A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria de Lourdes Coelho (Mestranda)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria de Lourdes Coelho (Mestranda)"— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO EM CURSOS A  DISTÂNCIA VIA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
Maria de Lourdes Coelho (Mestranda) Profª Drª Ana Lúcia Amaral (Orientadora)

2 OBJETIVOS DA PESQUISA G E R A L E S P E C Í F I C O S
Identificar as causas da evasão e os fatores que favorecem a permanência dos participantes em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância, via Internet, a partir de um estudo de caso do Curso de “Tecnologia de Ensino a Distância Via Internet” E S P E C Í F I C O S Buscar subsídios para o planejamento de cursos promotores da modalidade de EAD, de acordo com os interesses dos professores da UFMG; Discutir possibilidades e limites da educação a distância, via Internet, como oportunidade de formação continuada do professor universitário; Verificar os possíveis vínculos da evasão com os aspectos da estrutura metodológica e a dinâmica da interatividade em cursos a distância via Internet.

3 EVASÃO X PERMANÊNCIA Por que então os altos índices de evasão?
P R E S S U P O S T O S É desejável que o preparo do professor universitário comece com a formação inicial e continue ao longo de sua carreira.   As formas de utilização dos recursos tecnológicos têm favorecido a interatividade entre participantes e coordenadores dos cursos. Q U E S T I O N A M E N T O S Por que então os altos índices de evasão? E que razões levaram à permanência dos sujeitos? S U P O S I Ç Õ E S A falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos; Insuficiente domínio técnico do uso do computador, principalmente da Internet; Ausência de reciprocidade da comunicação, inviabilizando a interatividade; A falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física; Material didático inadequado dificulta a permanência dos sujeitos.

4 A PESQUISA S U J E I T O S I N S T R U M E N T O S U T I L I Z A D O S
Professor organizador do Curso de “Tecnologia de Ensino a Distância Via Internet” Participantes do Curso: professores de escolas de engenharia do interior e da capital de Minas Gerais I N S T R U M E N T O S U T I L I Z A D O S Entrevistas Questionários on-line Consultas a documentos e arquivos do Curso: material didático, mensagens enviadas trocadas através do correio eletrônico e lista de discussão.

5 IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS
CONCLUINTES EVADIDOS 37 PROFESSORES 19 professores 18 professores homens 10 homens 9 mulheres 16 professores 2 solteiras 5 solteiros 7 casados Estado 1 outro Estado 9 souteiros Civil 13 casados Civil < 20 horas = 0 < 20 horas = 2 21 a 29h = 1 Número de horas de trabalho semanal 21 a 29h = 1 Número de horas de trabalho semanal 30 a 40h = 8 > 40 = 10 30 a 40h = 4 > 40 = 11 > 40h = 11 Faixa Etária Faixa Etária ( I ) ( II ) 11 ( III ) ( I ) ( II ) ( III ) 31 a 40 anos 41 a 50 anos > 50 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos > 50 anos 06 02 02 10 06 02 Graduação Graduação Graduação Graduação Graduação Graduação Especialização (1) Mestrado (3) Doutorado (2) Especialização (4) Doutorado (2) Especialização (1) Especialização (1) Especialização (1) Mestrado (4) Mestrado (1) Mestrado (1) Doutorado (1) Doutorado (3) Doutorado (8) Doutorado (4)

6 C ON C L U I N T E S X E V A D I D O S
C A R A C T E R I Z A Ç Ã O D O S S U J E I T O S C ON C L U I N T E S X E V A D I D O S características divergentes: gênero, faixa etária, formação acadêmica e instituição onde lecionam; características convergentes: tempo de docência no ensino superior e carga horária semanal de trabalho.

7 C O N C L U I N T E S C O N T R I B U Í R A M PARA A P E R M A N Ê N C I A ·        Persistência do aluno ·       Assistência acadêmica adequada ·       Organização do Curso ·       Qualidade do material e do sistema de comunicação A “V O Z” D O C O N C L U I N T E “Constância nos acessos; consultas à monitoria; leitura das dúvidas da classe.” (Q1CM-III) “Importância do tema, possibilidade de conhecer melhor a tecnologia e de implementá-la, curiosidade no assunto.” (Q11CM-I) “Motivação pessoal: eu queria aprender; gostei da interação com os instrutores e com os outros alunos; os trabalhos que foram desenvolvidos.” ( Q21CM-I)

8 E V A D I D O S C A U S A S D A E V A S Ã O
.   Falta de tempo ·   Falta de ambiente no local de trabalho ·   Desorganização pessoal ·   Problemas técnicos ·   Não atendimento às expectativas A “V O Z” D O S E V A D I D O S “Falta de tempo.” “... Achei o Curso adequado no que se refere aos conteúdos e à estruturação, mas os prazos!!” (Q24DM-II) Acúmulo de trabalho na Instituição e tempo limitado demais, pois deveria ter prorrogado o prazo para concluirmos as tarefas, considerando que cada pessoa tem um ritmo próprio e a disponibilidade de tempo também é diferente.” (Q34DF-II)

9 F A L T A D E T E M P O O P I N I Ã O D O S H O M E N S
questão de prioridade: justificativa para a não superação dos obstáculos no uso do meio utilizado e a questão da ‘novidade’ do ambiente. O P I N I Ã O D A S M U L H E R E S está mais relacionada com dificuldades de utilização da tecnologia, do que com o entendimento do conteúdo ou a realização das atividades; sobrecarga de trabalho.

10 R E S U L T A D O S E S P E R A D O S X O B T I D O S
Primeira suposição – a falta da tradicional relação face a face entre professor e alunos: alguns elementos confirmam esta suposição. * O “fator novidade” do meio contribuiu para a desistência. Segunda suposição – a inabilidade em lidar com as novas tecnologias: foi contemplada e indicada pelo concluintes e pelos evadidos. Terceira suposição – a ausência de reciprocidade da comunicação, inviabilizando a interatividade. * A interatividade, para alguns concluintes facilitou para a permanência no Curso, e os desistentes indicaram a falta da mesma. Quarta suposição – a falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física: semelhança com a falta de tempo .

11 C O N S I D E R A Ç Õ E S F I N A I S Os candidatos a cursos a distância deveriam ser preparados anteriormente para a organização do tempo, pois, verificamos que este é um pré-requisito essencial para a permanência dos cursistas a distância, principalmente nos ambientes virtuais. A apropriação dos processos tecnológicos será mais adequada se ocorrer juntamente com a formação pedagógica, para que o professor esteja capacitado a manter uma postura reflexiva no processo educativo.   A avaliação sobre os cursos deve ser uma prática constante, através da reflexão sobre as ações desenvolvidas, para que ocorram as alterações durante o processo, sempre que necessárias, no sentido de incluir o outro e evitar a evasão do mesmo. Muitos professores das Instituições Federais de Ensino (IFES) ficam presos às atividades que angariaram maior pontuação para a Gratificação de Estímulo à Docência (GED), como as atividades de ensino, pela qual é definida a remuneração do professor.

12 E X P E C T A T I V A S D E P E S Q U I S A
A questão de gênero e o uso das novas tecnologias, considerando que todas as mulheres participantes dessa pesquisa não concluíram o Curso, e algumas alegaram dificuldades em lidar com a Internet; A faixa etária e as habilidades em desenvolver trabalhos ou estudos via Internet;  A questão do tempo do professor universitário para investir em sua formação continuada.

13 Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais


Carregar ppt "Maria de Lourdes Coelho (Mestranda)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google