A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Configurações de Rede.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Configurações de Rede."— Transcrição da apresentação:

1 Configurações de Rede

2 O que temos de configurar
Adaptador de Rede Que driver instalar ? Será preciso alguma configuração especial ? Protocolos IPX/SPX ? TCP/IP !?!?! NetBEUI ???!!!!??!!!

3 O que temos de configurar
Cliente de rede Cliente de rede Microsoft ??? Cliente de Rede Novell ??!!!? Cliente Banyan !!!!!? Serviços de rede Partilha para redes Microsoft ??? Partilha para redes Novell ???

4 Um pouco mais em detalhe

5 O adaptador de Rede Configurar IRQ e IO ou MEM para placas não Plug-n-Play Configurar “Media Type” para placas COMBO caso seja necessário (existem placas com interface para 10Base2, AUI e 10BaseT por exemplo)

6 Que protocolos adicionar
De preferencia instalar apenas um protocolo para toda a rede. TCP/IP é mandatório para acesso à Internet. IPX/SPX ou NetBEUI ?

7 Socorro !! Pânico !! Fiz reboot e o computador está a dizer que não encontra o servidor de DHCP. Mas eu não sei onde ele está ou se alguém o levou... :-)

8 Configuração de TCP/IP
Configuração Dinâmica (DHCP) Configuração Estática (ALAMANO)

9 Configuração Estática
Endereço IP Único para toda a rede A conjugação do endereço com a mascara de sub-rede identifica a nossa rede IP.

10 Que endereço é que eu uso ?
Endereços disponíveis para uso interno: x a x com a máscara x.y a x.y com a máscara 10.x.y.z com a máscara

11 Que mais tenho de configurar ?
Porta de Ligação pré-definida (Default Gateway) Endereço IP do router da Internet Serviço de DNS Configurar os servidores disponíveis:

12 Então e o WINS ???? É um serviço parecido com o DNS para resolução de nomes pertencentes aos computadores que participam numa determinada rede Microsoft. Para existir tem de ser instalado num servidor Windows NT (o servidor de WINS)

13 Agora já consigo Surfar ;-)

14 Mas... E o servidor da escola com os meus Ficheiros ???? Onde está ???

15 Os clientes da rede Se tiver um servidor Windows NT ou computadores Windows a partilhar ficheiros deverá ser adicionado o serviço de Cliente para Redes Microsoft Se tiver um servidor Novell adicione o serviço de cliente para redes Novell Se tiver os dois adicione os dois ...

16 E já agora o serviço de Partilha de Ficheiros e Impressoras
É só adicionar água e já está. Mais um Reboot. Em 99.9 % dos casos o serviço indicado é a partilha de ficheiros e impressora para redes Microsoft

17 As mais poderosas ferramentas para detecção de problemas e falhas nas redes TCP/IP

18 PING.EXE e WINIPCFG.EXE

19 O que é o ping ? Tambem há o pong ?
Consiste em enviar pequenos pacotes para um outro computador e ver quanto tempo demoram (ping para lá e pong para cá) Permite variar uma série de parâmetros: tempo de espera tamanho do pacote quantos pacotes envia para ver os outros fazer ping /?

20 E agora ? Estou sem net ! Como faço ?

21 Pingar o router da escola
Se houver resposta constante passar para o slide seguinte Caso o router não responda o problema é na rede local. Ver se o router está ligado. Ligar PC com cabo cruzado ao router e pingar a ver se responde

22 Pingar o servidor de DNS
Se responde então deve ser o serviço de DNS que está em baixo. Experimentar configurar outro servidor de DNS no TCP/IP e voltar a ver. Se não responde pode ser: linha RDIS avariada porta RDIS do router avariada POP da RCTS em baixo servidor de DNS em baixo. Experimentar pingar outro.

23 E o WINIPCFG para que serve ?

24 WINIPCFG.EXE Permite ver a configuração de TCP/IP actual do computador. Muito importante para saber endereço IP do computador quando a configuração TCP/IP é dinâmica.

25 FIM


Carregar ppt "Configurações de Rede."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google