A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito."— Transcrição da apresentação:

1 O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito da disciplina. Os trabalhos inseridos devem reflectir o teu percurso ao longo do tempo e devem ser seleccionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas. O portfolio é uma construção contínua, progressiva e dinâmica. Assim, o seu conteúdo pode ser: melhorado; alterado; aumentado sempre que desejares.

2 Para que serve? O portfolio é mais um elemento de avaliação do teu progresso. Serve para: reflectires e perceberes que tipo de trabalho desenvolveste; quais as tuas dificuldades; em que situações aprendeste melhor; quais as tuas áreas de interesse; como é que te auto-avalias e criticas o teu trabalho. Estas informações são também muito valiosas para o teu professor

3 O que deve conter? O portfolio deve conter diversos tipos de trabalho, quer feitos em aula, quer fora dela. Os trabalhos podem reflectir o desenvolvimento de tarefas ou a versão final das mesmas. Deve também conter registos das várias etapas para o trabalho de projecto. Todos os trabalhos inseridos devem ser acompanhados de um comentário onde justificas a tua escolha.

4 O comentário pode responder a uma ou a várias destas perguntas:
De que modo é que a tarefa te ajudou a aprender alguma coisa? O que aprendeste a partir desta tarefa? Terias feito algo diferente se tivesses mais tempo? Como vês a qualidade do trabalho realizado?

5 Exemplos de Justificação
Podes justificar porque escolheste colocar determinado trabalho no portfolio desenvolvendo, por exemplo, as seguintes ideias: “Escolhi este trabalho porque...” “Este trabalho enriquece o meu portfolio porque...” “O meu portfolio revela um progresso porque...”

6 Como se organiza? Podes organizar o teu portfolio como quiseres, desde que respeite as várias secções obrigatórias (índice, introdução, trabalhos, comentários do professor). Deves ainda ter em conta a diversidade do trabalho realizado na aula. Uma proposta de organização do portfolio é: Índice; Introdução; Trabalhos; Comentários do professor;

7 Dentro dos Trabalhos: Actividades de investigação (relatórios das várias fases, materiais utilizados e/ ou produzidos); Problemas (formulação e/ ou resolução); Projectos/ trabalhos de grupo; Trabalhos de casa; Documentação recolhida ou produzida (notícias, problemas e resoluções, internet, revistas, etc.); Testes; Diversos (jogos, trabalhos relacionados com outras disciplinas ou uma reflexão do aluno sobre o modo como se relaciona com a ciência, etc.);

8 O que é avaliado? A selecção dos trabalhos;
A reflexão que fazes sobre os trabalhos; A organização; A evolução ao longo do ano;

9 http://www. prof2000. pt/users/j


Carregar ppt "O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google