A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E SIGNIFICATIVA? Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo

2 Objetivo Explicitar que a prática educativa não é desprovida
de sentido e muito menos de intencionalidade e que as ações no interior de cada curso/instituição de ensino revelam aquilo que fundamenta a sustentação da ação docente.

3 Questão Questão Como a interação entre as pessoas envolvidas na EAD
(aluno, professor tutor, professor temático, monitor e outros) pode tornar a aprendizagem mais atraente e significativa?

4 Pesquisa Pesquisa 1.155 respondentes de 10.953 alunos.
Período de 09 de novembro a 10 de dezembro de 2009.

5 Introdução O que mobiliza a ação docente? Como ajudar os alunos
envolvidos na EAD a terem uma aprendizagem mais significativa?

6 Análise Contrapor as respostas dos alunos às teorias que pautam
a prática educativa e cada proposta do processo ensino-aprendizagem para melhor analisar e compreender os resultados.

7 Abordagens do processo educativo e resultados da pesquisa

8 Abordagem tradicional
Transmissão de conhecimento acumulado pelo professor ao aluno. “educação bancária” (FREIRE, 1975). Educação restrita ao espaço escolar. “Quando há unidade entre os ministradores de ensino o processo de aprendizagem fica bem mais fácil”

9 Abordagem comportamentalista
Ensino baseado em processos que visam habilidades que levam à competência. Conhecimento é fruto da experiência e seus resultados serão mensurados pelo professor. “Falta algo que não consegui identificar ainda, acho que calor humano”

10 Abordagem humanista Professor facilitador da aprendizagem do aluno.
O professor desenvolve junto aos educandos novas experiências significativas. A relação pedagógica entre professor e aluno acontece em clima favorável de colaboração.

11 Abordagem humanista “Trabalhar em equipe é uma arte (...) que tem que ser constantemente repensada. É isso que acontece na EAD, uma multidão se esforçando para fazer o melhor, por pessoas que sequer conhecem. Uma magia que forma pessoas, moldam caráter e destes bancos surgem profissionais competentes e atuantes.”

12 Abordagem Cognitivista
Capacidade do indivíduo de integrar informações e processá-las. O conhecimento é produto da interação do homem com o mundo. Cabe ao docente criar situações que propiciem condições para o desenvolvimento, evitando rotina e propondo desafios contínuos.

13 Abordagem Cognitivista
“Norteando essa aprendizagem com questionamentos que relacione os saberes, faça pensar e refletir num desafio constante e do grupo. Certamente todos ganharão.”

14 Obrigada! adriana.azevedo@metodista.br
Considerações finais O trabalho destaca um dos aspectos das falas dos alunos, qual seja a percepção de uma abordagem educativa presente no cotidiano da EAD. Obrigada! O material permitirá outras análises para o avanço do processo de interação que pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos da EAD.


Carregar ppt "Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google