A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
Curso de Direito Monografia I METODOLOGIA

2 METODOLOGIA A Metodologia é a descrição em termos precisos dos procedimentos que serão adotados para a execução da pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc),do recorte temporal, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que será utilizado no trabalho de pesquisa.

3 ENFOQUE DA PESQUISA Empírico - analítico: Analisar relações causais, mapear presenças, avaliar o impacto de variáveis, testar hipóteses, chegar a leis gerais, verificar níveis e graus, pontuar índices. EXEMPLOS: O que faz com que as pessoas não se ressocializem no sistema penitenciário brasileiro? Qual a maior dificuldade do apenado na ressocialização? Quais as variáveis (sexo, idade, cor etc.) que mais interferem na decisão de adotar uma criança?

4 Cont.. ENFOQUE DA PESQUISA
Compreensivo: Descrever significados e/ou saberes, interpretar sentimentos, compreender percepções, desvendar tabus, crenças, mitos etc. EXEMPLO: Qual o significado da adoção para adotantes e adotados? Quais os preconceitos em torno da adoção? O que o apenado sabe sobre ressocialização?

5 Cont.. ENFOQUE DA PESQUISA
Crítico-Dialético: Fazer análise histórico-crítica do cotidiano, discutir práticas, refletir trajetórias, discutir estratégias, propor mudanças etc.

6 EXEMPLOS Como vêm evoluindo ao longo do tempo o instituto jurídico da adoção? Quais as estratégias jurídicas que estão sendo viabilizadas para enfrentar o problema do sistema carcerário brasileiro? Quais as omissões do ordenamento legal brasileiro a respeito da união entre casais homossexuais?

7 TIPO DE PESQUISA EM DIREITO
Jurídico-Teórica: pesquisa bibliográfica, legislativa, documental Empírica-Social: pesquisa de campo, aplicação de questionários, entrevistas, estudo de caso.

8 MÉTODO DE ABORDAGEM Dedutivo Indutivo Hipotético-dedutivo Dialético

9 ABORDAGEM Quantitativa: Qualitativa Quantitativa e qualitativa

10 MÉTODO DE PROCEDIMENTO
Histórico Monográfico Comparativo Etnográfico Estatístico

11 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental Pesquisa Experimental Pesquisa de Campo Estudo de Caso Pesquisa-Ação

12 LOCAL (existe um local para o desenvolvimento da sua pesquisa? Qual?)

13 RECORDE TEMPORAL, AMOSTRAGEM
Estabelecer período a ser analisado; ano de 2012, mês de janeiro... Definir espaço amostral: Município de Macapá, Estado do Amapá, TJAP, IAPEN, CESEN, aplicação de questionários para 10% da população, 5% ..., somente entrevistas com o sexo feminino.. Etc.

14 FONTES DE INFORMAÇÕES E COLETA DE DADOS (as fontes serão orais ou escritas? Documentos serão analisados? Entrevistas serão realizadas? Questionários serão aplicados?)

15 TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS Dados Secundários Dados Primários CUIDADOS ÉTICOS Anonimato Consentimento livre e esclarecido dos sujeitos.

16 ANALISE DOS DADOS COLETADOS
Tabulação, elaboração de gráficos, tabelas, quadros e analise interpretativa-critica dos resultados; Analise critica-compreensiva Analise critica-interpretativa

17 “MÃOS A OBRA!!” RS.rs EXEMPLO: A presente pesquisa monográfica será desenvolvida sob o enfoque crítico-dialético, pelo método hipotético-dedutivo. Adotar-se-á a pesquisa empírico-social, com abordagem qualitativa. Realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados secundários, pautada na legislação, doutrina e jurisprudência nacional.

18 2. Exercícios para o pré-projeto
8º Semestre – 9º Semestre – CRONOGRAMA Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho 1. Delimitação do tema 2. Exercícios para o pré-projeto 3. Orientações 4. Projeto de Pesquisa 5. Elaboração do 1º item (capítulo) da monografia 6. Orientações 7. Elaboração do 2º item (capítulo) da monografia 8. Orientações 9. Elaboração do 3º item (capítulo) da monografia 10. Orientações 11. Revisão 12. Depósito 13. Defesa


Carregar ppt "Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google