A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Este peixe é mesmo fresco?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Este peixe é mesmo fresco?"— Transcrição da apresentação:

1 Este peixe é mesmo fresco?
EB 2,3 AIRES BARBOSA Este peixe é mesmo fresco? Trabalho realizado pela equipa do 6º ano, 2º Ciclo “DEFENSORES DOS OCEANOS”: Íris Duarte Bruno Pereira Margarida Ferreira Professora: Fernanda Raimundo

2 Este peixe é mesmo fresco?

3 Introdução Por vezes, quando compramos peixe, ele já foi pescado há alguns dias e não foi conservado nas melhores condições. Este trabalho vai servir para aprender a verificar se o peixe é fresco, pouco fresco ou não comestível.

4 Procedimento 1- Fomos comprar peixe fresco. 2- Colocámos o peixe nos recipientes dentro do frio durante os dias necessários e estabelecidos. 3- Retirámos o peixe do frio e procedemos à sua análise. 4-Preenchemos a ficha de avaliação sensorial de frescura do peixe, considerando: (classificação:  Não;  Sim; (amarelo) mais ou menos.

5 Observámos, na experiência, que:
A dourada se conserva mais tempo do que a sardinha. O tipo de peixe influencia o tempo de conservação. A brânquia da dourada se conservou mais tempo do que a brânquia da sardinha. A espessura da dourada é sempre maior que a da sardinha.

6 Dourada Antes: Depois:

7 Sardinha Antes: Depois:

8 Carapau Antes: Depois:

9 Análise rápida Numa primeira analise rápida observou-se que antes da experiência o peixe apresentava uma cor brilhante e consistência dura. Com o passar do tempo passou a apresentar cada vez menos brilho e consistência mole. Observou-se com mais pormenor os olhos e a forma do corpo. O cheiro mudou ao longo do tempo.

10

11

12

13 Análise rápida Numa terceira análise mais complexa:
as brânquias deixaram de apresentar uma cor vermelho - viva para apresentar uma cor vermelho - escura. o interior do peixe passou a apresentar uma consistência mole.

14 Conclusão Alguns peixes conseguem conservar - se mais tempo do que outros. Um peixe está fresco se o aspecto geral do peixe for brilhante e a brânquia apresentar cor vermelho-viva.


Carregar ppt "Este peixe é mesmo fresco?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google