A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”
1. MÍSTICA ILUMINANDO OS OBJETIVOS A Mística do VI Sulão está concretizada neste pequeno móvel que é um Berço com o tema: Família, berço da vida e da fé. O seu objectivo geral tem como síntese: Fortalecer a família como espaço da experiência comunitária da fé e vida. “Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”

3 “Coloquem-se ao serviço uns dos outros, através do amor” (Gl 5, 13)
II. O LEMA INSPIRADOR “A Catequese e a Família unidas pelo compromisso de evangelizar, são chamadas ao serviço do amor e dos outros.” (Manual VI Sulão) “Coloquem-se ao serviço uns dos outros, através do amor” (Gl 5, 13)

4 III. O BERÇO COMO SÍMBOLO
O termo Mística é aplicado para descrever a crença ou a vivência forte e globalizante sobre uma verdade... A Mística expressa-se através de símbolos como: a Cruz para o Cristianismo, a meia lua para o Islamismo...

5 III. O BERÇO COMO SÍMBOLO
O VI Sulão buscou uma mística para seu encontro no símbolo do berço para explicar que a Família é o berço da vida e da fé.

6 IV. A PARÁBOLA FAMILIAR DO BOM SAMARITANO
“...disse o psicólogo: olhai, eu não disse que a família se perdeu na teoria da total liberdade sexual, na falta de valores referenciais, que ela se tornou grande desmancha-prazer dos filhos e repressora dos seus desejos de felicidade? Então só poderia acabar assim, rejeitada...” (Psicólogo representante de uma das escolas de psicologia) “...disse o sociólogo: faz tempo que, através de minhas pesquisas concluí que a família perdeu sua identidade própria, tornou-se uma instituição falida e que deveria acabar. Precisamos de viver a era da modernidade pós-contemporânea que oferecem outros modelos de vida familiar....” (Sociólogo representante das teorias modernas)

7 IV. A PARÁBOLA FAMILIAR DO BOM SAMARITANO
“... o Bom Samaritano, viu a família mal tratada, perdendo muito sangue e recordando as atitudes de Jesus, teve pena e compaixão, inclinou-se sobre ela, tomou-a em seus braços e levou-a para seu Hospital que se chama Pastoral Catequética e a entregou aos médicos e enfermeiras especializados que se chamam Catequistas da Família. (Igreja Católica)

8 V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ?
“... tudo isso é um programa de vida missionário que tem como lema: Discípulos e Missionários de Jesus, para que n’Ele os nossos povos tenham vida...” “Quem embala um berço, está embalando o futuro do mundo” (Manual VI Encontro do Sulão) Traduzindo, quem cultiva educação cristã de uma criança, desde o seu berço, desde sua infância, está promovendo a formação dos homens e mulheres que irão renovar o mundo.

9 V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ?
Uma família de cristãos educou na fé os seus dois filhos. Ambos perderam a mãe prematuramente, então, o pai da família sentiu ainda maior a responsabilidade em educar cristãmente os filhos, sobretudo o mais novo, após a morte do filho mais velho. (História de vida – Papa João Paulo II)

10 V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ?
Na Albânia, dominada por um comunismo cruel, um lar corajoso conservou a fé e embalou cristãmente o berço de uma menina que se chamava Agnes. Essa educação religiosa foi tão bela, que esta menina, agora adulta, foi para um grande país, a Índia, e revelou pelo exemplo e testemunho a fé cristã... (História de vida – Madre Tereza de Calcutá)

11 A Fraternidade e a Família Lema:
VI. FAMÍLIA BERÇO DA VIDA Catequistas! A campanha da Fraternidade de 1994, já alertava sobre a importância da família, com o seu slogan interrogativo: A família como vai? A resposta é: Não vai bem, pois os novos salteadores dos tempos modernos a atacam de todos os lados e por todos os meios, roubando e saqueando os seus maiores valores como a unidade, fecundidade e santidade. Tema: A Fraternidade e a Família Lema: A Família, como vai?!

12 SALVA-VIDAS DAS FAMÍLIAS, DESDE O VENTRE MATERNO.
VI. FAMÍLIA BERÇO DA VIDA VI SULÃO! FORME CATEQUISTAS SALVA-VIDAS DAS FAMÍLIAS, DESDE O VENTRE MATERNO.

13 VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA
Precisamos acreditar como dizia o Papa João Paulo II, que a salvação do mundo passa pela família. É a família que salvará a família. Como Bons Samaritanos precisamos de curar as muitas chagas que o mundo moderno causou no seio da família, tais como: infidelidades, separações, aborto, perda da fé e procuremos levar a todas as famílias a convicção de serem berços da fé e da vida.

14 VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA
Recordar aos pais que a catequese familiar é de certo modo insubstituível e que eles são os primeiros e permanentes catequistas de seus filhos. Que a família deve ser discípula e missionária de Jesus, começando por ser Igreja Doméstica, onde se cultivam os Grupos Bíblicos e a leitura orante da Bíblia. E sobretudo que a Vocação universal à Santidade é dirigida a todos, pois o mundo precisa de famílias santas.

15 Se o Natal não fosse um dia E se as mães fossem Maria
VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA Por último, em estilo de oração, cantemos o refão do canto que espera que todas as famílias sejam um “clone” da Sagrada Família de Nazaré: “Tudo seria bem melhor Se o Natal não fosse um dia E se as mães fossem Maria E se os pais fossem José E se a gente se parecesse com Jesus de Nazaré.” Amém.

16


Carregar ppt "“Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google