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Agenda PLANO de NEGÓCIOS.

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Apresentação em tema: "Agenda PLANO de NEGÓCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 Agenda PLANO de NEGÓCIOS

2 Plano de Negócios É um documento que contém:
a caracterização do negócio; a forma de operar; as estratégias; plano para conquistar uma fatia do mercado; projeções de despesas receitas e resultados financeiros.

3 Perguntas Plano de NEGÓCIOS Qual é meu negócio? Aonde quero chegar?
O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizo? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso? Quanto vou gastar? Qual será meu retorno sobre o investimento?

4 Tipos de Negócios Prestação de Serviços Varejo Distribuidora
Empresa Industrial Empresa Mista

5 Custo de Vendas Elaboração de folhetos e materiais de propaganda;
Pesquisas de mercado; Estratégia de vendas; Treinamento força de vendas; Salários e comissões de vendedores; instalações físicas para abrigar equipes de venda e para show room

6 Estoque Ativos das empresas mantido sob a forma de mercadorias:
fabricadas pela empresa e que ainda não foram enviada aos clientes; utilizadas nas linhas de produção como insumo para fabricar seus produtos; de uso geral para a própria operação da empresa.

7 Tipos de Negócio FATOR TEMPO
Qual seria uma outra forma de diferenciar as empresas?? FATOR TEMPO

8 Tempo Start up: empresa que está sendo formada a partir da visão de um grupo de empreendedores, que se juntaram para concretizá-la.

9 Planejamento Concepção e análise de cenários futuros para um empreendimento (empresa, unidade de negócio) Estabelecimento de caminhos e objetivos (mercado) Definição de ações para se alcançar os objetivos e metas para o empreendimento.

10 Planejamento Estratégico: está associado a uma linha de ação que visa atingir objetivos de longo prazo; define o negócio da empresa, onde está e onde quer chegar; fixa objetivos macros que precisam ser detalhados e compatibilizados. Operacional: parte do estratégico e detalha cada um dos seus objetivos em metas e em planos para alcançar essas metas; tem horizonte de curto prazo.

11 Plano de Negócios Estrutura Sumário Executivo Resumo da Empresa
Produtos e Serviços Análise de Mercado Estratégia do Negócio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro

12 Plano de Negócios Sumário Executivo: é um extrato competente e motivante do PN. Qual a área de negócios, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter? Tudo isso dito de forma clara, objetiva e sucinta.

13 Sumário Executivo Composição:
Objetivo do PN: retratar a empresa e o negócio que se pretende empreender Empresa ou o Produto: a oportunidade que foi identificada, sua transformação em um negócio (empresa ou unidade de negócio) O que será vendido, qual o tamanho do mercado para os produtos e como será feita a abordagem a este mercado? Qual a missão da empresa, que imagem se pretende projetar dela, os fatores críticos de sucesso

14 Sumário Executivo Resumo de como o produto será vendido, como vai se manter atualizado, isto é como vai ser sua operação. Quem são os sócios e qual a estrutura de propriedade da empresa Quais os investimentos necessários para se posicionar no mercado Quanto será necessário mensalmente para a empresa se manter sem faturar (burning-rate) Qual a receita prevista e a sua evolução Quando será o ponto de equilíbrio Quando os investidores recuperarão o valor inv.

15 Resumo da Empresa Temos que identificar, entender e transformar a oportunidade em um negócio: O que a empresa ou unidade de negócio irá fazer. Qual o produto ou serviço que será comercializado. Quem são os proprietários da empresa, seus currículos (mostrando qualificações e habilitações para explorar o negócio) a forma como vão dividir as responsabilidades e gerenciar a empresa. A forma jurídica Custos iniciais da empresa, abertura...

16 Produtos e Serviços Descrever com clareza cada um dos serviços e produtos que a empresa vende. Descrever o mercado e as principais necessidades detectadas que podem ser atendidas pela empresa Quem são os competidores. Realizar comparação com o produto deles. Qual o material de apoio a venda Custos de fornecimento e os preços que podem ser praticados no mercado Avaliar as margens que podem ser praticadas Avaliação tecnológica e proteção dos produtos

17 Análise de Mercado Fazer projeções sobre o mercado: mercado total em unidades e em valor Como o mercado pode ser segmentado? Quais os critérios de segmentação Caracterizar a concorrência em relação ás fatias de mercado Como é a forma de vender ou como fazer a distribuição dos produtos Sensibilidade do mercado: preços, prazos de entrega, marca, suporte ao cliente... Análise da concorrência pontos fortes e fracos

18 Estratégia do Negócio Quais os segmentos do mercado em que vamos nos concentrar e por quê? Há algum caso de sucesso? Qual a oferta de produtos e serviços que será feita Priorizar os segmentos de mercado para atacá-los Conhecimento profundo dos concorrentes Estratégia de Preços: listas, descontos, formas de pagamento, créditos... Previsão de vendas Alianças estratégicas Processo estabelecido para atendimento a clientes Cronograma Implantação(etapas, pessoas e valor)

19 Organização e Gerência
Composição da equipe gerencial e dos quadros quantitativos de pessoal necessário por função explicitando perfis profissionais e resposabilidades. Estrutura de organização. Atribuição de cada área. Gerências com papel bem definido. Caso já se conheça a equipe apresentar dados Plano de pessoal: forma de remuneração, de avaliação de desempenho, de premiação, de evolução na carreira... Tabelar os custos de pessoal por centro de custos e por classe de despesa

20 Planejamento Financeiro
Pressupostos para fazer os planos financeiros Comparações entre os plano projetado e o desempenho de outras empresas Cálculo do ponto de equilíbrio econômico - financeiro da empresa (break even point) Cálculo de operar a empresa sem vender e sem produzir (burned cost) Demonstração de resultados no exercício: lucros e perdas projetadas com base nos custos projetados e na expectativa de receita

21 Planejamento Financeiro
Fluxo de Caixa expresso por uma planilha que mostra como serão cobertas as despesas efetuadas e qual o valor esperado das receitas por um período de tempo. Projeção do Balanço da Empresa Cálculo de indicadores tais como: margem bruta, lucro bruto, retorno do investimento, tempo de recebimento pós-venda....

22 Planejamento Financeiro
Pressupostos para fazer os planos financeiros Comparações entre os plano projetado e o desempenho de outras empresas Cálculo do ponto de equilíbrio econômico - financeiro da empresa (break even point) Cálculo de operar a empresa sem vender e sem produzir (burned cost) Demonstração de resultados no exercício: lucros e perdas projetadas com base nos custos projetados e na expectativa de receita


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