Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTheo Pires Alterado mais de 10 anos atrás
1
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E SIGNIFICATIVA? Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
2
Objetivo Explicitar que a prática educativa não é desprovida
de sentido e muito menos de intencionalidade e que as ações no interior de cada curso/instituição de ensino revelam aquilo que fundamenta a sustentação da ação docente.
3
Questão Questão Como a interação entre as pessoas envolvidas na EAD
(aluno, professor tutor, professor temático, monitor e outros) pode tornar a aprendizagem mais atraente e significativa?
4
Pesquisa Pesquisa 1.155 respondentes de 10.953 alunos.
Período de 09 de novembro a 10 de dezembro de 2009.
5
Introdução O que mobiliza a ação docente? Como ajudar os alunos
envolvidos na EAD a terem uma aprendizagem mais significativa?
6
Análise Contrapor as respostas dos alunos às teorias que pautam
a prática educativa e cada proposta do processo ensino-aprendizagem para melhor analisar e compreender os resultados.
7
Abordagens do processo educativo e resultados da pesquisa
8
Abordagem tradicional
Transmissão de conhecimento acumulado pelo professor ao aluno. “educação bancária” (FREIRE, 1975). Educação restrita ao espaço escolar. “Quando há unidade entre os ministradores de ensino o processo de aprendizagem fica bem mais fácil”
9
Abordagem comportamentalista
Ensino baseado em processos que visam habilidades que levam à competência. Conhecimento é fruto da experiência e seus resultados serão mensurados pelo professor. “Falta algo que não consegui identificar ainda, acho que calor humano”
10
Abordagem humanista Professor facilitador da aprendizagem do aluno.
O professor desenvolve junto aos educandos novas experiências significativas. A relação pedagógica entre professor e aluno acontece em clima favorável de colaboração.
11
Abordagem humanista “Trabalhar em equipe é uma arte (...) que tem que ser constantemente repensada. É isso que acontece na EAD, uma multidão se esforçando para fazer o melhor, por pessoas que sequer conhecem. Uma magia que forma pessoas, moldam caráter e destes bancos surgem profissionais competentes e atuantes.”
12
Abordagem Cognitivista
Capacidade do indivíduo de integrar informações e processá-las. O conhecimento é produto da interação do homem com o mundo. Cabe ao docente criar situações que propiciem condições para o desenvolvimento, evitando rotina e propondo desafios contínuos.
13
Abordagem Cognitivista
“Norteando essa aprendizagem com questionamentos que relacione os saberes, faça pensar e refletir num desafio constante e do grupo. Certamente todos ganharão.”
14
Obrigada! adriana.azevedo@metodista.br
Considerações finais O trabalho destaca um dos aspectos das falas dos alunos, qual seja a percepção de uma abordagem educativa presente no cotidiano da EAD. Obrigada! O material permitirá outras análises para o avanço do processo de interação que pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos da EAD.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.