A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)"— Transcrição da apresentação:

1 Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Utilização do correio electrónico

2 Introdução à Internet O que é a Internet?
É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de redes telefónicas, ligações por satélite e fibras ópticas.

3 Introdução à Internet Para que serve?
Serve para procurar e trocar conteúdos (informação) com carácter profissional ou apenas lúdico.

4 Introdução à Internet De que necessitamos para estabelecer uma ligação à Internet? Computador Modem Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL Conta de acesso a um fornecedor de serviços Internet – ISP (Telepac, Clix, Sapo, Via.Net.Works, Oninet, IOL, Netcabo) Software (que permite o reconhecimento do modem e da ligação do computador à Internet e outros, como um browser, etc.) Modem – aparelho que permite aos computadores comunicarem entre si através das linhas telefónicas. A velocidade de transmissão de um modem é medida em bits por segundo (bps). Um Fornecedor de serviços (ISP – Internet Service Provider) é uma entidade (empresa ou organização) que nos abre uma “porta” de entrada para a Internet. O nosso computador é ligado ao computador dessa entidade que, por sua vez, está ligada à Internet.

5 Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si?
Para que a rede funcione os dispositivos dessa rede devem comunicar através da mesma linguagem, ou seja usar o mesmo protocolo. Os protocolos definem a forma através da qual os dados, enviados por programas, são transferidos através da rede. Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede não funciona. Um protocolo especifica como um programa deve preparar os dados para serem enviados para o estágio seguinte do processo de comunicação. Exemplo: Programas de correio eletrónico ( ) preparam as mensagens para estarem de acordo com os padrões de protocolo da internet, para serem aceitos pelos programas destinatários.

6 Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si?
A família de protocolos utilizada na Internet denomina-se TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol). Foi criada com o intuito de permitir que qualquer computador se possa ligar à rede.

7 Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si?

8 Introdução à Internet De que serviços básicos de que podemos usufruir?
Correio electrónico ou ; World Wide Web (WWW); Fóruns de discussão (Newsgroups); Transferência de ficheiros (FTP); Comunicação em tempo real (IRC); Videoconferência. Correio electrónico – possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, com endereço electrónico. É rápido e económico, permitindo o envio de texto e de todo o tipo de ficheiros. O endereço de tem a seguinte estrutura: nome do subdomínio (identifica o ISP). domínio principal (tipo de organização ou país) WWW – o conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhar de servidores.

9 Introdução à Internet Como configurar uma ligação à Internet? p. 62
Como ligar à Internet? p. 63

10 Navegação na WWW Browser: Netscape IE6 Opera 8
Firefox ( Correio electrónico – possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, com endereço electrónico. É rápido e económico, permitindo o envio de texto e de todo o tipo de ficheiros. O endereço de tem a seguinte estrutura: nome do subdomínio (identifica o ISP). domínio principal (tipo de organização ou país) WWW – o conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhar de servidores.

11 Navegação na WWW Janela do IE:

12 Navegação na WWW Janela do IE:

13 Navegação na WWW Janela do IE: Barra de menus: Menu Ficheiro
Menu Editar Menu Ver Menu Favoritos (adicionar/organizar favoritos) Barra de Ferramentas-Padrão Barra de endereços Barra de Hiperligações Barra de estado Barra do explorer (configurar lista de Histórico)

14 Navegação na WWW Procurar informação na WWW Motores e meta-motores:
Google – SAPO – YAHOO – CLIX – www. Clix.pt MSN SEARCH – ASKJEEVES – (em linguagem natural) LYCOS – DOGPILE – (dos mais poderosos metamotores de pesquisa) KARTOO – (resultados sob mapas)

15 Navegação na WWW Procurar informação na WWW Regra de ouro:
A eficácia dos resultados depende da objectividade com que a pesquisa é efectuada.

16 Navegação na WWW Procurar informação na WWW Funcionamento dos Motores:
1. Para pesquisas globais: Armazenamento da informação em bases de dados – ex. Google 2. Para pesquisa geral dentro de um tema, sem objectivo concreto: Armazenamento da informação em directórios temáticos 3. Para pesquisas mais vastas: Meta-motores: enviam o pedido para diversos motores em simultâneo

17 Navegação na WWW Dicas para pesquisar
De um modo geral os motores não distinguem maiúsculas de minúsculas, nem os acentos. Os motores não consideram palavras com menos de 3 caracteres. Utilizar várias palavras chave, por ordem de relevância. Filtrar a informação utilizando os sinais +, - e “”. Procurar por famílias de palavras, através de *.

18 Navegação na WWW Dicas para pesquisar
Pesquisar em português no Google e SAPO, ou escolher origem do site (palavra site:pt). Utilizar operadores boleanos: and, or, not (útil para pesquisa em línguas diferentes). Para pesquisar pelo formato: termo filetype:formato (.pdf, .mp3, .doc, .jpg, etc.).

19 Navegação na WWW Guardar páginas da Internet (p.75)
Copiar e guardar texto. Copiar e guardar imagens Imprimir páginas da Internet Verifica os teus conhecimentos – p. 77

20 Navegação na WWW


Carregar ppt "Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google