A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa Dra Ana Lúcia Tinoco Cabral Prof Dr. Carlos Fernando de Araújo Júnior Prof Mestre Ivan Carlos Alcântara de Oliveira Profa Dra Rita Maria Lino Tarcia

2 O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

3 O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

4 O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

5 O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

6 O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

7 Objetivo Apresentar um modelo organizacional que oriente não só a produção de conteúdo mas também, e principalmente, a concepção das disciplinas constitutivas de cursos de graduação e pós-graduação a fim de criar condições efetivas para a aprendizagem do aluno.

8 Como gerar a Aprendizagem?
Na modalidade não presencial ou a distância, na maioria das vezes, utiliza-se um ambiente virtual que, por si só, não é gerador de aprendizagem. As condições de aprendizagem emergem à medida que os recursos do ambiente são explorados de forma coerente com o objetivo da disciplina e as características do conteúdo. .

9 Como gerar a Aprendizagem?
Nesse sentido, além do conhecimento pleno da área em que a disciplina está inserida e das ferramentas disponíveis no ambiente virtual é importante que o conteudista explore alguns aspectos, tais como: criatividade, lógica, visão inovadora, diferentes formas de exploração, contextualização da disciplina, linguagem argumentativa e dialógica, bom humor, afetividade, objetividade, clareza, caráter investigativo, funcionalidade das ferramentas no ambiente virtual.

10 Como gerar a Aprendizagem?
Visando a orientar o trabalho de produção de material referente às disciplinas, o NEAD apresenta um modelo organizacional centrado em objetivos e organizado em dimensões de conteúdo distanciando-se, assim, do modelo de aulas presenciais pautado em horas/aula.

11 Como gerar a Aprendizagem?
Neste caso, o conteúdo será organizado a partir de unidades temáticas mais amplas. Cada unidade temática constitui-se como um todo e está diretamente relacionada com as demais unidades, garantindo a coerência da disciplina no seu todo.

12 Apresentação Virtual – AV (Unidade de tempo: 2h)
Eventos Pedagógicos Apresentação Virtual – AV (Unidade de tempo: 2h) AV tem a função de relacionar a unidade temática com a disciplina de maneira geral, oferecendo uma visão sistêmica da unidade, estabelecendo relações com o todo da disciplina, entre unidades anteriores e posteriores e destacando a importância e as contribuições da unidade para a formação do profissional ou perfil profissiográfico, contido no projeto político do curso.

13 b) Conteúdo Expandido - CE
Eventos Pedagógicos b) Conteúdo Expandido - CE CE tem a função de expandir os conteúdos constitutivos da unidade temática, com elementos de relação que definem o eixo da disciplina, abordando-os de forma a orientar a aprendizagem do aluno e detalhar os tópicos da unidade.

14 c) Conteúdo Aprofundado - CA
Eventos Pedagógicos c) Conteúdo Aprofundado - CA CA tem a função de aprofundar o conteúdo, com o detalhamento e a sistematização de cada conteúdo da unidade, com o referencial teórico aprofundado e com os exercícios de sistematização do conteúdo trabalho.

15 Eventos Pedagógicos d) VideoAula – VA (Unidade tempo: 10m) Videoaula assume o papel de eixo articulador e orientador da aprendizagem do aluno, na medida em que contextualiza a temática a ser trabalhada no CE e no CA que a sucederão, da mesma forma que recupera a temática trabalhada anteriormente, relacionando-a com a seguinte.

16 Eventos Pedagógicos d) VideoAula – VA (Unidade tempo: 10m) Também assume a função de auxiliar ao aluno na orientação do aprendizado permitindo que ele estabeleça relações entre os eventos (CE/CA) realizados e aqueles a serem realizados. De acordo com o projeto da disciplina, pode assumir um caráter desafiador e, portanto, motivador para a temática subseqüente. Identifica-se, nesse evento de aprendizagem, a importância da linguagem como eixo de mediação da aprendizagem e interação com o aluno.

17 Eventos Pedagógicos AV - 2h 30min. – Explanação geral do conteúdo da unidade temática, seus objetivos e sua pertinência em relação à disciplina como um todo e à realidade do aluno. 20min. – Interação do professor com a turma visando à motivação e à construção de relações pessoais. Esse momento também propicia o levantamento de inquietações, expectativas, dúvidas relativas a unidades anteriores. 30min. - Atividade pré-elaborada de caráter diagnóstico. 30min. – Apresentação dos resultados da Atividade, breve explanação sobre as dificuldades identificadas na atividade, orientações, lembretes e assuntos pertinentes à continuidade da unidade, se for o caso. 5min. - Intervalo

18 Eventos Pedagógicos Objetivo
CE – 3h Objetivo Criar condições para que o aluno seja capaz de: - contextualizar os tópicos na unidade temática; - responder a desafios e refletir sobre situações problema e propor soluções referentes à temática da unidade; - sentir-se motivado para o conhecimento e o trabalho propostos na unidade. Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - hierarquização dos tópicos da unidade; - destaque dos aspectos relevantes; - exemplificação de forma a aproximar da realidade do aluno e da aplicação prática; - ilustrações por meio de multimídia (imagem, som, vídeo) e/ou Objeto de Aprendizagem. Sugestões de Atividades e Recursos: - fórum para discussões; - páginas de grupos; - exercícios de aplicação imediata; - avaliação como encaminhamento para aprofundar conteúdos.

19 Eventos Pedagógicos Objetivos
CA – 5h Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - divisão dos conteúdos em informações básicas e complementares; - leitura de textos: produzidos pelo professor, orientados por links na Internet, contidos em livros referenciados na bibliografia da disciplina. Objetivos Criar condições para que o aluno seja capaz de: - aprofundar o conteúdo da unidade temática em suas especificidades; - construir o referencial teórico; - apropriar-se do conteúdo da unidade; - aplicar de forma sistemática o conteúdo. Sugestões de Atividades e Recursos - exercícios de Sistematização; - exercícios básicos e complementares; - dropbox, exercícios eletrônicos com auto-correção, relatórios de leitura, pesquisa, atividades em grupos; - fórum para esclarecimento de dúvidas.

20 Eventos Pedagógicos Objetivos
VA – 10m Objetivos Criar condições para que o aluno seja capaz de: - articular conhecimentos; - responder a desafios; - sentir-se e manter-se motivado para a aprendizagem. Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - exploração da linguagem centrada em exemplos e situações problema relacionadas com o cotidiano do aluno e com a temática em questão. Recursos - videoaula. - recursos complementares: imagens isoladas, imagens em seqüência de powerpoint, fragmentos de filmes, objetos da realidade, entre outros.

21 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional
Disciplinas de 40h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web; AP = Avaliação Presencial eletrônica - corresponde a 5h (Disciplinas de 40h) ou 2h (Disciplinas de 22h); formato presencial. Cada bloco de 5h equivale a 1 semana. Cada semana é composta de 1 AV + 1 CE ou somente de 1 CA. O total de semanas para uma disciplina de 40h é de 8 semanas.

22 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional
Disciplinas de 22h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web; AP = Avaliação Presencial eletrônica - corresponde a 5h (Disciplinas de 40h) ou 2h (Disciplinas de 22h); formato presencial. Cada bloco de 5h equivale a 1 semana. Cada semana é composta de 1 AV + 1 CE ou somente de 1 CA. O total de semanas para a disciplina de 22h é de 6 semanas. Observe que a 5ª semana, na disciplina de 22h, é composta somente de 2h de AV.

23 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico
Disciplinas de 40h e 22h AV CE E/A CA Unidade Temática E/A = Exercícios/Atividades AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web

24 Disciplinas do Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Modelo Organizacional
Disciplinas de 80h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h, ocorrendo aos sábados;; VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m, disponibilizada aos sábados, intercalando com as AV; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1 módulo de 3h30 ou 4h30 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1 módulo de 3h30 ou 4h30 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; AP = Avaliação Presencial eletrônica - correspondendo a 5h10; forma presencial. Observe que cada semana é composta de um bloco de 9h quando há os elementos: AV (2h) + CE (3h30) + CA (3h30) ou 9h10 quando há os elementos: VA(10m) + CE (4h30) + CA (4h30). O total de semanas para cada disciplina de 80h é de 9 ½ semanas aproximadamente.

25 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional
Disciplinas de 40h VA = VideoAula - corresponde a 10m, disponibilizada aos sábados, intercalando com as AV; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1 módulo de 1h55 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1 módulo de 1h55 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; AP = Avaliação Presencial eletrônica - correspondendo a 3h40; forma presencial. Cada bloco de 2h05 (VA + 1 CE) ou 1h55 (1 CA) ou 3h40 (AP) equivale a 1 semana. Exceção: 1 VA no final da disciplina. O total de semanas para cada disciplina de 40h é de 19 semanas, aproximadamente. Isto ocorre porque esta disciplina acontece em paralelo com duas disciplinas de 80h ao longo de 1 semestre.

26 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico
Disciplinas de 80h/a AV CE (3h30) CA (3h30) VA CE (4h30) CA (4h30) Unidade Temática CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h30 ou 4h30 por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 3h30 ou 4h30 por semana via web E/A = Exercícios/Atividades AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m E/A

27 Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico
Disciplinas de 40h/a Nas disciplinas de 40h/a, a unidade temática não está definida numa seqüência de eventos CE/CA. Caberá ao professor estabelecer a relação entre conteúdos e eventos, de acordo com objetivos e o plano da disciplina. Esta flexibilidade justifica-se pelo período de oferta da disciplina. CE CA VA CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1h55 por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1h55 por semana via web VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m E/A E/A = Exercícios/Atividades


Carregar ppt "Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google