A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento"— Transcrição da apresentação:

1 5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento

2 HISTÓRICO E CONCEITO  O programa 5S's é uma ferramenta que veio do Japão    após a segunda guerra mundial visando auxiliar a melhoria da qualidade das indústrias japonesas que naquela época tinham um baixo nível de qualidade. Muita sujeira nas linhas de produção e um longo caminho até atingir a excelência.  O 5S visa a organização da área de trabalho para melhorar as condições de produção e também de trabalho para o indivíduo  Se inseriu na cultura empresarial ocidental como ferramenta da Qualidade.  Hoje, no Japão, não existe mais programa de 5S's, pois faz parte da cultura empresarial.

3 HISTÓRICO E CONCEITO O 5S é um conjunto de conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades e as suas atitudes  O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S  A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade dessas palavras foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português. Assim, o termo original 5S foi mantido, mesmo na língua portuguesa.  O termo "Senso de" significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a "aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular."

4 HISTÓRICO E CONCEITO A NATUREZA HUMANA DA QUALIDADE COMPARTILHAR
EMPRESTAR CEDER BRINCAR LAZER HONESTIDADE COM OS OBJETOS DOS OUTROS A NATUREZA HUMANA DA QUALIDADE NÃO BATER NOS OUTROS COLOCAR (MANTER) AS COISAS NO LUGAR LIMPAR EVITAR SUJEIRA MANTER A HIGIENE COLABORAR COM A DISCIPLINA

5 SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE O QUE É ? Senso de Utilização
Senso de Ordenação SEISO Senso de Limpeza SEIKETSU Senso de Saúde SHITSUKE Senso de Autodisciplina

6 Visão sistêmica do 5S Limpeza Ordenação Utilização Saúde
Autodisciplina Saúde Ordenação Utilização Visão sistêmica do 5S

7 Acompanhamento e Controle
Elaborar um chec list para Avaliações; Criar equipe e treinar os Avaliadores; Aplicar o chec list periodicamente; Fotografar; 3. Estabelecer meta para cada área; 4.Promover premiação para área destaque; e 5.Divulgar resultados das avaliações

8 OS DEZ MANDAMENTOS DOS 5S
Adotar os 5s é uma questão de atitude! 1. Ficarei com o estritamente necessário. 2. Definirei um lugar para cada coisa. 3. Manterei cada coisa no seu lugar. 4. Manterei tudo limpo e em condições de uso. 5. Combaterei as causas de sujeira. 6. Identificarei toda situação de risco. 7. Trabalharei com segurança. 8. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente. 9. Procurarei formas de melhorar meu trabalho. 10. Honrarei todos os compromissos.


Carregar ppt "5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google