A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade

2 Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9000
Década de 90: custos x  lucros; Fatores políticos, econômicos, sociais e culturais; Melhoria contínua para superar concorrência; Reformulação de velhos conceitos e filosofias; Avaliação de conformidade.

3 Avaliação de conformidade
Uma forma sistematizada para avaliar a adequação de produtos, de serviços, de processos ou de profissionais às normas ou regulamentos técnicos que foram preestabelecidos para obter uma certificação. Dessa forma a avaliação produz alguns benefícios, como: proporciona uma justa concorrência, informa e protege o consumidor, facilita a adequação aos mercados externos e agrega valor à marca.

4 Avaliação de conformidade
Por quem pode ser realizada: 1ª parte: realizada pelo fabricante ou fornecedor; 2ª parte: realizada pelo comprador ou consumidor; 3ª parte: realizada por uma instituição independente em relação aos interesses de qualquer uma das partes.

5 Avaliação de conformidade
Modalidades: Voluntária: vontade própria do solicitante; Compulsória: mediante exigência de terceiros.

6 Avaliação de conformidade
Órgãos: ISO (International Organization for Standardization); ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); INMETRO.

7 Gestão da Qualidade Norma ISO 9000

8 O QUE É ISO ? Sigla de uma organização não governamental, de caráter internacional, que elabora normas internacionais. Foi fundada em 1947 e tem sua sede em Genebra, na Suíça.

9 Objetivo da ISO Desenvolver e promover normas e padrões mundiais que viabilizem a unificação do conceito de qualidade entre os diferentes países do mundo.

10 Normas ISO série 9000 ISO 9000: Gestão da qualidade e garantia da qualidade. ISO 9001: Sistemas da qualidade e garantia da qualidade para desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. ISO 9002: Sistemas da qualidade e garantia da qualidade para produção e instalação. ISO 9003: Sistemas da qualidade e garantia da qualidade para inspeção e ensaios finais. ISO 9004: Gestão da qualidade e diretrizes do sistema da qualidade.

11 Vantagens da ISO 9000 Proporciona o conhecimento dos processos da organização; Envolve todas as pessoas da organização; Sistematiza o programa de gestão da qualidade; Permite uma comunicação fácil entre cliente e consumidor.


Carregar ppt "Gestão da Qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google