A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01

2

3 Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação da matéria inorgânica em orgânica.

4 A Polinização O que é  Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem. Transporte do pólen A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água). 

5 Como vivem as abelhas ? Toda colmeia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 5 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média. As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas.

6 De que maneira fabricam o mel ?
O mel (plural: meles ou méis), (pronúncia br:/mɛw/ pronúncia pt:/mɛl/) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.

7 A defesa da abelha Como todo inseto, as abelhas possuem três pares de patas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo e o terceiro par é chamado depatas coletoras, serve para mover pólen. Na tuba das patas coletoras fica o lavatório para o óleo: corbícula, espécie de pote. Ainda no terceiro par fica o escorpião, com o qual a abelha recolhe o pólen e, trocando as patas, deposita-o com o centro na corbícula direita e com a direita na corbícula central.  Além disso, possui uma língua, também chamada de lígula, que move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pêlos que, como uma esponja, absorve o nectar da flor. Sua mandíbula e seu maxilar São órgãos responsáveis por amassar as escamas de cera que a abelha expele do abdômen, utilizadas depois para construir os favos. Têm também a função de abrir as anteras das flores - para extrair o pólen; varrer a colméia; e mutilar os inimigos. 

8 A comeia As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

9 Por que o mel é benéfico a nossa saúde ?
O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais". Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a "domesticação" das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, a geleia real, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.

10 O que podemos fazer com o mel ?
Para mim o mel é remédio. O meu calcanhar de aquiles é a garganta e, como tal, sumo de limão com mel, chá com mel, leite com mel, ... faziam parte do tratamento quando, em miúda, ficava doente... Mas- ironicamente - adorava, nas férias do Verão na aldeia, chupar os favos de mel, depois do apicultor retirar o mel das colmeias do meu tio. Ficávamos, os primos todos, à volta dele, pacientemente à espera que terminasse e nos desse, a cada um, um "bocado de cera" que nos proporcionava umas horas deliciosas, sentados ao sol a saborear um pedaço de céu...

11 Quem cuida das abelhas ? Na apicultura moderna usa-se uma colmeia padrão desenvolvida em pesquisas científicas. Um dos padrões mais usados no mundo é o Langstroth, em Portugal usa-se também o padrão Lusitano. Existem muitos outros padrões e formatos de caixas(Curtinaz, Schirmer, etc..). No desenho destas caixas usa-se o conceito do espaço-abelha, que é basicamente o tamanho de uma, ou duas abelhas, não mais. Trata-se de uma caixa com 10 quadros removíveis onde ficam os favos. O distanciamento dos quadros respeita o chamado espaço-abelha. A vantagem desta caixa padrão é a possibilidade de retirar os favos sem danifica-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia, com a vantagem da intercambiabilidade dos favos(caixilhos) entre as caixas(colméias). O espaço-abelha é o espaço que permite as abelhas circulem por dentro da colméia e disciplina a construção dos favos na posição de encaixe dos 10 caixilhos, permitindo que o apicultor remova centenas de favos em poucos minutos e recoloque-os de volta depois.

12 Flores Tenha um bom dia de alegria, Eu pensarei em sua simpatia, Amanhã  saberei  se  você sorria, Minha vontade era muita de plantar, O meu sentimento não pode mudar,  Mulher como flor será importante cultivar, Uma pessoa ou flor especial para gostar, Isto que você ou a flor irradia é bom olhar, Tenha um excelente dia para aproveitar, O sol deve a sua beleza sempre iluminar, Meu jardim será florido e bem cuidado, Irei regar as plantas o solo ficará molhado, Ninguém esquecerá um amor bem adubado Haverá dia em que foi a rosa que terá brotado,  A melhor flor será aquela que teve mais cuidado, Flor e mulher se misturam num imenso orquidário, Linda a orquídea, a mulher de valor extraordinário, O sentido amplo da vida deve ser sempre a gratidão,  Resta a você colocar sempre o amor no seu coração.


Carregar ppt "Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google