A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
Método para a aprendizagem da leitura e da escrita, Sistema de aprendizagem, Metodologia geral para a implementação e desenvolvimento do programa.

2 Método para a aprendizagem da leitura e da escrita
Método composto global com utilização dos números para facilitar o processo de aprendizagem, parte do conhecido (os números) para chegar ao desconhe-cido (as letras).

3 Quanto ao conteúdo: Porque, para a aprendizagem da leitura e da escrita, parte de uma ideia ou frase para motivar o debate e a reflexão; Tem como objectivo social de referência a inserção activa dos participantes na comunidade.

4 Quanto as suas funções Não se limita só à aprendizagem da leitura e da escrita, vai muito mais longe. persegue uma alfabetização mais concientizadora e transformadora, além de escolarizante, tem como objectivo social de referência a inserção activa dos participantes na vida económica, social e política na comunidade e no país .

5 Quanto a seu enfoque integrador
• Integra ao processo de aprendi-zagem da leitura e da escrita componentes de tipo educativo, social, cultural e político.

6 Por que é um método composto? Porque emprega de forma combi-nada métodos analíticos e sinté-ticos utilizados para a apren-dizagem da leitura e da escrita.

7 Método composto ou global.
Enfatiza o aspecto significativo da linguagem. Parte do sentido da ideia, frase ou oração-chave que facilita o debate e a reflexão. Realiza-se a análise dos seus elementos e logo se reconstroem no processo de síntese para formar novas palavras, frases ou orações.

8 Principios pedagógicos
O método é socializador e contribui à formação integral do homem; Vincula-se com a vida e o meio sócio- cultural; Centra sua atenção na aprendizagem da leitura da escrita e do cálculo.

9 Sistema de aprendizagem
A VÍDEO-AULA Participantes O facilitador A cartilha

10 Estrutura interna da vídeo-aula.
A aula tem um carácter global e no seu desenvolvimento passa por três momentos: Introdução Aprendizagem da leitura ,escrita e do cálculo Exercitação e Consolidação

11 Utilização dos números como recur-so mnemotécnico para facilitar o processo de aprendizagem.
1 a A casa 1 1 Uma casa moçambicana 1 1 1 1 1 1

12 EXEMPLO: Atividade que desenvolve o professor televisivo. (Estudo do l) Frase: U m a f a m í l i a moçambicana. f a m í l i a f a - m í- l i a 6 l la le li lo lu al el il ol ul

13 Etapas de aprendizagem da leitura, escrita e do cálculo.
1-treinamento (controlo muscular e números) 2- Aprendizagem da leitura ,da escrita o do cálculo . 3- Consolidação.

14 Etapas de aprendizagem da Leitura e da Escrita.
1. Treinamento 2. Ensino da leitura e da escrita 3. Consolidação da lei- tura e da escrita 10 aulas. 13 aulas. 42 aulas. Dificultades do idioma. Dígrafos e cálculo. Uma consolidação cada 5 aulas. Desenvol-vimento da Expressão oral. Familiari zação. Habilida- des psico-motoras. Números Exercitação de traços. Estudo de novas letras. Estudo das vogais. Consolidação Redacção. 23 19 11 aulas aulas aulas 2 aulas 5 aulas 5 aulas Total 65 aulas

15 Sessão de trabalho -Tele aula Nº 1…………….. 30 mtos.
-Trabalho com o facilitador mtos. -Tele aula Nº 2…………… mtos. -Trabalho com o facilitador mtos. Total…………………. 2 horas.

16 Durante o desenvolvimento das sessões de trabalho se deve:
Propiciar as condições para que os participantes sejam ativos no processo de estudo; Promover a reflexão e intercâmbio de experiências e debate entre os participantes.

17 Continuar a exercitação do aprendido utilizando os mesmos tipos de exercícios e atividades que se realizam na tele-aula; Atender às diferenças individuais dos participantes oferecendo uma ajuda indivi-dualizada àqueles que apresentam maiores dificuldades.

18 Vantagens do Programa Pode abranger ao mesmo tempo a um maior número de pessoas iletradas; Não requer de uma grande quantidade de profissional nem de alfabetizadores; A sua organização metodológica propícia o desenvolvimento das potencialidades do alfabetizando; Não precisam da existência de instituições escolares para a sua execução;

19 Acrescenta-se a autoestima do iletrado pois nas aulas estimula-se constantemente o trabalho deles;
A cooperação familiar se faz mais flexível possibilitando a aplicação de variantes organizavas; Os alfabetizandos perdem o medo de falar em reuniões, o que permite sua participação mais aberta na comunidade ao expressar o que sintam, o que pensam, ou seja, começam a dar opiniões o que denota uma melhor expressão oral, isto garante a sua incorporação á sociedade.


Carregar ppt "Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google