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Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

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Apresentação em tema: "Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Sistemas de Controlo João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores

2 Antevisão O que é o controlo estratégico?
Sistemas Controlo Estratégico Cultura Organizacional Sistemas de recompensas

3 O que é o controlo estratégico?
Definição controlo estratégico Selecção estratégia e estrutura da organização Criação do sistema de controlo e avaliação 3 3 3

4 Estratégia e Estrutura Responsabilidade Social
O Balanced Scorecard Estabelecimento Missão e Objectivos Desenvolvimento Estratégia e Estrutura Criação do Sistemas de Controlo: Eficiência Qualidade Inovação Responsabilidade Social Avaliação do Desempenho Acções correctivas para resolver problemas e explorar oportunidades 9 9 9 9

5 Sistemas controlo Definição de Sistemas Controlo Estratégico
Etapas no desenho dos sistemas de controlo Níveis dos Sistemas de Controlo 10 10 10

6 Etapas do desenho de Sistemas de Controlo
Estabelecer metas e alvos Criar medidas e monitorizar o sistema Comparar o Desempenho Face aos objectivos Avaliar e tomar medidas correctivas 14 14 14

7 Níveis dos Sistemas de Controlo
Gestão Empresa (Definir Controlos para empresa) Gestão Divisional (Definir controlos para as divisões) Gestores Funcionais (Definir controlos para as áreas funcionais) Gestores de Primeira linha 15 15 15

8 O Tableaux de Bord O tableaux de Bord deve ser essencialmente um instrumento de gestão e de acção muito sintético, rápido e frequente. É um instrumento de informação e diálogo e dirigido a apoiar a tomada de decisão. Constitui um conjunto piramidal, paralelo à hierarquia de centros de responsabilidade. É um instrumento personalizado do gestor.

9 O Tableaux de Bord Tableaux de Bord Sistemas Informação Gestão
Número Limitado Dados Visam Exaustividade Privilegiam a Rapidez Privilegiam a Exactidão Falam muitas Línguas Linguagem Financeira Acções Imediatas Acções menos Imediatas Abordagem Especifica Abordagem Geral

10 O Tableaux de Bord Fases do Estabelecimento:
Definir a Estrutura de Responsabilidade. Seleccionar os Objectivos e Variáveis Chave. Aspectos de Recolha Informação Selecção dos Indicadores. Apresentação do Indicadores

11 O Tableaux de Bord Objectivos Indicadores Rendibilidade Dimensão
Resultado Operacional Capitais Investidos Dimensão Quota de Mercado Inovação Vol. Negócios Novos Produtos Vol. Negócios Total Qualidade Taxa de Devoluções Clima Social Número de Horas Perdidas ou Taxa de Absentismo

12 O Balanced Scorecard Nas organizações obtêm-se o que se mede.
Os sistemas de controlo influenciam os comportamentos dos gestores e funcionários. Os gestores necessitam de uma visão balanceada de medidas de desempenho financeiro e operacional

13 O Balanced Scorecard O Balanced scorecard fornece resposta às questões fundamentais da empresa: Como os consumidores vêm a empresa ? Qual o nosso nível de desempenho ? Somos capazes de continuar a oferecer valor ? Como somos vistos pelos accionistas ?

14 Perspectiva Financeira Criação de Inovação e Valor
O Balanced Scorecard Perspectiva Financeira Objectivos Medidas Perspectiva Consumidor Perspectiva Interna Objectivos Medidas Objectivos Medidas Criação de Inovação e Valor Objectivos Medidas

15 Objectivos do Balanced Scorecard
O balanced scorecard traduz num único documento os vários elementos da estratégia. O balanced scorecard fornece uma visão integradora dos vários subsistemas da empresa. Obriga os gestores a traduzirem os seus objectivos em medidas de desempenho.

16 O Balanced Scorecard Contrariamente aos sistemas de controlo clássicos o B.S.C. coloca a estratégia e a visão da empresa em primeiro lugar. As medidas são definidas para permitir aos trabalhadores medirem os seus resultados. Permite ter uma visão de conjunto e das ligações essenciais entre os vários subsistemas. Fornece uma perspectiva interna e externa à empresa e focalizada não no passado mas sim no futuro da empresa.

17 Cultura Organizacional
Definição de Cultura Organizacional Valores Organizacionais Normas Organizacionais Socialização 23 23 23

18 Formas de transmitir a Cultura
Tácticas Socialização Sinais, Símbolos, e lendas Ritos e Cerimonias Normas e Valores Recompensa e Incentivos Cultura Organizacional 24 24 24

19 Cultura Organizacional
Elementos de uma cultura organizacional forte e adaptativa Propensão para a acção Natureza da missão da organização Como operar a organização 29 29 29

20 Sistemas de Recompensas
Recompensas individuais Prémios produtividade Comissões Bónus Promoções 30 30 30

21 Sistemas de Recompensas
Recompensas de Grupo ou organizacionais Bónus de grupo Participação nos lucros Opções de acções Bónus organizacionais 31 31 31

22 Sumário O que e o controlo estratégico? Sistemas controlo estratégico Cultura Organizacional Sistemas de Recompensas


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