A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Símbolos de Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Símbolos de Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 Os Símbolos de Portugal

2 A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que conhecemos e o nome da sua moeda para o escudo ($) Actualmente, a moeda portuguesa é o Euro (€).

3 O hino que conhecemos hoje foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República (em 5 de Outubro de 1910). Tem o nome de “A Portuguesa”. A música foi escrita por Alfredo Keil e a letra por Henrique Lopes de Mendonça, ainda antes da revolução.

4 A Portuguesa Heróis do mar, nobre Povo
A Portuguesa Heróis do mar, nobre Povo. Nação valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Refrão: Às armas, às armas Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas Pela Pátria lutar, Contra os canhões marchar, marchar!

5 Sabias que a música original tinha mais duas partes que foram retiradas em 1957? Achava-se que ficava muito comprido e difícil de decorar. Esta versão era assim: II Desfralda a invicta Bandeira, À luz viva do teu céu! Brade a Europa à terra inteira Portugal não pereceu. Beija o solo teu jucundo O oceano, a rugir d'amor, E o teu braço vencedor Deu mundos novos ao Mundo! III Saudai o Sol que desponta Sobre um ridente porvir; Seja o eco duma afronta O sinal de ressurgir. Raios dessa aurora forte São como beijos de mãe, Que nos guardam, nos sustêm Contra as injúrias da sorte.

6 Ocasiões em que se canta o Hino:
- Em cerimónias nacionais civis e militares onde se faz uma homenagem à nossa Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. - Também quando se trata de saudar oficialmente, em território nacional, um chefe de Estado estrangeiro, depois de ouvido o hino do seu país.

7 A nossa Bandeira A Bandeira de Portugal é o símbolo vivo do nosso passado. Nela está representada a nossa história e cada elemento tem um significado.

8 A nossa bandeira As cores predominantes na bandeira portuguesa são o verde e o vermelho. O verde representa a Esperança e a Liberdade. O vermelho representa a Vida, pois é a cor do sangue derramado na defesa da pátria.

9 Os outros elementos centrais representam os símbolos mais importantes da História de Portugal.
A esfera armilar representa os Descobrimentos Portugueses.

10 A faixa vermelha com os sete castelos a ouro representa a Independência de Portugal.
Os sete castelos referem-se aos castelos conquistados aos Mouros por D. Afonso III.

11 As cinco quinas representam os cinco reis mouros vencidos por D
As cinco quinas representam os cinco reis mouros vencidos por D. Afonso Henriques em Ourique. Em cada quina vêem-se cinco pontos brancos, que representam as cinco chagas de Cristo.

12 Os Símbolos de Portugal
Para além do Hino e da Bandeira Nacionais há outro elemento que representa Portugal em qualquer parte do mundo. Sabes qual é?

13 Actualmente o Dr. Cavaco Silva é o Presidente da República.

14 Lembra-te de que: Devemos respeitar todos os símbolos da Pátria: Hino Nacional; Bandeira Nacional e Presidente da República. É crime não o fazer.


Carregar ppt "Os Símbolos de Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google