A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCURSO INVESTIGATIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCURSO INVESTIGATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 PERCURSO INVESTIGATIVO
BOM DIA! EU SOU ÂNGELA LOMBA E PERTENÇO AO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE BIOLOGIA-GEOLOGIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ROCHA PEIXOTO. PASSO A APRESENTAR A COLEGA ISA MACHADO QUE, EM CONJUNTO COMIGO, PROCEDERÁ À EXPOSIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DESTE PERCURSO. NO ANO ESCOLAR DE 2000/ 2001 ESTIVEMOS A LECIONAR A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA TERRA E DA VIDA, 10 º ANO DE ESCOLARIDADE, NO QUAL SE DESENVOLVEU O PROJECTO QUE PASSAMOS A APRESENTAR. ESC0LA SECUNDÁRIA DE ROCHA PEIXOTO ALMEIDA, Mª DA CONCEIÇÃO; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

2 PROFESSORES ENVOLVIDOS:
TEMA: Enzimologia PROFESSORES ENVOLVIDOS: ABREU, ISABEL. ALMEIDA, Mª DA CONCEIÇÃO. LOMBA, ÂNGELA. MACHADO, ISE. SAMPAIO, ISILDA. TERROSO, INÊS. 2001 O PERCURSO INVESTIGATIVO EM QUESTÃO, FOI DESENVOLVIDO NA TEMÁTICA, ENZIMOLOGIA, DO RESPECTIVO PROGRAMA, E NESTE PARTICIPARAM ALÉM DOS MEMBROS DO NÚCLEO DE ESTÁGIO, OUTRAS DOCENTES, QUER DA MESMA DISCIPLINA QUER DA DISCIPLINA DE TÉCNICAS LABORATORIAIS, O QUE PERMITIU, DE CERTA FORMA, O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

3 Que factores influenciam a Actividade Enzimática?
PROBLEMA Que factores influenciam a Actividade Enzimática? O PERCURSO INICIOU-SE PELO CONFRONTO DOS ALUNOS COM A QUESTÃO INICIAL, PROBLEMATIZADORA, “QUE FACTORES INFLUENCIAM A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA?” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

4 FACTORES SUGERIDOS PELOS ALUNOS
POSTERIORMENTE, OS VÁRIOS GRUPOS DE ALUNOS FORAM SUGERINDO OS FACTORES QUE, DE ACORDO COM A SUA OPINIÃO, INFLUENCIAM A ACTIVIDADE DAS ENZIMAS. DE FORMA GERAL, VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS SUGEREM OS SEGUINTES FACTORES: pH, LUZ, CONC. DE ENZIMA E SUBSTRATO E TEMPERATURA. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

5 SUB-PROBLEMA: “ DE QUE MODO A TEMPERATURA INFLUENCIA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ”
A PARTIR DOS FACTORES SUGERIDOS FORAM PROPOSTOS, PELOS ALUNOS, SUB-PROBLEMAS RELATIVAMENTE AOS FACTORES EM QUESTÃO, QUE PRECEDERAM AS HIPÓTESES AVANÇADAS, PARA OS QUAIS FORAM ELABORADOS PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS. NESTA FASE DO PROJECTO, OS ALUNOS PROCEDERAM A UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA, DE GRUPO, COM VISTA À REALIZAÇÃO DESTES. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

6 SUB-PROBLEMA: “ DE QUE MODO O pH INFLUENCIA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ”
AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

7 SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A CONCENTRAÇÃO DE ENZIMA AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ”
AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

8 SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A CONCENTRAÇÃO DO SUBSTRATO AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ”
AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

9 SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A LUZ AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ”
AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

10 AVALIAÇÃO DO PERCURSO ASPECTOS POSITIVOS
Incremento do espírito de grupo e de cooperação entre os alunos, Fomento da discussão aluno-aluno, Acréscimo da autonomia dos alunos, quer laboratorial quer na resolução de problemas, Incremento das competências de pesquisa bibliográfica e de selecção de informação, Desenvolvimento do espírito crítico, Promoção de uma aprendizagem mais significativa, Melhoria da discussão professor – aluno. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

11 AVALIAÇÃO DO PERCURSO DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS
Resistência a novos métodos de ensino aprendizagem, Desorientação inicial nas várias fases do percurso, Dificuldades na aplicação de conhecimentos previamente adquiridos a novas situações, AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

12 CONCLUSÃO Apesar de se terem sentido algumas dificuldades, por parte dos alunos, na fase inicial do percurso, resultado de uma habituação aos métodos de ensino tradicionais, no desenvolvimento deste verificou-se uma progressiva adesão à metodologia proposta, com empenho e aprendizagens significativas, podendo como balanço final concluir-se que o saldo foi muito positivo. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

13 AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.


Carregar ppt "PERCURSO INVESTIGATIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google