A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUVENTUDE(S): Os sujeitos da EJA e Currículo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUVENTUDE(S): Os sujeitos da EJA e Currículo"— Transcrição da apresentação:

1 JUVENTUDE(S): Os sujeitos da EJA e Currículo
Prof.ª Dr.ª Olga Celestina da Silva Durand (PPGE/CED/UFSC)

2 JUVENTUDE(S): Os sujeitos jovens da EJA
Convite à reflexão e à socialização do conhecimento e dos saberes produzidos por estudos e pesquisas. Metodologia de trabalho na formação de professores na relação com o ensino e a pesquisa. Questionamento da realidade.

3 Questionamento aos Jovens
O que ser jovem para os Jovem da EJA? Qual é expectativa, desse jovem em relação a EJA (escolarização, qualificação profissional e social? Qual perspectiva em relação a trabalho/ocupação e as “lidas” da cidade e do campo ? Como se constitui a Relação com os Adultos/ colegas? Que atividade de lazer, esse jovem faz no tempo livre?

4 Depoimentos dos Jovens da EJA
EU,HELENA(27) ... Eu parei de estudar muito criança e sempre sonhei em voltar em estudar. No primeiro dia de aula eu senti muito medo. Afinal foram quase vinte anos fora da escola. Eu achava que eu não iria conseguir (...) Antes eu falava pouco, era tímida. Agora, se eu não sei, eu vou atrás e procuro saber. Se eu chego em um consultório médico e eu pego uma revista, já me interesso por algum assunto importante, quero saber das coisas. A EJA foi a grande chance da minha vida. EU, MARCEL (16 ANOS)... No começo eu achava estranho entrar em uma sala com tiozinhos mais velhos até mesmo que meu pai. Depois, convivendo com eles eu percebi que eu estava viajando, levando tudo na brincadeira. Eu amadureci com eles, fio muito bom o contato com adultos.

5 Depoimentos dos Jovens da EJA
Jovem? É ser uma pessoa que às vezes não se preocupa com nada mas, ao mesmo tempo se preocupa com tudo. Pensa muito em seu futuro, construir família e ter sua estabilidade financeira. O que eu quero? Trabalhar independentemente, ter aprendizado renovado a cada dia aprendendo a lidar com a vida, conquistar suas próprias coisas como casa etc... e mostrar para os adultos o quanto você é independente e maduro. A minha expectativa com esse projeto é que eu possa concluir os estudos que não pude no passado e adquirir uma grande experiência não só nos estudos, uma boa qualificação para o trabalho, mas também na vida.

6 Depoimentos dos Jovens da EJA
Perspectivas? Abrir portas de trabalho com os conhecimentos adquiridos no curso podendo assim alcançar melhor lugar no mercado de trabalho. Lazer? Tenho costume de reunir a família para conversar, ou então, escrever. Festas tradicionais: Quermesse,CTG, festa da tainha. Computador, festas como o boi de mamão, esportes como andar de bicicleta e fazer caminhada

7 Depoimentos dos Jovens da EJA
Juventude de hoje vive o mesmo que a geração anterior experimentou mas num turbilhão de informações com a [super-mega-hiper-ultra] velocidade em que são compartilhadas (Curtir ·Comentar  · Compartilhar) Além de tudo isso... ● Vivenciam relações frágeis e densas com o mundo do adulto – escola, família, lazer, mídia, trabalho...

8 AFINAL : que juventude é esta da qual fazem parte os jovens da EJA?
Que expressa muitas maneiras de ser jovem - plural- contextualizada histórico social e culturalmente É diversificada- diferente entre si, mas que exigem igualdade social Que procura a identidade individual e coletiva (processo de interação e conflito) Traduz a necessidade de viver em grupo Que está situada em uma condição e situação juvenil Que tem moratória social e vital Que se constrói nas relações com as outras gerações Que tem direito à participação social

9 O QUE OS JOVENS DA EJA TRAZEM ?
Conhecimentos construídos em diversos espaços de socialização e sociabilidade Desejo e interesse de ser ouvido Culturas específicas Valores distintos Diversos códigos de linguagem e comunicação Vestimentas - adereços – músicas – gírias próprios

10 O QUE NORMALMENTE ESSES JOVENS ENCONTRAM?
Um mundo organizado PELOS adultos PARA os jovens Adultos inseguros para trabalhar com a condição juvenil Currículos inadequados a realidade juvenil Conhecimentos sem significados para as suas vidas Instituições que não reconhecem as culturas juvenis como possibilidades de aprendizagens, inclusão e transformação social.

11 O QUE SIGNIFICA CONHECER OS JOVENS DA EJA?
Que são sujeitos e fazem parte da construção do seu próprio conhecimento Que eles constroem conhecimentos e experiências fora da escola Que são jovens e não crianças e adultos Que para além das propostas teórico-metodológicas, eles devem ser paradigmas da construção do seu conhecimento E principalmente, que o acesso, a permanência e a participação é um direito social.

12 O que dizem alguns pesquisadores?
... É necessário reconhecer que, historicamente e socialmente a juventude tem sido considerada como fase de vida assinalada, por certa instabilidade, associada a determinados problemas sociais. Contudo, o modo de apreensão destes problemas também se modifica. As representações correntes, segundo a autora, ora são consideradas como características positivas dos segmentos juvenis reponsáveis por novos paradigmas sociais, ora salientam a dimensão negativa dos “problemas sociais” e do seu tempo livre. (SPOSITO, 2002)

13 OS DESAFIOS QUE TEMOS: Permanência do conhecimento sobre os sujeitos jovens da EJA Reorganização curricular – o ser jovem como parte integrante da proposta curricular Reconhecer a importância das trocas culturais e Geracionais Reorganização dos tempos e espaços /lugares Compromisso político e vigilância social

14 BIBLIOGRAFIA: ABRAMO, H.W. e BRANCO, P.P.M. (0rg.). Retratos da Juventude Brasileira. São Paulo, Ed. Fund. Perseu Abramo, 2005 CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro A invisibilidade do jovem no aluno. In:PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, p , jul./dez CARRANO, P. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: O desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Palestra proferida no IX ENEJA – Curitiba – PR, 2007 CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: Perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Edu. Soc., Campinas, Vol. 28, n. 100 – Especial, p , out Disponível em < DURAND, Olga C. e SOUZA, Janice T. Experiências Educacionais Juvenis: entre a escola e os grupos culturais Juvenis. Revista Perspectiva: CED?UFSC. V20, p163. JUL/dez 2002. DURAND, Olga Celestina da Silva; FURINI, Dóris Regina Marroni; SANTOS, Pollyana. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, espaços e múltiplos saberes. In: LAFFIN, M.H.L.F. (Org) Educação de Jovens e Adultos e Educação na diversidade.Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2011.

15 BIBLIOGRAFIA: HADDAD, S. (Coord.). Novos Caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA. São Paulo, Global editora, 2007. PAIS, J. M. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993. ________. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Lisboa: Âmbar, 2003. PERSPECTIVA: Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC. vol 22, nº 2 SOARES, L. e outros. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte. Autêntica, 2005. SPÓSITO, M.P. (Coord.). Espaços e Tempos Juvenis: Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. Global editora, 2007.


Carregar ppt "JUVENTUDE(S): Os sujeitos da EJA e Currículo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google