A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Introdução à Administração da Produção e Operações

2 Formação de Facilitadores – Cristal
O que ganhamos participando de um treinamento? Conhecimento O que fazer com este conhecimento?

3 Formação de Facilitadores – Cristal
Conhecimento “versus” Dificuldades Ponto de Transição + - Curva das Dificuldades Zona de Conforto Desafios Curva do Conhecimento Períodos “ As Dificuldades Motivam os Desafios ”

4 EXCELÊNCIA NA GESTÃO O que não há em comum?
Formação de Facilitadores – Cristal O que não há em comum? EXCELÊNCIA NA GESTÃO

5 O Papel das Organizações
Formação de Facilitadores – Cristal O Papel das Organizações

6 Evolução do Foco das Organizações
Formação de Facilitadores – Cristal Evolução do Foco das Organizações

7 Evolução: Cenários e Organizações
Formação de Facilitadores – Cristal Evolução: Cenários e Organizações

8 Vantagem Competitiva:
Formação de Facilitadores – Cristal Vantagem Competitiva: A velocidade de Adaptação ao Ecossistema

9 A Evolução dos Modelos de Gestão
Formação de Facilitadores – Cristal A Evolução dos Modelos de Gestão

10 00 – 20 : O Desafiador Cenário Atual
Formação de Facilitadores – Cristal 00 – 20 : O Desafiador Cenário Atual

11 Formação de Facilitadores – Cristal
Os Próximos 20 anos

12 Modelos de Sistemas de Gestão Partes Interessadas

13 ? Integração dos processos Resultados Comercial Meio Ambiente
Administrativo Recursos Humanos ? Produção Segurança Qualidade Tecnologia da Informação J F M A M J Manutenção Ao analisarmos os resultados destes setores, não temos algo muito claro.

14 Integração dos processos
Comercial Qualidade Resultados Administrativo Produção Segurança Manutenção Tecnologia da Informação Recursos Humanos Ao adotar o modelo de gestão do Quali MT organiza-se o sistema de gestão de forma lógica e de fácil compreensão. Meio Ambiente

15 Formação de Facilitadores

16 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Evolução Histórica Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção Fluxos e recursos e de informações (Moura, 1989:2)

17 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Evolução Histórica: Pré-história: Caça Agricultura Pastoreio Revolução Industrial: Início da produção industrial moderna (utilização intensiva de máquinas, transformações urbanas e rurais, mão-de-obra em condições desumanas). Produção em massa: Marca americana (linha de montagem). “Administração científica” da produção (Taylor).

18 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Evolução Histórica: Pós segunda guerra mundial: Estados Unidos – firmou-se grande potência. Administração da produção – técnicas produtivas americanas. Marketing e Finanças Década de 1960: Transferência de técnicas e conceitos do ambiente industrial para serviços. Introdução do termo Operações. Década de 1970: - ADM da Produção readquire posição de destaque.

19 Histórico A Revolução Industrial do Século XVIII transformou a face do mundo; Esta Revolução marca o início da produção industrial moderna: Watt inventou a máquina a vapor na Inglaterra em 1765; Utilização intensiva de máquinas; Criação de fábricas; Melhoria das condições de trabalho; Transformações urbanas e rurais.

20 Histórico A Inglaterra foi o berço desta Revolução
Transformou-se na grande potência econômica do XIX; Devido ao grande capacidade de produção de produtos manufaturados; Realizava trocas por alimentos, minerais e matérias-primas em geral em condições extremamente vantajosas.

21 Histórico Em 1801, Eli Whitney apresentou o conceito de padronização de peças, onde ele escolhia ao acaso as peças para montar um rifle e dispará-lo. As Técnicas de Administração que se tornaram populares durante a maior parte do século XX, entretanto, nasceram ou se desenvolveram nos EUA; De lá para cá as técnicas e instrumentos de gestão da produção se difundiram por inúmeros países.

22 Histórico No início do Século XX um engenheiro chamado “Frederick Taylor”, introduziu o conceito da aplicação de racionalidade e métodos científicos à administração do trabalho nas fábricas, sendo conhecida como “administração científica”. A essência da filosofia de Taylor era que leis científicas governam o quanto um trabalhador pode produzir por dia, e que é função da administração descobrir e usar estas leis na operação de sistemas produtivos (e a função do trabalhador é de executar os desejos dos administradores sem questioná-los).

23 Histórico A chamada produção em massa, que foi e continua sendo a marca registrada dos EUA, pôde ser encontrada já em 1913, quando começou a linha de montagem da Ford; Diz-se que Ford teve a idéia ao observar o uso que um fabricante de relógios suíço fazia da tecnologia;

24 Histórico Todos os Ford modelo T foram pintados de preto;
A introdução da linha de montagem em agosto daquele ano, cada chassi era montado por um trabalhador em aproximadamente 12 horas e mais, oito meses mais tarde, cada trabalhador realizava uma pequena unidade de trabalho e o chassi sendo movido mecanicamente o tempo médio era de 93 minutos.

25 Histórico Os principais mecanismos de Taylor foram: Estudos de tempos e plano de incentivos; As idéias de Taylor forma amplamente aceitas no Japão contemporâneo, e até hoje há um forte legado taylorismo nas abordagens Japonesas à gestão da manufatura.

26 ATIVIDADE PARA SALA O que é logística?
Importância para a gestão de uma empresa e para o Brasil? Porque é importante organizar o sistema de gestão de uma empresa? Quais foram as mudanças dos últimos 20 anos em relação a gestão empresarial? O que é Gestão de Produção? O que é Gestão de Distribuição?

27

28 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Conceitos: “A Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços)”. (MOREIRA, 2008, pág. 3) “A expressão administração de operações diz respeito refere-se ao projeto, direção e controle dos processos que transformam insumos em serviços e produtos, tanto para os clientes internos quanto para os externos. (KRAJEWSKI, 2009, pág. 2)

29 Modelo geral da administração da produção
Objetivos estratégicos de produção Ambiente Estratégia de produção Recursos de entrada a serem transformados Papel e posição Competitiva da produção Materiais Informação consumidores Melhoria Projeto Recursos de entrada input Saídas de produtos e serviços output Consumidores Recursos de entrada de transformação Planejamento e controle Ambiente Instalações pessoal

30

31

32

33 Conceitos de AP Definição de AP: Gestão do processo de conversão que transforma insumos, tais como matéria-prima e mão-de-obra , em resultados na forma de produtos acabados e serviços. Davis et al, 2001

34 Introdução aos estudos da Administração da Produção
Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção Distinção entre produtos e serviços: Produto: bem físico, tangível (implica na fabricação de um produto). Ex.:(geladeira, automóvel, etc..) Serviço: é prestado, implica em uma ação. Ex.: Consulta médica consiste na ação exame-diagnóstico-prescrição. Características Indústrias Empresas de Serviços Produto Físicos Intangível Estoques Comuns Impossível Padronização dos Insumos Comum Difícil Influência da mão-de-obra Média/Pequena Grande Padronização dos produtos Fácil

35 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Objetivos e funções da Adm da Produção e Operações Objetivos estratégicos da produção: Contribuir para que se atinja os objetivos organizacionais a longo prazo. Traduzir os objetivos organizacionais em objetivos de desempenho de produção (qualidade dos bens e serviços, a velocidade com que são entregues, a confiabilidade, a flexibilidade e o custo de produção). Gestão eficaz das atividades desenvolvidas por uma empresa, visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

36 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Responsabilidades diretas da administração da produção: Entender os objetivos estratégicos da produção. Desenhar produtos, serviços e processos de produção; Planejar e controlar a produção; Melhorar o desempenho da produção.

37 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Objetivos e funções da Adm da Produção A Administração da Produção e Operações preocupa-se com o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle das operações produtivas de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa. (MOREIRA, 2008, pág. 7.) O Planejamento e a tomada de decisões: Nível estratégico Nível tático Nível operacional

38 Natureza das funções cobertas
Projeto do Sistema de Produção Operação do Sistema de Produção Controle do Sistema de Produção Funções ligadas a decisões ESTRATÉGICAS Planejamento da Capacidade Localização de Instalações Projeto do Produto e do Processo - Funções ligadas a decisões TÁTICAS Arranjo Físico de Instalações Projeto e Medida do Trabalho Previsão da Demanda Planejamento Agregado Funções ligadas a decisões OPERACIONAIS Programação e Controle da Produção Administração de Projetos Controle de Estoques: o Lote Econômico Controle de Estoques: Demanda Independente O Sistema MRP Controle Estatístico de Qualidade Medida da Produtividade Níveis de Atribuição

39 Operações na Prática Ler o Texto Operações na Prática. IKEA

40

41 Produção na Organização
Função Produção Representa a união de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Gerentes de Produção Exercem a responsabilidade particular de administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função de produção. Administração da Produção É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

42 Funções centrais e de apoio
Funções Principais Funções de Suporte Slack et al, 2002

43 Objeto de Estudo Tomada de Decisão Futuro Resultados
Produtos e Serviços Utilidades Satisfação Felicidade

44 Tomada de Decisão É o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. A decisão é tomada a partir de probabilidades, possibilidades e ou alternativas, para toda ação existe uma reação, portanto são de reações que são baseadas as decisões

45 Tomada de Decisão Está presente em todas as funções administrativas (Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar, etc.) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Obtenção das Informações Elaboração de Previsões Escolha da Opção Implantação da Decisão Avaliação do Desempenho Feedback

46 Futuro Objetivos a alcançar Incertezas a minimizar
Sonhos a concretizar Realidade desejável Produção Consumo Mercado

47 Resultados Fim almejado Ação de trabalho Desempenho
Critérios de avaliação Feedback Medida de eficácia Questão de sobrevivência

48 Produtos e Serviços Produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço. Produtos = Bens Tangíveis Serviço=Bens Intangíveis

49 Utilidade Capacidade de sanar a necessidade
Valor agregado (econômico ou não) Real vantagem A falta de utilidade leva o produto ao desaparecimento

50 Satisfação Qualidade Desempenho Atendimento Eficiência Conforto
Utilidade Bens estar

51 Felicidade Viver bem Viver servindo Viver alegre Viver aprendendo
Viver em paz Viver a vida

52 Produção É o processo de transformação intencional com a finalidade de geração de bens econômicos ou todas as operações que lhe agreguem valor. Pode ser classificada em: Produção de Bens Econômicos e Produção de Serviços.

53 Transformação É o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tantos produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser: De materiais - processam suas propriedades físicas (forma, composição, características). De informações - processam a forma da informação (ex. contadores, consultoria, serviços de notícias, etc). De consumidores – processam condições físicas (ex. médicos, hotéis, etc).

54 VER ATIVIDADE

55 Administração da Produção
Administração da produção é a atividade que se responsabiliza pela transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de bens e serviços), gerenciando todas as atividades necessárias para que isso ocorra. A literatura especializada também se refere ao estudo de Administração da produção como Gerência de operações.

56 Sistema de Produção

57 Função da Administração da Produção
A função da produção é criar a riqueza para a sociedade por meio da agregação de valor pelo processo de transformação de insumos em produtos.

58 Funções do Sistema de Produção
Marketing é o processo de encontrar necessidades e satisfazê-las de forma rentável. Engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo; é também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

59 Funções do Sistema de Produção
A Engenharia de Produção dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia. Utiliza-se do conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas. A Engenharia de Produção, ao enfatizar as dimensões do produto e do sistema produtivo, encontra-se com as idéias: projetar produtos, viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza.

60 Funções do Sistema de Produção
Finanças é a arte e a ciência da gestão do dinheiro, responsável em administrar os recursos financeiros. Tomando decisões como: Preço Controle de gastos Custo diretos e indiretos Orçamentos

61 Funções do Sistema de Produção
A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a conseqüente satisfação dos clientes. Em linhas gerais, podemos dizer que a Logística está presente em todas as atividades de uma companhia. A Logística começa pela necessidade do cliente. Sem essa necessidade, não há movimento de produção e entrega.

62 Funções do Sistema de Produção
Na gestão organizacional, Recursos Humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Função que visa adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico da função de Recursos Humanos (RH): recrutar, treinar, estabelecer relações trabalhistas, negociação de contratos, política salarial, entre outros.

63 Funções do Sistema de Produção
Informação é um termo que pode assumir muitos significados dependendo do contexto, mas como regra geral está relacionado com alguns conceitos como símbolos, significância, dados, conhecimento, entropia negativa, comunicação, verdade e mensagem, se utilizado no contexto dos sistemas de comunicação. A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente. Quando o dado não é compreendido ele não pode ser considerado como informação.

64 Funções centrais e de apoio

65 Proteção da Produção Entre as principais responsabilidades da Administração da Produção está a proteção da produção: são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza: Proteção física - envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias-primas quanto para produtos acabados. Proteção organizacional - é uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo. É feito pelo pessoal de apoio (escritórios, etc). Seu uso excessivo tem sido criticado por modelos japoneses, que prevêem maior interação de pessoal da fábrica com fornecedores/clientes externos.

66 Tipos de operação de produção
A gerência de operações trata de operações produtivas, que tipicamente se diferem em quatro variáveis: Volume - Em sistemas de grande volume de produção (por exemplo, os sistemas da lanchonete McDonalds), há um alto grau de repetição de tarefas. Isso possibilita a especialização de trabalhadores, e a sistematização do trabalho e de ferramentas. custo unitário baixo, os custos fixos são diluídos em um grande número de produtos. Em sistemas com baixo volume de produção (por exemplo, um restaurante pequeno), há um número pequeno de funcionários, e não há grande repetição de tarefas. o custo unitário é bem mais alto, custo fixo, pouco diluído. o capital exigido, no entanto, é intensivo.

67 Tipos de operação de produção
Variedade - Confronta produtos ou serviços altamente padronizados (analogia: ônibus, com rotas estabelecidas) com outros produtos e serviços altamente flexíveis e customizáveis (analogia: táxi, que pode seguir infinitas rotas). o que é padronizado tem custos mais baixos e pode ter uma taxa de erros menor (e por conseqüência, uma qualidade maior). Variabilidade (de demanda) - Contrapõe negócios de alta variação de demanda (demanda instável – por exemplo, um resort que fica cheio na alta temporada, mas vazio na baixa) com negócios de demanda estável (por exemplo, um hotel na frente de uma rodoviária movimentada). o custo unitário de primeiro caso é maior, e ele deve se adaptar para contratar funcionários temporários, etc.

68 Tipos de operação de produção
Visibilidade - Depende do quanto da operação é exposto para os clientes. Operações de alto contato (ex. varejo de material de construção) exigem funcionários com boas habilidades de interação com o público. Operações de baixo contato (ex. vendas por catálogo, ou via web) exigem funcionários menos qualificados, e pode ter alta taxa de utilização por isso, tem custos mais baixos. Visibilidade baixa tolera prazos de entrega mais longos, e por isso podem trabalhar com menor estoque. Há operações de visibilidade mista: algumas micro operações são de alta visibilidade, outras de baixa.

69 Responsabilidades A Administração da Produção tem responsabilidade por todas as atividades da organização que contribuem para a produção efetiva de bens e serviços. E podem ser classificadas em: Responsabilidade Direta Entendimento dos objetivos estratégicos (entender o que se está tentando atingir); Desenvolvimento de uma estratégia para a produção; Projeto dos produtos, serviços e processos de produção (definir a forma física, aspecto e a composição física do produto); Planejamento e controle da produção (decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto); Melhoria do desempenho da produção;

70 Responsabilidades Responsabilidade Indireta – muitas decisões afetam as atividades da produção. Desenvolvimento de projetos de propaganda (afeta os níveis de demanda e o composto de produtos e serviços); Análise financeira para desempenho e decisões; Entendimento das necessidades de recursos humanos; Entendimento das necessidades de sistema informatizado;

71 Responsabilidades Responsabilidade Ampla – de interesse de mais longo prazo da organização. Globalização (o mundo parece um lugar menor; como a adm. da produção lida com esse conjunto expandido de oportunidades?); Proteção Ambiental (São, geralmente, falhas operacionais as raízes de desastres ecológicos); Responsabilidade Social (o impacto das atividades sobre os trabalhadores e sobre a comunidade como um todo); Consciência tecnológica (o gerente de produção deve estar atendo a mudanças na tecnologia, ainda que não sejam diretamente relevantes, para avaliarem qual será o impacto na área da produção); Gestão do Conhecimento – fator importante às empresas é o conhecimento que se detém;

72 PLANEJAMENTO E CONTROLE
MEGA-QUESTÕES PRODUÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE POR QUÊ?  PLANO DE OBJETIVOS E METAS O QUÊ?  PROJETO DE PRODUTO COMO?  PROJETO DE PROCESSO COM O QUÊ?  PLANO DE RECURSOS QUANDO?  PROGRAMAÇÃO DE PRAZOS QUANTO?  PROGRAMAÇÃO DE VOLUME ONDE?  PROJETO LOCACIONAL

73 Estudo de Caso Exercício
Responder as questões do estudo de caso da ACME WHISTLES.

74

75 Modelo de Transformação
A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. São as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. A função de produção na organização representa a união de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função de produção porque produz algum tipo de bem/serviço. Segundo Ritzman (2004), a administração da produção pode ser entendida como a maneira pela qual as organizações dirigem e controlam os processos que transformam insumos em bens e serviços. O entendimento de processo é significativo quando se fala em administração da produção. Os processos são realizados por todas as organizações com a finalidade de gerar produtos para os clientes. De maneira simples pode-se afirmar que os insumos são transformados “dentro” de um processo, com o propósito de agregar valor. Slack et al, 2002

76 Conceito de processo de transformação
Conversão real de entradas em saídas; Davis et al, 2001

77 Inputs Recursos transformados
São os recursos que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. materiais informações; e consumidores Ex: doente, farinha de trigo, notícia.

78 Inputs Recursos transformadores
São os recursos que agem sobre os recursos transformados. Instalações – prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção Funcionários – Todas pessoas, de todos os níveis, envolvidas no processo de produção. Ex: estetoscópio, batedeira, impressora.

79 Processo de transformação
É diretamente relacionado com a natureza dos recursos de input transformados. Processamento de materiais Propriedades físicas Propriedades de localização Propriedades de posse Propriedade de estoque ou acomodação Ex: operações de manufatura, mineração, serviços postais, operações de varejo, armazéns, distribuidoras.

80 Processo de transformação
Processamento de informações Propriedades informativas Propriedades de localização Propriedades de posse Propriedade de estoque ou acomodação Ex: contadores, telecomunicações, empresas de pesquisa de mercado, arquivos, bibliotecas.

81 Processo de transformação
Processamento de consumidores Propriedades físicas Propriedades de localização Propriedades fisiológicas Propriedades psicológicas Propriedade de estoque ou acomodação Ex: cabeleireiros, cirurgiões plásticos, táxis, hospitais, teatros, parques,faculdades, hotéis

82 Outputs Os outputs e o propósito do processo de transformação são bens físicos e/ou serviços, e estes, geralmente, são vistos como diferentes em vários sentidos. Tangibilidade Estocabilidade Transportabilidade Simultaneidade Contato com o consumidor Qualidade

83 Clínica Psicoterápica
Outputs A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Bens Puros Serviços Puros Tangíveis Intangíveis Podem ser estocados Não podem ser estocados A produção precede o consumo Produção e consumo simultâneos Baixo nível de contato Alto nível de contato Qualidade evidente Qualidade percebida Produção de Petróleo Clínica Psicoterápica

84 Hierarquia do Sistema de Produção - Macro e Microperações
OUTPUT OUTPUT INPUT A - 1 INPUT A - 2 OUTPUT B - 1 INPUT INPUT OUTPUT OUTPUT INPUT C - 1 C - 2 OUTPUT INPUT INPUT Processo de Transformação

85

86 A produtividade pode ser medida através da análise da relação entre as Saídas (ou seja, a medida quantitativa do que foi produzido, como o valor das receitas provenientes da venda dos serviços ou produtos finais) e as Entradas (ou seja, a medida quantitativa dos insumos, como a quantidade ou o valor das matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica etc.). Produtividade = medida das saídas medida das entradas

87 A produção em massa aumentou de maneira fantástica a produtividade e a qualidade, e foram obtidos produtos bem mais uniformes, em razão da padronização e da aplicação de técnicas de controle estatístico de qualidade. No Brasil, em 1996, já tínhamos fábricas que montavam automóveis em um dia, uma média de 1,25 automóvel por minuto. O conceito de produção em massa e as técnicas produtivas dele decorrentes predominaram nas fábricas até meados da década de 60, quando surgiram novas técnicas produtivas, que vieram a caracterizar a denominada produção enxuta. Alguns conceitos introduzidos pela produção enxuta são bastante conhecidos, tais como o just-in-time, a engenharia simultânea, as células de produção e o benchmarking. Ao longo desse processo de modernização da produção, cresce em importância a figura do consumidor. Pode-se dizer que a procura da satisfação do consumidor é que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção. É tão grande a atenção dispensada ao consumidor que este, em muitos casos, já especifica em detalhes o "seu" produto, sem que isto atrapalhe os processos de produção. Assim, estamos caminhando para a produção customizada, que, sob certos aspectos, é um "retorno ao artesanato", sem a figura do artesão.

88 Na produção de uma organização, geralmente, emprega-se um composto de:
a) Recursos transformados são aqueles tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. Na produção de uma organização, geralmente, emprega-se um composto de: materiais; informações; e consumidores. EXEMPLOS DE OPERAÇÕES E SEUS RECURSOS TRANSFORMADOS DOMINANTES: Processadores de Materiais Processadores de Informações Processadores de Consumidores Empresas de manufatura contadores Cabeleireiro Operações de varejo matriz de bancos Hotéis Armazéns analistas financeiros Hospital Serviços postais serviço de notícia transporte de massa rápido Empresas de transporte Rodoviário empresas de pesquisa de marketing teatro, parques temáticos dentista Linha de embarque de Containers empresas de telecomunicações

89 b) Recursos de transformação são aqueles que agem sobre os recursos transformados.
Na produção de uma organização existem dois tipos de recursos de transformação: instalações – prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção; funcionários – são aqueles que operam, mantêm, planejam e administram a produção. Exemplos de recursos de transformação encontrados em algumas operações: empresa de navegação fábrica de papel estação de rádio tipos de instalações navios docas prédios no cais bobinadeiras máquinas de fabricar papel equipamento de radiodifusão transmissores armazéns equipamentos máquinas de corte caldeiras equipamentos de estúdio tipos de funcionários marinheiros engenheiros operadores químicos disc jockeis locutores pessoal de cozinha engenheiros industriais Técnicos pessoal de limpeza engenheiros químicos

90 c) Processo de transformação
O Processo de Transformação depende, basicamente, da natureza de seus inputs, ou seja, dos recursos transformados. Processador de Materiais podem transformar as propriedades físicas: forma, composição ou características; ou podem mudar a localização, a posse, e ainda, acomodar ou estocar os materiais. Processador de Informações podem alterar as propriedades da informação; podem manter a posse da informação; podem estocar as informações; e podem mudar a localização da informação. Processador de Consumidores alteram as propriedades físicas; acomodam os consumidores; mudam a localização; transformam o estado fisiológico; e ainda transformam o estado psicológico

91 a natureza do que se oferece ao cliente e do seu consumo;
d) Outputs Os outputs ou os produtos de um modelo de transformação podem ser divididos em bens e serviços. As diferenças mais relevantes entre os bens e os serviços envolvem os seguintes aspectos técnicos: a natureza do que se oferece ao cliente e do seu consumo; a uniformidade dos insumos necessários; as possibilidades de uniformização; o grau de padronização daquilo que é oferecido Característica Empresas de bens Empresas de serviços produto físico Intangível estoques comuns Impossível padronização dos insumos comum Difícil influência da mão-de-obra média/pequena Grande padronização dos produtos

92 Um grande banco possui vários processos, que podem ser divididos em subprocessos, como mostra a figura abaixo:

93 Exercício 1 - Descreva as operações das organizações a seguir usando o modelo de transformação. Identifique cuidadosamente os recursos de transformação, os recursos transformados, o tipo de processo de transformação e os outputs resultantes do processo de transformação: Delegacia do GOE Fábrica de Massas Vitarella Floricultura Clínica de Estética Usina siderúrgica Restaurante Clube de futebol Polícia (segurança pública) Empresa de táxis 2 - Uma empresa que fabrica e comercializa produtos de aço inoxidável conta com 350 colaboradores e fatura R$ 70 milhões por ano. Uma outra empresa, do setor de autopeças, conta com colaboradores e fatura R$ 70 milhões por ano. Qual das duas tem maior produtividade da mão-de-obra? Que fatores devem ser considerados na análise? 3 - Como você descreveria a função da administração da produção em um quiosque de sanduíches? 4 - Cite algumas inovações introduzidas pela Revolução Industrial que geraram grandes aumentos de produtividade. 5 - Em sua opinião quais os setores da economia brasileira tem aumentos de produtividade mais acentuados?

94

95 Introdução aos estudos da Administração da Produção e Operações
Fluxos de recursos e de informações Modelo de transformação: Recursos transformados - Inputs Ambiente Materiais Informações Consumidores BENS E SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INPUT OUTPUT Instalações Pessoal Ambiente Recursos de transformação Inputs

96 SISTEMAS DE PRODUÇÃO

97 A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Inputs Outputs Recursos Humanos, Instalações e Processos, Materiais, Terra, Energia e Informação Bens Serviços Processo de transformação Medida de Performance (Qualidade, Custo, Produtividade, etc.)

98 Proteção da Produção ORGANIZACIONAL
Envolve as outras funções da organização, à medida em que, estas, efetivamente, formam uma barreira ou proteção entre as incertezas ambientais e a função produção. Busca-se com este tipo de proteção dar estabilidade, e permitir que a organização possa organizar-se para obter a máxima eficiência .

99 Tipos de Operações de Produção
As operações são similares na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços. Existem diferenças, no entanto, medidas a partir de “4 dimensões”. Dimensões da Operação Produção: Volume de output; Variedade de output; Variação da demanda do output; Grau de contato com o consumidor. (Slack et al., 1996)

100 Restaurante Porto Ferreiro Lanchonete McDonald´s
Dimensão Volume Baixa repetição Menor sistematização Alto custo unitário Cada funcionário par-ticipa mais do trabalho Restaurante Porto Ferreiro Alta repetitividade Especialização Sistematização Capital intensivo Baixo custo unitário Lanchonete McDonald´s

101 Dimensão Variedade Flexível Completo Táxi
Atende as necessidades dos consumidores Alto custo unitário Táxi Bem definida Rotineira Padronizada Regular Baixo custo unitário Ônibus

102 Dimensão Variação Capacidade mutante Antecipação Resort Muro Alto
Flexibilidade Ajustado com a demanda Alto custo unitário Resort Muro Alto Estável Rotineira Previsível Alta utilização Baixo custo unitário Mar Hotel

103 Dimensão Visibilidade
Tolerância de espera limitada; Satisfação definida pela percepção do consumidor; Necessidade de contato com o consumidor; Alto custo unitário. Atendimento em Loja (Claro) Tempo entre produção e consumo; Padronização; Pouca habilidade de contato; Centralização; Baixo custo unitário; Atendimento Via Internet (Claro)

104 Implicações dos 4 Vs Todas possuem implicações para o custo de produção volume + variedade + variação + visibilidade = CUSTO volume + variedade + variação + visibilidade = CUSTO

105 Proteção da Produção Os gerentes de produção devem procurar minimizar problemas e proteger a produção do ambiente externo. A produção é vulnerável às incertezas “ambientais” em termos de oferta e demanda. Circunstâncias mutantes Ambiente econômico instável Intempéries naturais Prever precisamente a safra de um alimento Crises de insumos (petróleo), alta do dólar Terremotos, chuvas, secas, etc.

106 Proteção da Produção Uma forma de minimizar-se problemas “ambientais” é isolando a função produção do ambiente externo. Isso pode ser feito de duas maneiras: Proteção Física: manter estoque de recursos, seja input para o processo de transformação ou output; Proteção Organizacional: alocar as responsabilidades das várias funções da organização, de modo que a função produção seja protegida do ambiente externo pelas mesmas.

107 Proteção da Produção FÍSICA
Envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque, o chamado estoque de proteção. É usado tanto na entrada, no meio do processo como na saída do processo de transformação.

108 Introdução aos estudos da Administração da Produção
Avaliação da Produtividade: Produtividade: A relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. Depende essencialmente do Output e Input. PRODUTIVIDADE = PRODUTO FINAL ______________ INSUMOS Matéria-prima Mão-de-obra Tempo Hora de máquina

109 Introdução aos estudos da Administração da Produção
Produtividade: Antes: Depois: 20 sapatos /2 m2 couro sapatos/ 2 m2 couro 20 sapatos/ 1hora.10 trab sapatos/1h.9trab

110 Formas de se melhorar a produtividade
Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs.

111 Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade
Maior valor percebido AÇÃO GERENCIAL Redução no “input” por unidade de “output” Aumento no “output” e redução no “input” “output” por Produtividade melhorada Preços mais altos Maior participação no mercado Aumento na receita Maiores lucros Melhoria nos processos produtivos Melhoria na qualidade do produto Baixos custos de manufatura e serviços Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade

112 Ciclo da Produtividade
Medida da Produtividade Planejamento Avaliação Melhoria

113 Tendências Recentes na Administração da Produção
Produção Just-in-Time Gestão da Qualidade Total Tecnologias computador-dependentes Competição com base no tempo Reengenharia dos processos de negócios A Fábrica de Serviços Mapeamento do fluxo de valor PETRÔNIO MARTINS (2005) ATIVIDADE Engenharia simultânea Tecnologia de grupo Consórcio modular Células de produção Desdobramento da função qualidade (QFD) Comakership Sistemas flexíveis de manufatura Manufatura integrada por computador Benchmarking Produção customizada

114

115 Administração Estratégica da Produção e Operações
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Administração Estratégica da Produção e Operações

116 Administração Estratégica da Produção
Redefinir as expectativas do setor industrial Ser claramente o melhor do setor Ser tão bom quantos os concorrentes Parar de atrapalhar a organização Fornecer vantagens baseado na produção Apoio Externo Contribuição crescente da produção Ligar estratégia e produção Apoio interno Adotar Melhores Práticas Neutralidade externa Neutralidade interna Corrigir erros graves 1° estágio 2° estágio 3° estágio 4° estágio A habilidade de implementar A habilidade de ser adequado A habilidade de direcionar estratégias Fonte: Slack, Administração da Produção, pág. 68

117 Administração Estratégica da Produção
Papel da Função da Produção: Implementadora da estratégia empresarial; Apoio para a estratégia empresarial; Impulsionadora da estratégia empresarial.

118 Administração Estratégica da Produção
Decisões estratégicas significam decisões que: Tem efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere; Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; Aproximam a organização de seus objetivos a longo prazo. Estratégia é mais que uma só decisão, é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.

119

120

121

122 Administração Estratégica da Produção e Operações
Objetivos de desempenho da produção Objetivo Qualidade; Objetivo rapidez; Objetivo confiabilidade; Objetivo flexibilidade; Objetivo custo.

123 Administração Estratégica da Produção e Operações
Prioridades Competitivas: Custo: – Operações de baixo custo Qualidade: – Qualidade superior 3 – Qualidade Consistente Tempo: – Rapidez na entrega 5 – Entrega no prazo 6 – Velocidade de desenvolvimento Flexibilidade: 7 – Personalização 8 – Variedade 9 – Flexibilidade de Volume

124 Administração Estratégica da Produção e Operações
Vantagem em QUALIDADE Vantagem em RAPIDEZ Vantagem em CONFIABILIDADE Vantagem em FLEXIBILIDADE Vantagem em CUSTO Fazer CERTO as coisas Fazer as coisas com RAPIDEZ Fazer as coisas a TEMPO MUDAR o que você faz Fazer as coisas mais BARATO Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona

125 Administração Estratégica da Produção
Fatores competitivos Se os consumidores valorizam estes... Objetivos de desempenho Então a operação precisará ser excelente nestes... Preço baixo Custo Qualidade alta Qualidade superior / qualidade consistente Entrega rápida Rapidez da entrega / velocidade desenvolvimento Entrega confiável Confiabilidade / entrega no prazo Produtos e serviços inovadores Flexibilidade (produto/serviço) / personalização Ampla gama de produtos e serviços Flexibilidade (mix ou composto de produtos) Habilidade de mudar a quantidade ou o prazo de entrega dos produtos e serviços Flexibilidade (volume e/ou entrega)

126

127 Administração Estratégica da Produção e Operações
Competências essenciais (centrais) para desenvolvimento de estratégias empresariais: Equipe de trabalho; Instalações; Know-how mercadológico e financeiro: Sistemas e tecnologias

128 CRIAR ATIVIDADE SALA

129

130 Sistemas de Administração da Produção
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Sistemas de Administração da Produção

131 Sistemas de Produção Sistema de Produção
Define-se “sistema de produção” o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços. Dinâmica dos sistemas de produção: O sistema de produção sofre influências e restrições internas e externas:

132 Sistemas de Produção Restrições Internas: Marketing; Finanças; Recursos Humanos. Externas: Condições econômicas gerais do país; políticas e regulações governamentais; competição; tecnologia.

133 Sistema de Produção Processo De Conversão SUBSISTEMA DE CONTROLE
PRODUTOS E SERVIÇOS INSUMOS SUBSISTEMA DE CONTROLE

134 Sistema de Produção Controle dos sistemas de produção Eficácia: É a medida de quão próximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos. Eficiência: É a relação entre o que se obteve (output) e o que se consumiu em sua produção (input), medidos na mesma unidade.

135 Sistemas de Produção Classificação Tradicional:
Sistemas de produção contínua ou de fluxo de linha; Sistemas de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente); Sistemas de produção para grandes projetos sem repetição;

136 ORIENTAÇÃO PARA ESTOQUE ORIENTAÇÃO PARA ENCOMENDA
Classificação Cruzada de SCHROEDER ORIENTAÇÃO PARA ESTOQUE ORIENTAÇÃO PARA ENCOMENDA Fluxo em linha - Refinaria petróleo - Indústria Químicas - Fábricas de papel Veículos especiais Companhia telefônica Eletricidade Fluxo intermitente Móveis Metarlúgicas Restaurante Móveis sob medida Peças especiais Buffet Projeto Arte para exposição Casas pré-fabricadas Fotografias artísticas Edifícios Navios Aviões

137 Tipos de Processos de Produção em Manufatura e Serviços:
•Operações de manufatura: –Processos de projeto; –Processos de jobbing; –Processos em lotes ou bateladas; –Processos de produção em massa; –Processos contínuos. •Operações de serviços: –Serviços profissionais; –Lojas de serviços; –Serviços de massa.

138 Tipos de processos de produção em operações de manufatura

139

140 MRPII-O Planejamento dos Recursosde Manufatura
Sistemas da Administração da Produção e Operações MRPII-O Planejamento dos Recursosde Manufatura

141

142

143

144

145

146 ATIVIDADE: Pesquisa em sites como Abepro, Enegep, Revista Distribuição, Revista produção on line, etc. Reportagens em periódicos, artigos científicos. Identificar informações atuais e relevantes sobre gestão da produção e trazer para debate na próxima aula VER DIA. Função estratégica da APO Objetivo Qualidade; Objetivo rapidez; Objetivo confiabilidade; Objetivo flexibilidade; Objetivo custo.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google