A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abril - 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abril - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Abril

2 O que é o Direção Positiva?
O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos acidentes e incidentes. Auxiliar na melhoria do desempenho dos veículos. Conservação e Manutenção da frota.

3 Uma apresentação por mês até janeiro de 2015
Dinâmica das ações Uma apresentação por mês até janeiro de 2015

4 O que vamos ver nesta apresentação...
Alertas sobre acidentes; Infrações de Trânsito; Situações Críticas envolvendo colaboradores e veículos da empresa; Dicas e orientações

5 Alertas sobre acidentes na SIRTEC

6 Estudos apontam que a maioria dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana. A conscientização eficaz através de informação de impacto para motoristas e pedestres é a ferramenta principal para ajudar a mudar este cenário.

7 ALERTAS SOBRE ACIDENTES NA SIRTEC
Jan - Dez Jan - Abr

8 Acidentes de maior reincidência
Freada brusca Manobra de marcha ré

9 Motivos das Colisões Falta de atenção;
Não manter uma distância segura; Velocidade não adequada à situação; Não solicitação de ajuda do colega para realização de manobra com o veículo.

10 Infrações de Trânsito 2013 – 2014/Abr
10 Infrações de Trânsito que geraram multa 2013 – 2014/Abr

11 Infrações de Trânsito que geraram multa
37% 58% 74 Excesso de velocidade 13 Excesso de velocidade

12 Quando ocorre um acidente de trânsito, o primeiro impulso é saber quem é o culpado. Mas e se perguntássemos quem poderia ter evitado o acidente?

13 13 Situações Críticas

14 Dormir no volante Situação:
Ao dormir no volante o colaborador perdeu o controle do caminhão. A roda dianteira caiu em uma valeta e tombou. Dica: Escute uma música; Pare o veículo para você se movimentar; Converse com seu colega ao lado; Se o sono persistir, não prossiga;

15 15

16 16

17 Colisão Dica: Situação:
Veículo da comunidade parou em função do trânsito lento no local, sendo colidido em sua traseira pela caminhonete da Sirtec, que também foi colidida em sua traseira por outro veículo. Dica: Mantenha uma distância segura de 2 ou 3 carros com relação ao veículo da frente; Freie com antecedência; Mantenha a atenção no veículo da frente.

18 18

19 19

20 Parar na preferencial Situação: O condutor do veículo da empresa apenas reduziu a velocidade e entrou na preferencial sem parar e se certificar que outro veículo estava transitando na BR. Dica: Parar o veículo nas preferenciais. A BR sempre tem a preferência; No caso de dúvida, pare o carro;

21 21

22 Perda do controle do veículo
Situação: Em estrada rural, a camioneta deslizou em direção a um barranco, danificando a lateral dianteira esquerda do veículo. Dica: Reduza a velocidade; Estradas de chão com lama se tornam escorregadias; Verifique o estado dos pneus.

23 23

24 24

25 Parada incorreta Dica:
Situação: O veículo da empresa parou muito a frente em uma esquina, como vinha carros na Avenida teve que deslocar o veículo em marcha ré. Atrás havia um carro muito próximo. A traseira do veículo da empresa veio a colidir na frente do veículo da comunidade. Dica: Pare o carro antes de entrar na via; Antes de executar alguma manobra ou deslocamento, verificar o espelho retrovisor e os laterais; Caso esteja difícil a visibilidade através do retrovisor, peça ajuda do seu colega para manobrar.

26 Posicionamento e sinalização
Dica: Se posicionar no acostamento para realizar a mudança de via. Dar sinal com o pisca sempre antes de realizar um deslocamento ou mudança de direção; Verificar espelhos antes dos deslocamentos. Situação: Ao tentar atravessar a RS, o veículo da empresa não enxergou o carro da comunidade que vinha no seu mesmo sentido e foi atingido na sua lateral, ocasionando a capotagem da camioneta da Sirtec.

27 27

28 Sua vida vale muito mais que 5 segundos de desatenção.
1 minuto de pressa e 5 segundos de desatenção.

29 Medidas de prevenção de acidentes de trânsito
Reduza a velocidade quando a estrada estiver prejudicada pelas poças d’água para evitar aquaplanagem; Condições com pouca visibilidade (sol, neblina, chuva, etc) a atenção e cautela devem ser redobradas; Fique atento ao fluxo da via; Respeite as sinalizações; Pense antes de agir; A neblina diminui o campo de visão - Ligue os faróis baixos; Ao parar em faixas de segurança, ligue o pisca alerta para chamar a atenção do veículo que vem atrás.

30 O que você pode fazer para evitar os acidentes?
30 O que você pode fazer para evitar os acidentes?


Carregar ppt "Abril - 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google