Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuel De Santiago Alterado mais de 10 anos atrás
1
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
Universidade Estadual do Maranhão A AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA UMA APRENDIZAGEM INDEPENDENTE E INDIVIDUALIZADA DO NEAD DA UEMA E O SEU SIGNIFICADO INSTRUCIONAL. Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
2
O Ensino a Distância na Universidade Estadual do Maranhão
História Cursos Número de alunos Pessoal administrativo Docentes
3
Apresentação + Dispersão Geográfica Efetivação do Ensino a Distância
Democratização do acesso a educação Elaboração do Material Didático
4
Produção do Material A Socialização do Conhecimento
Valorização do ser adulto Ritmo próprio de aprendizagem Auto estudo e auto disciplina – Gerenciar a formação pessoal e intelectual Produção e Edição do Material Perfil do público alvo Código lingüístico Tratamento dos conteúdos – leveza, clareza...
5
Material Didático/Mediação/EaD
Linguagem clara Dialógica Objetiva Estrutura de informações articuladas Design Conteúdo Estética Impresso
6
Elaboração e Produção do Material Didático Impresso (UemaNet)
Etapas do Planejamento Seleção do conteudista 2. Orientação dos elementos constitutivos: Objetivos, Glosário, Icones, Atividades, Sites, Referências, Filmes, ilustrações... 3. Elaboração de conteúdos 4. Materiais complementares 5. Providências relativas a direitos autorais 6. Revisão do conteúdo 7. Diagramação 8. Gráfica
7
Metodologia da pesquisa
Universo da pesquisa - 304 Público alvo – estudantes de Pedagogia Quantidade de pólos – 03 Instrumento – Questionário Pesquisa - Empírica
8
Identificação dos Pólos Pesquisados
Municípios Pólo de São Luís Vargem Grande São João Batista Pólo de Balsas Fortaleza dos Nogueiras Riachão São Pedro dos Crentes Pólo de Caxias Aldeias Altas
9
Identificação das Disciplinas
10
A qualidade gráfica está visualmente clara e atraente?
11
O conteúdo está coerente, contextualizado à ua prática pedagógica?
12
As atividades do material estão relacionadas aos conteúdos estudados?
13
Sugestões de Melhoria Indicar filmes para melhorar a compreensão dos conteúdos; Produzir um material mais colorido, com ilustrações; Melhorar a linguagem escrita, de forma dialógica; Indicar sites de pesquisa; Melhorar a produção do fascículo para as folhas não descolarem (grampeado); Por a biografia do autor; Construir atividades mais claras e objetivas; Utilizar situações que tragam curiosidade e dinamicidade aos conteúdos abordados.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.