A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética começa na Família Iris de Sá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética começa na Família Iris de Sá"— Transcrição da apresentação:

1 Ética começa na Família Iris de Sá

2

3 Educação dos filhos “O maior desafio que você pai ou mãe tem na vida é transformar todo o amor que sente por seus filhos numa experiência de crescimento mútuo.” (Roberto Shinyashiki)

4 Formação Ética Os pais não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência comportamental, emocional e ética nos filhos.

5 Pirâmide de Maslow

6

7

8

9 Construir ética exige alguns procedimentos e atitudes
Regras Limites Diálogo Escuta Exemplo Autoridade Alteridade Maturidade

10 Qual o sentido da palavra REGRA?
Regra é aquilo que regula, que rege, que conduz, direciona as pessoas para que desenvolvam um comportamento com princípios éticos e morais, a fim de que possam viver em sociedade de forma a não invadir o espaço alheio.

11 O que é Limite? Ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar (novo dicionário Aurélio).

12 O diálogo é o melhor caminho...
Existem duas vertentes fundamentais de diálogo na família: - entre mãe e pai; - entre pais/mães e filhos.

13 Escuta Conversar com os filhos requer saber escutar;
Falar sem escutar não possibilita diálogo; Falar sem deixar espaço para a reflexão não promove educação.

14 O diálogo entre as figuras parentais
Um dos maiores problemas da educação da atualidade é a falta de comunicação entre mãe e pai. Isso acarreta dificuldade nos filhos para entenderem quem está “certo” e possibilita os jogos que a criança começa a fazer com os pais.

15 “A educação pelo exemplo ocorre espontaneamente e de modo inconsciente
“A educação pelo exemplo ocorre espontaneamente e de modo inconsciente. É a forma mais antiga e talvez a mais eficaz de toda e qualquer educação. ” (Jung)

16 Diferenciando os termos
Autoridade – sf. 1. Direito ou poder de fazer-se obedecer, de dar ordens, tomar decisões, agir, etc. 2. Aquele que tem esse direito ou poder. 3. fig. Influência, prestígio. Autoritário – adj. relativo a autoridade; que se firma numa autoridade forte, ditatorial; revestido de autoritarismo; dominador; impositivo; a favor do princípio de submissão cega à autoridade.

17 Alteridade O significado da palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização, e dialogando com o outro.

18 Maturidade Os pais só educam se forem adultos;
No adulto há, na maioria das vezes, um emaranhado de complexos que são projetados nos filhos; Entrar em confronto direto com os filhos não promove diálogo e entendimento; Cuidado com a ‘adolescência dos pais’...

19 Autonomia Ética se constrói no exercício da autonomia;
A exigência da maturidade na adolescência vem do que foi trabalhado na infância; Discurso e ação contraditórios provocam confusão na formação do adolescente; Exigir que o adolescente seja responsável e tratá-lo como heterônomo não produz crescimento emocional.

20 Princípios da ética familiar
Ensinar que os direitos são iguais para todos; Ensinar que existem outras pessoas no mundo; Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros; Dizer “sim”sempre que possível e “não” sempre que necessário; Pontuar as coisas a partir da necessidade da criança e não da acomodação do adulto.

21 Mostrar que muitas coisas poderão ser feitas e outras não poderão ser feitas, de jeito nenhum;
Fazer o adolescente ver o mundo com uma conotação social de con-viver; Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo; Dar o exemplo - quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios.

22 O antiético Agressões físicas ou morais.
Bater nos filhos para que eles se comportem... Fazer só o que vocês, pais, querem ou estão com vontade de fazer; Ser autoritário; Deixar de explicar o “porquê”das coisas, apenas impondo a “lei do mais forte”; Gritar com as crianças para ser atendido; Deixar de atender as necessidades reais; Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito; Agressões físicas ou morais.

23 Atitudes que revelam dificuldades dos pais
Insistência sem firmeza; Impaciência ; Fingir que não está vendo; Ignorar; Provocar medo no adolescente; Ameaçar; Chantagear; Barganhar etc.

24 Sanções Devem ser por reciprocidades e não expiatórias;
Devem ser proporcionais ao tamanho da “arte” e da idade; Devem acontecer sempre que o adolescente transgredir os limites combinados; Devem estar diretamente ligadas ao erro cometido. Sempre que possível devem ser imediatas.

25 Por que devemos ser éticos?
Fundamental para a formação do adolescente que mais tarde será um adulto equilibrado e seguro, caso contrário crescerá achando que pode tudo e quando se deparar com um “não” ou com os limites da sociedade e da vida profissional, não saberá lidar com a “frustração”.

26 Quantas iguais a essa você já recebeu?

27 Quem está certo, quem está errado?

28 Isso lhe parece familiar?

29 Só ele faz isso?

30 E isso?

31 E essa cena, será que é de filme?

32 Parece briguinha de escola?

33 Vaga para deficiente físico, eventualmente ocupada por ‘deficiente mental’.

34 Os jovens cada vez mais se preocupam em ser o número um, mas não aprendem princípios e valores sólidos que os levem à verdadeira felicidade.

35 Isso é felicidade?

36 “Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” (Karl Kraus)

37 “A educação é um processo social, é desenvolvimento
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (John Dewey)

38 ” O adulto fala da criança, mas ele deveria falar da criança que existe nele.
No adulto está oculta uma criança em processo de formação e que jamais está terminado, que precisará de educação, atenção e cuidado permanente. Esta é a parte da personalidade humana que deveria desenvolver-se até alcançar a totalidade!” (Jung) Introdução

39 irisdesa2009@hotmail.com 9962 5509 (vivo) 8790 5509 (oi) Obrigada!


Carregar ppt "Ética começa na Família Iris de Sá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google