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gestão por competências

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Apresentação em tema: "gestão por competências"— Transcrição da apresentação:

1 gestão por competências
A seleção em um modelo de gestão por competências Maria Rita Gramigna

2 Metas Apresentar um modelo de gestão por competências.
Descrever as etapas do eixo central, situando o momento da Seleção de Pessoal. Apresentar as competências de suporte mais demandadas pelo mercado.

3 Quem somos BELO HORIZONTE/MG SALVADOR/BA Fundação:1991
Missão: contribuir no desenvolvimento de pessoas e organizações. Foco/ Atuação: gestão de pessoas por competências nas funções “provimento, capacitação, avaliação de potencial e desempenho e orientação de carreira”.

4 Indicadores de Excelência
Nova Economia Indicadores de Excelência

5 Principais demandas Identificar e reter talentos.
Desenvolver e ampliar o domínio de competências. Fazer valer os investimentos financeiros com pessoas.

6 Modelo de Competências
Conjunto de ferramentas, instrumentos e processos metodológicos voltados a gestão estratégica de pessoas.

7 (Claude Levy-Leboyer)
Definição de competências Repertórios de comportamentos que algumas pessoas e/ou organizações dominam e disponibilizam, o que as faz se destacar de outras em contextos específicos. (Claude Levy-Leboyer)

8 Composição de uma competência
METÁFORA DA ÁRVORE HABILIDADES (copa) ações de entrega. O QUE A PESSOA FAZ COM A COMPETÊNCIA EM QUESTÃO. CONHECIMENTOS (tronco) informações, procedimentos, processos. O QUE A PESSOA SABE SOBRE A COMPETÊNCIA. ATITUDES (raiz) indica o nível de motivação, comprometimento e interesse. COMO A PESSOA SE COMPORTA NA COMPETÊNCIA EM QUESTÃO.

9 Estrutura de um Modelo de Competências
Certificacão Norma ISO/ Lei Banco de Competências (Avaliação de Potencial) PIDC Projeto Institucional de Capacitação por Competências Gestão do Desempenho por Competências MAPEAMENTO Realinhamento do Plano de Carreira e Remuneração

10 A seleção em um modelo de gestão por competências
Seleção: ato ou efeito de selecionar; escolha fundamentada (Aurélio). Perfil: contorno do rosto de uma pessoa vista de lado; descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos (Aurélio). Como verificar o perfil profissional de forma que possamos enxergar mais de um lado da pessoa?

11 COMPETÊNCIAS DE SUPORTE
ALÉM DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E DA ANÁLISE CURRICULAR COMPETÊNCIAS DE SUPORTE

12 Estratégias, Metodologias e Ferramentas do Processo Seletivo por Competências

13 Mapeamento de definição de perfil
Meta: Desenhar o mapa de competências dos diversos grupos de cargos e funções da empresa de forma a facilitar a definição de perfis.. Metodologias: 1. Entrevistas. 2. Reuniões ou workshop de trabalho com o grupo decisório e detentores das vagas. Estratégia: alinhamento com o negócio, missão, visão, valores, princípios, diretrizes e políticas da organização. Ferramenta: árvore das competências.

14 (Avaliação de Potencial)
Processo de Seleção Banco de Competências (Avaliação de Potencial)

15 Inventários de autodiagnóstico
Ferramentas Entrevistas Inventários de autodiagnóstico Avaliação presencial Retorno de resultados - feedback

16 Imprescindível: verificação presencial
ESCALA DE EFETIVIDADE Entrevista + Dinâmica de apresentação. Entrevista + Dinâmica + Jogo de Empresa. Entrevista + Inventários + Dinâmica de apresentação + Jogo de Empresa. Entrevista + Testes + Inventários + Seminário presencial com dinâmicas, jogos de empresa com painéis conclusivos + retorno ao candidato (feedback). CRITÉRIOS TEMPO, NATUREZA DA VAGA, CUSTO, RECURSOS

17 As competências de suporte mais demandadas pelo mercado

18 PERSONAGENS VIAJANTE GUERREIRO ARTISTA MENTOR CRÍTICO BUFÃO DESTRUTOR
MAGO COERENTE AMANTE

19 A revelação dos personagens

20 VALORES: SENSIBILIDADE,
Viajante Competência 1 - Visão Sistêmica O viajante está aberto ao novo, supera medos e busca resultados. INDICADORES DE COMPETÊNCIAS: Visão de futuro e boa percepção do todo e da parte. Superação de medos, capacidade para sair da zona de conforto. Facilidade para identificar oportunidades e vencer desafios. VALORES: SENSIBILIDADE, ESFORÇO PESSOAL.

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22 Competência 2 - Liderança e Planejamento
Guerreiro Competência 2 - Liderança e Planejamento O bom guerreiro forma um exército de aliados. Enfrenta desafios com garra e compartilha derrotas e sucessos. CARACTERÍSTICAS DO GUERREIRO: Coragem, lealdade, integridade e disciplina. Capacidade para traçar estratégias (planejamento). Espírito de luta na busca por resultados. Reconhecimento e respeito com os liderados. VALORES: RESPEITO, ÉTICA, PERSEVERANÇA

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24 Competência 3 - Criatividade e Inovação
Artista Competência 3 - Criatividade e Inovação O artista é reconhecido pelas suas obras primas. Usa a imaginação (imagem + ação) e faz acontecer. CARACTERÍSTICAS: Compromisso com a realização e a criação. Percepção de detalhes, contrastes e possibilidades. Capacidade de imaginar, dar vida, transformar idéias em realidade. Obtenção de resultados através de ações inovadoras. VALORES: AMOR, COMPROMETIMENTO

25 Competência 4 - Formador de Talentos
Mentor Competência 4 - Formador de Talentos O mentor tem por princípio ajudar as pessoas de seu time. Nesta missão, ele também aprende com a equipe. CARACTERÍSTICAS: Disponibilidade para ajudar, solicitar e receber ajuda dos que estão à sua volta. Confiança, delegação e trabalho compartilhado. Dedicação a um projeto coletivo. VALORES: UNIDADE, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, COOPERAÇÃO sinergia

26 Competência 5 - Tomada de Decisão
A lista Crítico Competência 5 - Tomada de Decisão O crítico destaca-se pelo auto-conhecimento. Ao reconhecer seu potencial e suas dificuldades, o crítico toma decisões de forma construtiva. CARACTERÍSTICAS: Constante atitude de autoavaliação. Capacidade para fazer avaliações construtivas. Facilidade para mudar de posições, quando percebe enganos. Aprendizado com erros e acertos. VALORES:HONESTIDADE, ÉTICA.

27 Quantos você ainda vê todo dia? Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás, Quantos você ainda vê todo dia? Quantos você já não encontra mais? Faça uma lista dos sonhos que tinha. Quantos você desistiu de sonhar? Quantos amores jurados pra sempre? Quantos você conseguiu preservar? Onde você ainda se reconhece? Na foto passada e no espelho de agora? Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora? Quantos mistérios que você sondava? Quantos você conseguiu entender? Quantos segredos que você guardava? Hoje são bobos, ninguém quer saber! Quantas mentiras você condenava? Quantas você teve que cometer? Quantos defeitos sanados com o tempo, eram o melhor que havia em você? Quantas canções que você não cantava, hoje assovia pra sobreviver? Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você? (A lista – Osvaldo Montenegro)

28 Competência 6 - Relacionamento Interpessoal
Bufão Competência 6 - Relacionamento Interpessoal O Bufão entra em ação quando surgem dificuldades. Com seu comportamento lúdico minimiza climas tensos e ajuda no relacionamento interpessoal. CARACTERÍSTICAS Bom humor e disposição para brincar. Capacidade para agir de forma lúdica. Facilidade para alegrar o ambiente promovendo um clima propício à produtividade. VALORES: ALEGRIA, CUMPLICIDADE,

29 Competência 7 - Adaptação a Mudanças e Flexibilidade
Destrutor Competência 7 - Adaptação a Mudanças e Flexibilidade O Destrutor é responsável pelo desapego a velhas estruturas. Ajuda as pessoas a dar boas-vindas ao novo. CARACTERÍSTICAS: Capacidade para mudar de padrões. Desapego a crenças obsoletas e máscaras. Superação de medos e revisão de posturas. VALORES: HUMILDADE, DESAPEGO

30 Teste de desapego Você tem uma roupa no armário ou um par de sapatos que não usa a muito tempo? Qual a última vez que reservou um tempo para fazer “absolutamente nada”? Tem um cantinho em sua residência ou no trabalho cheio de “tralhas” que não usa? Guarda alguma mágoa de alguém de seu círculo de convivência?

31 Competência 8 - Administração de Conflitos
Mago Competência 8 - Administração de Conflitos Nos momentos de pressão e caos presentes no cotidiano, o Mago entra em ação. CARACTERÍSTICAS: Facilidade para fluir com os processos e não se abalar com fatores externos. Facilidade para lidar com situações conflitivas. Capacidade para enxergar além do visível. VALORES: SENSIBILIDADE, HARMONIA, UNIDADE

32 Competência 9 - Trabalho em equipe
Coerente Competência 9 - Trabalho em equipe O coerente é verdadeiro em suas ações. Ele é respeitado por isto e influencia de forma positiva o clima e as relações interpessoais. CARACTERÍSTICAS: Espontaneidade e transparência. Autoconfiança e otimismo. Atitudes coerentes. VALORES: RESPEITO, COERÊNCIA

33 Motivação e Energia para o Trabalho
Amante Competência 10 Motivação e Energia para o Trabalho O personagem amante é aquele que influencia as pessoas nas escolhas assertivas. Estimula o entusiasmo e a paixão pela causa escolhida. Dá brilho ao olhar. CARACTERÍSTICAS: Gosto pelo que faz. Capacidade de transformar problemas em desafios. Satisfação profissional. VALORES: ALEGRIA, RESPEITO.

34 Tudo é o olhar Não sou um profissional de sucesso! Estarei mentindo dizendo que ... consegui chegar lá. Que sou o máximo! Tenho certeza que ... este é o meu momento. Sinto dentro de mim que ...não sou capaz. Não poderia dizer jamais que ... possuo um grande potencial. Pecebo a cada dia que... ... sou um fracasso! E jamais usarei a frase ... sou um bom profissional! Tenho que dizer a verdade É assim que eu me vejo (Baseado no texto de Clarice Lispector)

35 Derrota Desistência

36 Tudo é o olhar... Não sou um profissional de sucesso! Estarei mentindo dizendo que ...consegui chegar lá. Que sou o máximo! Tenho certeza que ... este é o meu momento. Sinto dentro de mim que ... não sou capaz! Não poderia dizer jamais que ... possuo um grande potencial. Percebo a cada dia que ... ... sou um fracasso. E jamais usarei a frase ...sou um bom profissional! Tenho que dizer a verdade É assim que eu me vejo...

37 E-mail: ritamrg@terra.com.br
Obrigada e... Até breve! Maria Rita Gramigna Site:


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