviar e receber fax. Os postos rurais devem dispor de pelo menos 1 TUPs e 1 TAPs além de capacidade de enviar e receber fax.
30
PÚBLICO, CIVIS E MILITARES
FUST - SEGMENTOS DEFICIENTES CARENTES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO ÁREAS REMOTAS E DE FRONTEIRA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE UNIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO, CIVIS E MILITARES EM PONTOS REMOTOS BIBLIOTECAS E MUSEUS ORGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA LOCALIDADES COM MENOS DE CEM HABITANTES INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA A DEFICIENTES COMUNIDADES DE BAIXO PODER AQUISITIVO
31
Saúde Saúde da Família Centrais de Regulação e Informação em Saúde
Central de Transplantes de Órgãos Cartão Nacional de Saúde
32
Museus e Bibliotecas Bibliotecas Públicas Federais, Estaduais e Municipais Bibliotecas de Centros de Difusão Cultural e Científica; e Bibliotecas de Organizações do Terceiro Setor
33
Exemplo para atendimento das escolas públicas
- 50.000 Escolas Atendidas 49.216 Por ano 51.539 58.901 74.400 41.075 2006 2008 2010 2012 2014
34
Municípios e População
500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 Municípios 109 401 938 1.351 2.762 População > hab. 50.000< hab. < 20.000< hab. < 50.000 10.000< hab. <20.000 10.000> hab.
35
ASPECTOS ENVOLVIDOS POLÍTICO SOCIAL ECONÔMICO INDUSTRIAL TECNOLÓGICO REGULATÓRIO
36
Constituição Princípios Fundamentais Soberania Cidadania
Dignidade da pessoa humana Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa Objetivos Fundamentais Construir uma sociedade livre, justa e solidária Garantir o desenvolvimento nacional Erradicar a marginalização Reduzir as desigualdades sociais e regionais Promover o bem de todos, sem qualquer discriminação
37
COMPONENTES POLÍTICAS
ATENDIMENTO A MÚLTIPLOS PROGRAMAS E INTERAÇÃO COM DIFERENTES ENTIDADES; PRIORIZAÇÃO NA APLICAÇÃO (OPERACIONAL),COM VÍNCULO A UMA REALIZAÇÃO DE OUTRO PROGRAMA, EX.: PROJETO PEDAGÓGICO); CONVIVÊNCIA ENTRE ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL; ALINHAMENTO C/ POLÍTICAS SETORIAIS (INDUSTRIAIS, TECNOLÓGICAS, ECONÔMICAS, FISCAIS); INTERPRETAÇÃO DOS OBJETIVOS DA LEI DO FUST (EX. EQUIPAMENTO TERMINAL, DURAÇÃO DOS PROGRAMAS, REDUÇÃO DE CONTAS....); ATENÇÃO A INTERESSES DIVERSIFICADOS; CONSCIENTIZAÇÃO DAS AUTORIDADES; DEPENDÊNCIA DO LEGISLATIVO (ORÇAMENTO E ESPECTATIVAS).
38
COMPONENTES SOCIAIS DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS;
COMPREENSÃO E ATENDIMENTO ÀS REAIS NECESSIDADES DA SOCIEDADE; PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES E CO-RESPONSABILIDADE COM ENTIDADES BENEFICIADAS; CAPACITAÇÃO E ACULTURAMENTO (VALORIZAÇÃO DOS VALORES NACIONAIS (LÍNGUA, HÁBITOS E COSTUMES); ESCLARECIMENTO DO PÚBLICO; ENGAJAMENTO DAS ENTIDADES BENEFICIADAS NOS PROGRAMAS.
39
COMPONENTES ECONÔMICOS
OUTORGA DE SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO (PARTICIPAÇÃO DE QUALQUER EMPRESA OU GRUPO); FONTES DE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS; TRIBUTAÇÃO NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUST; UTILIZAÇÃO DE RECURSOS (ESCASSEZ X SOBRAS); IDENTIFICAÇÃO DE OUTRAS FONTES; FLUXO FINANCEIRO DE LONGO PRAZO; COMPETIÇÃO POR RECURSOS DA UNIÃO; INFLUÊNCIA DA TAXA DE JUROS E CAMBIAL (ESPECIALMENTE ELETRÔNICOS); TARIFAS/REAJUSTES E SEU IMPACTO NOS RESSARCIMENTOS; DESONERAÇÃO DE RECURSOS DO FUST.
40
COMPONENTES INDUSTRIAIS
FOMENTO À INDUSTRIA NACIONAL; FONTES DE FINANCIAMENTO PARA DESENVOLVIMENTO; CAPACIDADE DE FORNECIMENTO, INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E SUPORTE (EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL); DISPONIBILIDADE DE SOLUÇÕES TECNOLOGICAS A CUSTOS RAZOAVEIS; RELACIONAMENTO E INTEGRAÇÃO ENTRE AGENTES DE DIFERENTES SEGMENTOS (TELECOM COM OUTROS SETORES); ESCALA E CONSUMO EM REGIME COMPATIVEIS COM AS NECESSIDADES;
41
COMPONENTES TECNOLÓGICOS
OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NACIONAL; DEPENDÊNCIA DE FORNECEDORES MONO/OLIGOPOLISTAS; AS VISÕES DOS ACADÊMICOS DA TECNOLOGIA X A VISÃO DOS ACADÊMICOS DAS ÁREAS ESPECÍFICAS (PEDAGOGOS, MÉDICOS...); JOGO TELECOMUNICAÇÕES X INFORMÁTICA; AS ONDAS DAS TOPOLOGIAS E CONFIGURAÇÒES: DESCENTRALIZADO CENTRALIZADO INOVAÇÃO E COMPATIBILIDADE COM A CONVERGÊNCIA GLOBAL.
42
Entidades beneficiadas
PRINCIPAIS AGENTES Usuário Beneficiados Entidades beneficiadas ANATEL FUST Prestadores do Serviço Atores são as entidades envolvidas no provimento de um serviço. Cada ator exerce papéis. Algumas vezes um ator pode representar mais de um papel. Papéis Usuário: consumidor do serviço Provedor de rede: operador da infra-estrutura Provedor de serviço: quem efetivamente oferece o serviço ao usuário. Muitas vezes o mesmo ator é provedor de rede e de serviço (como no caso da telefonia) Provedor de conteúdo: quem elabora ou produz o conteúdo do serviço. No provimento de um serviço, os papéis podem se desdobrar: um provedor de rede de acesso diferente do provedor de rede backbone. Provedores de Rede RI HFC SS#7
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.