A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PEDRO NUNES Área de Projecto Turma: 12ºE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA SECUNDÁRIA DE PEDRO NUNES Área de Projecto Turma: 12ºE"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE PEDRO NUNES Área de Projecto Turma: 12ºE
TURISMO

2 TURISMO PEDRO NUNES ALUNOS: JOÃO DE VASCONCELOS
SALVADOR CASTRO E SOLLA ALEIDE ELIAS PROFESSORA : Mª DO ROSÁRIO SILVA

3 Roteiro de Apresentação
1ª Parte O objectivo do trabalho. O tema. Porquê o Turismo? O que é o turismo? Estruturação do projecto.

4 O objectivo do trabalho
O objectivo primeiro do trabalho é realizar uma revista de viagens. TURISMO PEDRO NUNES É nosso propósito que no final a revista seja apresentada tanto a nível de suporte electrónico, por via de uma página na Internet, como por suporte papel. É nosso objectivo, com a revista, descobrir mais sobre o turismo nacional e internacional, descobrindo ao mesmo tempo mais sobre cada um dos destinos a abordar na revista.

5 Porquê o Turismo? Porque gostamos de viajar;
Porque o turismo foi um tema que logo nos cativou; Porque era um tema no qual sabíamos que íamos gostar de trabalhar; Porque queríamos descobrir mais sobre futuros destinos; Porque queríamos saber mais sobre o nosso planeta; Porque queríamos sugerir aos outros, aquelas que nos parecem as melhores formas de viajarem; Porque, também nós somos turistas.

6 O que é o Turismo? E um turista?
Turismo é a actividade de viajar, de conhecer lugares que não aquele onde se vive habitualmente / tudo o que se relaciona com os serviços organizados de viagens de pessoas que fazem turismo (movimento dos turistas) Segundo a organização mundial do Turismo (OMT), um turista é todo o visitante que passa pelo menos uma noite num alojamento colectivo ou alojamento privado.

7 Estruturação do projecto
1ªFase – Estrutura de todo o projecto; 2ªFase – Elaboração de um inquérito a alunos da Escola Pedro Nunes; 3ªFase – Recolha de materiais, documentos, informação; 4ªFase – Estrutura da revista; 5ªFase – Elaboração da revista (formato electrónico e papel.

8 Roteiro de Apresentação
2ª Parte O que já foi feito? O que vai ser feito..?

9 O que já foi feito? Estruturação do projecto;
Elaboração de um inquérito aos alunos da escola Pedro Nunes (público alvo da revista); Realização de um questionário ao Dr. Rodolfo Manuel Baptista Faustino (Coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal); Recolha de materiais, documentos, informação; Estruturação da revista; Início da elaboração da revista em formato electrónico.

10 O que vai ser feito..? Organização de todo o material recolhido para a revista. Continuação e conclusão da elaboração da revista em formato electrónico. Elaboração da revista em formato papel.

11 Roteiro de Apresentação
3ª Parte Os inquéritos O questionário “Macau” A revista: . Elaboração . Estrutura . Conteúdo

12 Os Inquéritos

13 O processo Foi realizado o inquérito a 109 alunos da escola secundária de Pedro Nunes (10% do total). 28 do ensino básico e 92 do secundário. Critérios: Critério 1 – Faixa etária Critério 2 – viagens em grupo (faixa etária superior) Critério 3 – necessidade de conhecer novas culturas: básico diferente de secundário Nota: alunos a frequentar o ensino básico têm menos autonomia e responsabilidade para viajar.

14 Os resultados Com os inquéritos pretendíamos saber as preferências dos alunos no que toca a destinos turísticos e assim chegámos aos seguintes destinos a abordar na revista: Nova Iorque, Estados Unidos da América (50%) Guia completo da Austrália com especial atenção em Sydney e Deserto Australiano (77%) Guia completo de Argentina e Chile, incluindo a Patagónia (61%) Interrail Europa (41%) Surf Trip (23%) Guia de praias em Portugal (52%)

15 A acrescentar aos destinos agora referidos os já antes definidos pelo facto de nos serem mais próximos e de maior conhecimento: Macau São Tomé e Príncipe Na revista serão apresentados na íntegra todos os resultados obtidos com os inquéritos.

16 O questionário “MACAU”
Questionário ao Dr. Rodolfo Manuel Baptista Faustino (Coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal): Que formas tem utilizado o governo de Macau para promover o seu território nível turístico no mundo, concretamente em Portugal? Tem havido receptividade por parte das populações? Que pode um turista fazer em Macau? O que mais promove o território turisticamente a nível internacional?

17 O número de turistas em Macau tem aumentado de forma significativa
O número de turistas em Macau tem aumentado de forma significativa. Também o número de turistas portugueses tem aumentado no território de Macau? Tem havido muitos investimentos em Macau. Em que áreas tem sido maior esse investimento? Ao nível dos empreendimentos turísticos como tem crescido? Também ao nível do ensino superior tem surgido nos últimos anos uma crescente promoção. Fale-me mais da situação do ensino superior no território. Em que condições, poderia um Português ir estudar para o território? Qual a oferta nível do ensino? Numa síntese, como promoveria o turismo em Macau?

18 A revista TURISMO PEDRO NUNES
Na revista poder-se-á encontrar todo o trabalho desenvolvido durante o projecto: Materiais utilizados, os inquéritos, as entrevistas, (…). Ainda que incida mais sobre os vários artigos destinados aos destinos de viagem.

19 Como se encontrão organizados os artigos relativos aos destinos escolhidos?
Informação sobre: Como ir; Porta-moedas; Como se deslocar; Onde ficar; Restaurantes e bares; Guias de viagem; Na Internet; Que fazer; (…)

20 Macau

21 Antiga colónia portuguesa até 1999, quando passou para administração da República Popular da China com estatuto especial. Concilia uma harmoniosa mistura entre edifícios históricos portugueses e chineses e a modernidade! É uma cidade predominantemente virada para a indústria do turismo, em especial para o turismo do jogo, donde advém parte da sua prosperidade. Conta ainda com um centro histórico que é Património Mundial da Humanidade da UNESCO. O seu número de visitantes tem vindo a aumentar de forma significativa. Não é difícil perceber porquê!

22 São Tomé e Príncipe

23 São Tomé e Príncipe é o país mais pequeno do continente africano.
Localiza-se no golfo da Guiné e é composto por duas ilhas, a de São Tomé e a do Príncipe. A linha do equador passa pelo seu território, pelo que apresenta um clima tropical equatorial. A sua capital é a cidade de São Tomé, a única cidade do arquipélago e conta com dos seus habitantes. É uma cidade rica em património histórico do seu tempo colonial. Conta com praias paradisíacas e é um destino a não perder, que cada vez mais pessoas começam a descobrir.

24 Nova Iorque

25 New York City Com os seus 8 milhões de habitantes é a maior cidade dos Estados Unidos e é uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, onde está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas. Apesar dos seus problemas, Nova Iorque continua a ser considerada uma das cidades mais interessantes e fascinantes dos Estados Unidos - se não do mundo - por muitas pessoas, atraindo mais turistas do que qualquer outra cidade americana, sejam turistas domésticos ou internacionais. É frequente também considera-la a cidade mais cosmopolita do mundo.

26 Austrália

27 Constituída por desertos, florestas tropicais, praias e cidades fascinantes este é daqueles destinos que qualquer turista deve desejar visitar. Com apenas 20 milhões de habitantes num território algo inferior ao Europeu apresenta ainda assim uma variedade enorme no que toca a actividades como o surf. As suas cidades oferecem uma vida cultural intensa e no fim sabe-se que valeu a pena estar entre o verdadeiro espírito “Aussie”!

28 Sydney

29 É a maior metrópole australiana, capital do estado da Nova Gales do Sul e conta com mais de 4 milhões de habitantes. É uma das cidades mais "multiculturais" do mundo! É a mais turística da Austrália e entre as maiores atracções turísticas encontram-se: Sydney Opera House Sydney Harbour Bridge Chinatown Darling Harbour) Sydney Tower Bondi Beach ANZAC Memorial

30 Deserto Australiano

31 Vista do Monte Conner, no Outback australiano

32 Argentina e Chile

33 A República Argentina e o Chile formam o extremo sul do continente sul americano. Com climas que variam entre o desértico e o frio polar antárctico, passando pelo tropical e com capitais ricas em história e com um próspero presente, são países que vale a pena visitar. Do tango às praias, das montanhas ao deserto, de Buenos Aires a Santiago. Conhece.

34 A Patagónia

35 Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antárctica.
Patagónia é uma região natural no extremo sul do continente americano que abarca a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagónios. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antárctica. É dona de uma rica fauna e flora. Conta, entre outros, com concentrações de leões-marinhos e pinguins.

36 SURF TRIP

37 África (Marrocos, África do Sul…)
Ásia (Indonésia, Filipinas, Tailândia, Japão…) Austrália e Nova Zelândia Estados Unidos da América Canadá México América do Sul (Brasil, Peru…) América Central Europa (França, Itália, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Irlanda) Oceânia

38 Interrail Europa

39 Interrail Europa Lisboa (Portugal) – Espanha – França – Reino Unido – Bélgica – Holanda – Alemanha – Suiça – Itália – Grécia – Polónia – Estados nórdicos e bálticos – Rússia – Europa Central e de Leste

40 Guia de praias em Portugal

41 Açores Algarve Costa Alentejana Costa Azul Costa de Prata (Leiria – Fátima) Costa Verde (Minho – Lima) Costa Vicentina Linha de Cascais Madeira Oeste (…)

42 TURISMO PEDRO NUNES Uma revista… … vários destinos … vários temas
… várias descobertas Vem descobrir um mundo fascinante… TURISMO PEDRO NUNES

43 TURISMO PEDRO NUNES ALUNOS: JOÃO DE VASCONCELOS
SALVADOR CASTRO E SOLLA ALEIDE ELIAS PROFESSORA : Mª DO ROSÁRIO SILVA


Carregar ppt "ESCOLA SECUNDÁRIA DE PEDRO NUNES Área de Projecto Turma: 12ºE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google