A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR:"— Transcrição da apresentação:

1 LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR:
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES Elisa Netto Zanette – Evânio Ramos Nicoleit – Graziela Fátima Giacomazzo – Patricia Jantsch Fiúza – Cleusa Ribeiro dos Santos –

2 Introdução Avanço das TIC e influências na educação
Processos educacionais mais interativos Universidade Acompanhamento da evolução das TIC Aprimoramento no uso das tecnologias Apoio aos processos de aprendizagem Relato de Experiência Utilização da LDI integrada ao AVA.

3 Tecnologias no Ensino Superior
Contextualização Aspectos técnico-administrativos - portal institucional Serviços de atendimento aos acadêmicos e docentes on-line, informações atualizadas, canais de comunicação com a instituição, diário eletrônico, biblioteca, monitorias, sistemas de avaliação institucional... Aspectos pedagógicos - pesquisa Internet, recursos de EaD, AVA, softwares, Web 2.0, vídeo-aula, conteúdos digitais, objetos de aprendizagem, comunidades virtuais, redes sociais, LDI, ...

4 Objetivos Adequar o espaço acadêmico para atender a demanda de jovens inseridos na sociedade pós-moderna – cibercultura, múltiplos espaços, múltiplas linguagens,... Formar o acadêmico com e para o uso de tecnologias inovadoras. Qualificar e inovar o processo de ensino e aprendizagem nas modalidades: presencial, semipresencial e a distância. Fortalecer a cultura de formação em espaços virtuais, síncronos e assíncronos.

5 Ações Pesquisa permanente sobre o uso de tecnologias inovadoras na ação docente superior. Ampliação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as ações docentes e discentes no AVA, no diário online, no uso das lousas digitais,... Formação continuada de docentes no uso de tecnologias inovadoras para qualificar o fazer pedagógico nas várias modalidades.

6 Projeto: LDI e AVA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação SEAD, DTI e UNAs
Políticas institucionais de fomento à cultura de EaD; Práticas pedagógicas com inovações tecnológicas; Incorporar o AVA e a LDI na prática docente para produção e a autoria do material digital no seu planejamento diário; Prover o docente e o discente de recursos interativos que possibilitassem aulas dinâmicas e adequadas ao perfil do acadêmico. Pesquisas e estudos para desenvolvimento de AVA e integração dos sistemas; Projeto disciplinas semipresenciais e a distância.

7 Possibilidades Formar o acadêmico para e com o uso da lousa (importante nas Licenciaturas). Práticas inovadoras flexíveis, atualização constante das informações e uso de softwares de simulação. Acesso a materiais pré-organizados (aulas planejadas com antecedência, textos,..), à internet e Interação com arquivos multimídia; Desenvolver atividades de aula no quadro interativo – diversos recursos no software. Salvar os arquivos (extensões diversas) e gravar as aulas. Publicar as aulas no AVA para acesso ao acadêmico e professor (ao final de período de aula). Utilizar as aulas publicadas para revisão de conteúdo e aprofundamento.

8 Formação acadêmica no uso da LDI
Matemática Licenciatura em

9

10

11 Critérios para participação Docente no Projeto LDI e AVA
Ser usuário do AVA. Participar da Formação Continuada do SEAD/Unesc. Apropriar-se dos recursos da lousa digital (conhecer o software). Desenvolver as aulas no software da lousa. Salvar e Publicar na sala virtual as atividades aulas desenvolvidas na lousa. 11

12 Iniciando o projeto LDI
Implantação gradativa - projeto experimental (2009/1) Participantes em 2009/1: docentes e discentes da UNACET 07 professores de 03 cursos de Engenharia. experiência no uso dos recursos do AVA; interesse em práticas pedagógicas aliadas ao uso das tecnologias 300 acadêmicos.

13 Ações para o uso das LDI Capacitação docente para utilização da LDI;
Encontros mensais com os docentes; Sala de aula equipada com a LDI e 01 computador com acesso à internet;

14 Avaliação do projeto experimental com docentes e discentes (2009/1)
Instrumento de pesquisa: Docentes: instrumento de avaliação quantitativa (12 questões fechadas e 01 questão aberta); Acadêmicos: questionário com 10 perguntas na ferramenta QUIZ e fórum virtual para sugestões e relatos. Objetivos: Analisar com os docentes e discentes, as potencialidades e limitações no uso da lousa digital interativa no fazer pedagógico. Resultados: Validam o projeto e orientam para novos encaminhamentos 80 acadêmicos (26,7%) -

15 Resultados - Docentes Infra-estrutura da sala e adequação desta para o uso da LDI: 71% sim, 14% parcialmente e 14% não; aproximar o mouse e o teclado da lousa; revisar e adequar a logística e o suporte da caneta; a sala, para turmas com 54 alunos, deve ser maior.

16 Resultados - Docentes Ações didáticas mais utilizadas com a LDI:
escrever sobre o quadro branco do bloco de notas - 86% sempre; navegar no editor de apresentação, editor de textos ou PDF - 43% sempre - 43% às vezes; acessar a sala virtual no AVA - 86% sempre; desenvolver conteúdo da disciplina - 86% sempre; publicar o conteúdo desenvolvido na sala virtual - 71% sempre.

17 Resultados Docentes Recursos da barra de ferramentas
mais utilizadas: holofote, captura de tela (57%), revelar, recorte de tela, plano de fundo. menos utilizadas: realce de texto, colar figura e inserir texto. Recurso gostaria de usar e não encontrou na lousa digital 2/7 docentes - (a)uma borracha na barra superior de trabalho, (b) como gravar áudio, (c) como publicar automaticamente no AVA.

18 Resultados - Docentes Os acadêmicos interagiram com a LDI durante as aulas? sempre e às vezes somam 86%. O professor planejou as aulas previamente no software da LDI? 49% responderam sempre, 29% às vezes e 29% nunca. Familiarização do recurso e uso da LDI: 86% afirmam não terem dificuldades e 14% responderam que sim.

19 Resultados - Docentes 100% dos docentes afirmam que o uso da lousa digital interativa contribuiu na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na sua disciplina 19

20 Resultados - Discentes
Recursos da LDI utilizados pelo docente na disciplina: Quadro branco (citado por 72,5% dos acadêmicos); publicar o conteúdo desenvolvido na sala virtual; acessar a sala virtual; navegar no editor de apresentação, editor de textos e em arquivos de extensão PDF; internet e outros softwares.

21 Resultados – Discentes Recursos que podem melhorar as atividades de aula
65% - publicação das atividades desenvolvidas no quadro branco da lousa no AVA; 53,7% o uso do quadro branco da lousa para desenvolver atividades; 48,5% citaram o uso dos recursos da Internet nas aulas; 43,7% sugerem o uso de materiais em editores de texto, editores de apresentações ou PDF; 42,5% o acesso ao AVA durante as aulas; 31,2% o uso de outros softwares aliados ao recurso da lousa digital.

22 Resultados – Discentes O uso da LDI em outras disciplinas
Resposta de um grupo de acadêmicos (2009-1) 22

23

24 Resultados - Discentes
“A lousa no começo era mais demorada do que o quadro antigo. Depois nós vimos as facilidades que ela proporciona como ter oportunidade de não precisar anotar e poder pegar as explicação no AVA”. “A utilização da lousa durante as aulas foi muito boa para a nossa aprendizagem. Ela deixa as aulas mais ágeis e eficientes. Pois, com ela não precisamos copiar todos os exercícios devido ao fato de podermos acessá-los em casa, tendo assim, maior tempo para os professores explicarem o conteúdo...” “Gostei bastante de ter aula com essa nova ferramenta, aconselho colocar em outras disciplinas.”

25 “ No começo do semestre, eu não conseguia adaptar a matéria, que envolvia cálculo na lousa! Com o passar do tempo,fomos descobrindo a facilidade e quantidade de recursos que nos era fornecido! Além do que, poderíamos ficar prestando atenção na aula, sem nos preocuparmos em anotar, sendo que no dia seguinte já estava publicado a aula toda no AVA. Parabéns, que continue assim pra melhor!”

26 Considerações Necessidade de formação de equipes multidisciplinares (avaliar, experimentar e propor estratégias de uso de recursos tecnológicos). Avanço qualitativo do trabalho docente. Planejamento e organização dos materiais e conteúdos para o uso da LDI e socialização das experiências. Ações didáticas com a LDI focadas na aprendizagem nos espaços presenciais e online. Maior acesso pelos acadêmicos no uso do AVA e aumento no uso das ferramentas do AVA pelo docente.

27 Considerações Quanto aos acadêmicos, o projeto resultou na ampliação dos conteúdos abordados, na revisão posterior, no acompanhamento das aulas a distância e na retomada num processo contínuo. Prospecta-se ampliação do uso das LDI integradas ao AVA, produção de material didático digital em tempo real, formação técnica e pedagógica docente e expansão dos projetos integrados entre DTI, UNA e setores e cursos da IES. O projeto resultou na ampliação do projeto em mais três unidades acadêmicas na instituição em 2009/2010, com a aquisição de lousas adicionais e planejamento de expansão.

28 Referências BORBA, Márcia de C.; MORAES, Márcia C.; SILVEIRA, Milene S. Recursos tecnológicos na ação docente. In: ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene. Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: Edipucrs, 2005. CCR.BR – Campus Computing.Br: a computação e tecnologia da informaçã nas instituições de ensino superior no Brasil/organização Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Sistematização de indicadores didático-pedagógicos da Linguagem interativa da lousa digital. Disponibilizado em: (2008). Acesso em 12 de abr.2010. NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; BARROS, Daniela Melaré Vieira; AMARAL, Sergio Ferreira do. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria Dos estilos de aprendizagem. Disponível em: (2009). Acesso em 15 de abr.2010.


Carregar ppt "LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google