A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo"— Transcrição da apresentação:

1 A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo
Fernandez

2 “Alguns bambus são longos, outros são curtos.
Não existe bambu bom ou ruim. Cada um tem suas vantagens.” A viagem de mil léguas começa com um passo.” “A mesma resposta não é necessariamente verdadeira em todas as situações. A verdade da vida é sempre mutante.” (Tsai Chih Chung. Zen em quadrinhos. Rio, Ediouro, a. ed.) ABED 2003 Consuelo Fernandez

3 EAD Educação Distância Respeito à individualidade Ênfase no aprender
a pensar Distância Geográfica Participação ativa Psicológica Estímulo à autonomia Temporal Social ABED 2003 Consuelo Fernandez

4 EAD Interação pessoal professor/aluno mediatizada por recursos didáticos Aprendizagem autônoma e interdependente Comunicação bidirecional Apoio institucional e tutorial ABED 2003 Consuelo Fernandez Massivo ou não

5 EAD Comunicação Meio de distribuição Síncrona Serviços postais
Assíncrona Redes informatizadas ABED 2003 Consuelo Fernandez

6 EAD Ambiente de aprendizagem Suporte de comunicação Individual
Material impresso Coletivo Internet ABED 2003 Consuelo Fernandez

7 Avaliação Uma viagem ao passado em busca de explicações sobre o
presente, com os olhos voltados para o futuro... ABED 2003 Consuelo Fernandez

8 Elementos principais Objeto? Base de valoração? Propósito? Método?
Sobre o que ela atua? Base de valoração? A partir do que ela age? Propósito? Por que ela? Método? Para que ela serve? Como faz? Com base em quê? Com quais instrumentos? ABED 2003 Consuelo Fernandez

9 Avaliar o quê, eis a questão...
ABED 2003 Consuelo Fernandez

10 O quê.... Saber conhecer Saber fazer Saber ser Saber conviver
HABILIDADES CONHECIMENTOS ATITUDES COMPETÊNCIAS Saber conhecer Saber fazer Saber ser Saber conviver

11 Foco A condição prévia? O desenvolvimento? O resultado? (o produto)
(o contexto e as “entradas”) O desenvolvimento? (o processo) O resultado? (o produto)

12 Avaliar para quê, eis o compromisso...
ABED 2003 Consuelo Fernandez

13 Para quê... Classificação? Regulação? Certificação?
Com intenção diagnóstica? Com intenção formativa? Com intenção cumulativa? ABED 2003 Consuelo Fernandez

14 Tendências Controle e hierarquização Mudança e melhoria

15 Nos buracos da peneira separação rotulação classificação
desvalorização de muitos enfoque na fraqueza destaque da excelência ABED 2003 Consuelo Fernandez

16 Nos pratos da balança ponderação regulação equilíbrio
valorização de todos enfoque nos aspectos fortes destaque do respeito da individualidade ABED 2003 Consuelo Fernandez

17 Controle e hierarquização
Meritocrática Controle Normas pré-fixadas Identificação dos melhores ABED 2003 Consuelo Fernandez

18 Mudança e melhoria Reconhecimento de evidências Transformação
Relevância social da aprendizagem Identificação de acertos e problemas ABED 2003 Consuelo Fernandez

19 A perspectiva do controle e hierarquização: algumas perguntas
Os alunos têm cumprido o que foi estabelecido? Se não, por quê? As normas estabelecidas foram/têm sido atendidas? Se não, por quê? O aluno está atrasado ou adiantado? Qual nota (conceito) o aluno merece? ABED 2003 Consuelo Fernandez O aluno pode ser aprovado ou deve ser reprovado?

20 A perspectiva da mudança e melhoria: algumas perguntas
O que foi/está sendo aprendido? O que não foi/está sendo aprendido, ainda? O que está interferindo negativamente na aprendizagem? O que eu preciso/posso fazer para que o aluno realmente aprenda? O que precisa ser alterado para tornar o aluno realmente aprenda? ABED 2003 Consuelo Fernandez

21 O sentido O diagnóstico A melhoria A decisão final
(Diagnóstica, preditiva, prognóstica) A melhoria (Formativa, progressiva) A decisão final (Somativa, terminal) ABED 2003 Consuelo Fernandez

22 Avaliar a partir do quê, eis o olhar...
ABED 2003 Consuelo Fernandez

23 Dentro de que visões? Em que termos? Na visão de quem?
Nos termos de quem? ABED 2003 Consuelo Fernandez

24 ABED 2003 Consuelo Fernandez (ADÃO - Folhinha, 11/01/2003)

25 Critérios Indicadores Critérios Indicadores ABED 2003 Consuelo
Fernandez

26 O critério de realização? de adequação? de suficiência/completitude?
de abrangência? de... de... de... ABED 2003 Consuelo Fernandez

27 Critérios relativos ABED 2003 Consuelo Fernandez

28 Critérios absolutos ABED 2003 Consuelo Fernandez

29 Escolhendo um sapato Critérios Conforto Beleza Preço Qualidade ABED
2003 Consuelo Fernandez

30 Critério Indicadores Conforto não apertar ser macio e maleável
não escorregar ABED 2003 Consuelo Fernandez

31 Critério Indicadores Beleza Preço Qualidade preto de verniz
bico redondo com cadarço Beleza No mínimo R$ 150,00 No máximo: R$ 370,00 Preço feito a mão todo em couro ter 1/2 ponto Qualidade ABED 2003 Consuelo Fernandez

32 CRITÉRIO (CRIATIVIDADE) ABED 2003 Consuelo Fernandez

33 Avaliar a partir do quê, eis o olhar...
O desafio ABED 2003 Consuelo Fernandez

34 Concorrente 1 Critério Concorrente 2 Critério
Objetivo: vencer a concorrência Concorrente 1 Critério Satisfação do cliente Concorrente 2 Critério Mínimo custo & máxima eficiência ABED 2003 Consuelo Fernandez

35 Satisfação do cliente Indicadores Conforto Ambiente limpo
Motorista e auxiliar competentes Facilidade de acesso a todo tipo de usuário Design atraente Aproveitamento espaço interno sem perda de segurança e conforto ABED 2003 Consuelo Fernandez

36 Mínimo custo & máxima eficiência
Indicadores Aproveitamento total do espaço interno Utilização de material de baixo custo Economia de combustível Capacidade de ocupação total do espaço disponível Facilidade de manutenção Catracas eletrônicas Mínimo de pessoal ABED 2003 Consuelo Fernandez

37 Avaliar como, eis o desafio...
ABED 2003 Consuelo Fernandez

38 O método O caminho dos números O caminho das palavras, imagens,
(o quantitativo) O caminho das palavras, imagens, expressões... (o qualitativo) ABED 2003 Consuelo Fernandez

39 Os instrumentos De demonstração De observação checklist prática
teórica: provas e exames checklist escalas de valoração a) resposta preparada p/ docente entrevista b) resposta construída pelo aluno sociodrama sociograma ABED 2003 Consuelo Fernandez

40 Os instrumentos Tradicionais Inovadores Prova/teste objetivo
Mapa conceitual Projeto Prova não objetiva Análise de casos Trabalho de pesquisa Dossiê/portfólio Ckecklist de observação Relatório, diário, etc. etc. ABED 2003 Consuelo Fernandez

41 Mapa conceitual Diagrama de relações entre idéias ou conceitos
Evidencia capacidade de análise, síntese e de integração de idéias ABED 2003 Consuelo Fernandez

42 Partículas em suspensão
MISTURA Partículas em suspensão Substâncias Mistura heterogênea Interação molecular Fases distintas Mistura homogênea Soluções Solvente Soluto Proporções Soluções insaturadas Soluções super-saturadas ABED 2003 Consuelo Fernandez Soluções saturadas

43 Solução Homogênea Mistura Solubilidade Polaridade Heterogênea
Interação Substância Fases ABED 2003 Consuelo Fernandez

44 Mistura Homogênea Heterogênea Solução Interação Fases Dissociação ABED
2003 Consuelo Fernandez Dissociação

45 Análise de casos Situação real ou autêntica
Análise sob diferentes ângulos Evidencia valores, estabelecimento de relações, capacidade de comunicação, de argumentação, etc. Envolve descrição, prescrição e fundamentação da prescrição ABED 2003 Consuelo Fernandez

46 Projeto Registro da antecipação de uma ação, uma referência de futuro
Evidencia competência de análise, síntese e de solução de problemas Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Permite análise de processo, de produto e apresentação de resultados ABED 2003 Consuelo Fernandez

47 Portfólio Reunião de produções do aluno que refletem o processo de aprendizagem e os resultados obtidos Evidencia competência de organização, de seleção de informações, de investigação Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Inclui trabalhos realizados, reflexiones sobre a prática e comentários de outros ABED 2003 Consuelo Fernandez

48 Entrevista Esclarecimentos sobre trabalhos realizados
Evidencia profundidade de conhecimento, domínio de conteúdo Importante onde julgamentos e valores são importantes ABED 2003 Consuelo Fernandez

49 ABED 2003 Consuelo Fernandez

50 Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

51 Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

52 Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

53 Portfólio Reunião de produções do aluno ABED 2003 Consuelo Fernandez

54 Em suma... ABED 2003 Consuelo Fernandez

55 As relações na avaliação da aprendizagem
Tutor Instituição Aluno Alunos Agentes pedagógicos ABED 2003 Consuelo Fernandez

56 Relações em que direção?
Ensinar? Aprender? Conquistar/preservar? liberdade independência autonomia respeito ABED 2003 Consuelo Fernandez

57 O aluno e a avaliação Confiança/desconfiança
Sensação de poder/impotência Insegurança/segurança Certeza/incerteza Certeza de revanche/medo Curiosidade/desinteresse ABED 2003 Consuelo Fernandez

58 Avaliação em EAD Condições de sucesso
Razão de ser Competência avaliadores Ambiente organizacional Experiência em EAD Recursos adequados ABED 2003 Consuelo Fernandez


Carregar ppt "A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem ABED 2003 Consuelo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google