A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O adolescente cristão e a sexualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O adolescente cristão e a sexualidade"— Transcrição da apresentação:

1 O adolescente cristão e a sexualidade

2 Texto base 1 Coríntios 6.19,20. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem seu corpo para a glória dele

3 Conceito Sexualidade A sexualidade é um aspecto central do bem estar humano, do começo ao fim da vida, envolvendo sexo, identidade de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução (OMS - Organização Mundial de Saúde)

4 O desenvolvimento sexual humano
Fatores influenciadores na sexualidade: Educação; Costumes da família ou grupo com o qual vivemos (cultura); Escolhas e valores pessoais.

5 O desenvolvimento sexual humano
Assim como a alimentação e o descanso, o sexo proporciona sensações de prazer que estão associadas a centros específicos do cérebro, quando estes são estimulados vem a sensação de prazer

6 O desenvolvimento sexual humano
O estímulo sexual é diversificado: vai desde o toque até a troca de olhares ou a imaginação erótica. Resultado da interação entre fatores biológicos e psicológicos resultando na excitação sexual (FIGUEIREDO & CONDEIXA, 2009).

7 O desenvolvimento sexual humano
Segundo a psicologia, a sexualidade de cada pessoa é parte de seu modo de agir e de se expressar e guarda influências de seu meio social e cultural

8

9 Adolescência - conceito
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adolescência é o período que vai dos 10 aos 20 anos de idade.

10 Mudanças no corpo: características sexuais secundárias

11 Adolescente é normal? Síndrome da Adolescência Normal
Busca de si mesmo e da identidade Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fantasiar Evolução da sexualidade Crises religiosas Vivência de um tempo próprio Atitude social reinvindicatória Constantes flutuações de humor Manifestações contraditórias de conduta

12

13 O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo?
O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. Sendo uma oportunidade de se conhecer melhor, e, com mais intensidade, alguém que pretendemos ter um relacionamento sério, que leve ao casamento. O problema é que muitos jovens hoje namoram demais. Acaba virando um vício. Não conseguem ficar sem namorar.

14 O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo?
A falta de comunicação recíproca entre pais e filhos é o principal motivo dos jovens buscarem orientação de modo errado; através da Internet, televisão e até com outros amigos. “É preciso falar sobre a genitália, a masturbação, os limites do namoro, e até mesmo das mudanças fisiológicas que ocorrem em seu corpo.

15

16 O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo?
Hoje a sexualidade está sendo veiculada nos meios de comunicação de forma distorcida. Mas se a menina e/ou menino são instruídos no seu lar, vão saber ter um namoro santo: evitar beijos ardentes, roupas mais sensuais, toques nas partes íntimas e, por último, o ato sexual.

17

18

19

20 União de pessoas do mesmo sexo

21

22 O Espírito de Deus e a natureza humana (Gl 5. 19-23)
Imoralidade sexual, Impureza, Adoração à ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raivas, ambição egoísta, desunião, invejas, bebedeiras e etc. Espírito de Deus Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio.


Carregar ppt "O adolescente cristão e a sexualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google