A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Naturais e Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Naturais e Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Naturais e Desenvolvimento
Professor Paulo Paiva Fevereiro de 2014

2 Recursos Naturais e Desenvolvimento.
Desenvolvimento Sustentável. Economia e ética. Modelo brasileiro de distribuição dos rendimentos do Pré-sal.

3 Recursos Naturais e Desenvolvimento

4 Recursos naturais e desenvolvimento
O homem transforma a natureza para perpetuar sua existência: alimentos: Flora e Fauna. energia: água, fogo. O homem transforma a natureza para ampliar o seu bem estar: bens materiais. Recursos naturais são transformados em prosperidade. Crescimento econômico resulta da combinação de trabalho e capital sob uma dada tecnologia. Crescimento econômico é a base da prosperidade e do desenvolvimento.

5 Possíveis limites ao desenvolvimento sustentável
Oferta de energia. Disponibilidade de água potável.

6 Desenvolvimento ainda depende de energia não renovável

7 O padrão mundial de consumo de energia deve continuar o mesmo

8 Água uma questão de gestão, não de escassez
Desde 1990, 1,7 bilhão de pessoas obtiveram acesso à água potável, mas 884 milhões de pessoas continuam ainda sem acesso. 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, tais como vasos sanitários e latrinas. Por dia uma média de 5 mil crianças morrem de doenças que poderiam ser evitadas, todas relacionadas à qualidade/falta d’água ou de saneamento básico. Hidroelétricas é a fonte de energia renovável mais importante e mais amplamente usada, representa 19% do total de energia produzida no mundo. Aproximadamente 70% de toda a água disponível é usada em irrigação As enchentes respondem por 15% de todas as mortes relacionadas a desastres naturais. 0s novos objetivos de desenvolvimento do milênio (MDG) das Nações Unidas partir de 2015 irão incluir metas sobre qualidade da água.

9 Desenvolvimento Sustentável

10 O que falhou no desenvolvimento das últimas décadas?
Houve prosperidade, mas não, inclusão. Aumentou a desigualdade dentro dos países e entre países. O consumo está pondo em risco o equilíbrio ambiental do planeta.

11 O que é sustentabilidade?
O conceito originou da preocupação com o equilíbrio ambiental, o uso dos recursos naturais e a sustentação dos padrões de bem estar entre gerações. Hoje é utilizado para questões com o meio ambiente, questões sociais (inclusão) e questões econômicas.

12 Desafios ao equilíbrio entre bem estar e sustentabilidade
Eficiência energética. Preservação da qualidade da água. Recomposição de áreas degradadas. Manutenção da biodiversidade. Inovação nos processos produtivos. Inclusão social. Educação.

13 O consumo rumo ao oriente
2000 2030 População mundial: 7 bilhões Classe média 26% (cerca de 1,9 bilhões) Vivendo na Ásia: 23% População mundial: 8 bilhões Classe média 60% (cerca de 4,8 bilhões) = Índia + China Vivendo na Ásia: 59%

14 Economia e ética

15 Economia e ética o prêmio Nobel Amartya Sen(2002) observou que “a natureza da economia moderna tem se empobrecido substancialmente devido ao crescimento do fosso entre economia e ética”. Outro prêmio Nobel, Joseph Stiglitz(2000) foi além, dizendo que “interesse pessoal e o paradigma de mercado não apenas falharam em gerar resultados mais eficientes, mas mesmo quando estes ocorrem, não concorrem com a justiça social”. Mesmo quando o “laissez-faire” era uma novidade, razão e fé estavam intimamente associados, como nos conta Emma Rothschild(2001) em Economic Sentiments.

16 Economia e ética Como bem observou Joseph Stiglitz(2000), “ética tem a ver com as relações dos indivíduos entre si, com a comunidade e com a sociedade, em geral”. Creio que quando se procura relacionar a moral à economia – e é interessante lembrar que Adam Smith era um professor de moral – dois valores são fundamentais: confiança e solidariedade.

17 Economia e ética "A solidariedade, tanto nacional quanto internacional, não é um sentimento de compaixão vaga ou de ternura superficial pelos males sofridos por tantas pessoas mais próximas ou mais longe, mas sim é a determinação firme de trabalhar pelo bem comum, vale dizer, pelo bem de todos, porque somos todos verdadeiramente responsáveis por todos". (Comissão de Justiça e Paz, Vaticano, 2001)

18 Modelo brasileiro de distribuição dos rendimentos do Pré-sal

19 Participação privada na exploração do petróleo
Petrobrás: empresa pública. Possibilidades de participação privada na exploração e na produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.

20 Modelo de parceria para a produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos no Brasil A União como proprietária das reservas será remunerada em barris de petróleo pelo excedente da produção. Os rendimentos serão: 15% do valor da produção a título de royalties. Bônus de assinatura, cujo valor será definido no edital de licitação.

21 Participação da Petrobrás e da Pré-Sal Petróleo SA(PPSA)
A Petrobrás participa obrigatoriamente com o mínimo de 30% do capital do consórcio e será responsável pela operação. O contrato será gerido por uma nova empresa estatal – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A Agência Nacional de Petróleo (ANP) será responsável pelo processo de licitação.

22 Critérios de repartição dos rendimentos
Criação pela União de um Fundo Social do Pré-Sal. Distribuição dos Royalties entre os entes federados (União, Distrito Federal, Estados e Municípios).

23 Fundo social do pré-sal
A Lei 12351/2010, que define o regime de partilha de produção em áreas de pré-sal e em áreas estratégicas, cria o Fundo Social com a finalidade de constituir fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional na forma de programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento.

24 Distribuição dos Royalties
A lei 12858/2013 dá destinação para a aplicação dos royalties pela União, Distrito Federal, Estados e Municípios: 75% para a educação pública, prioritariamente educação básica, 25% para a saúde Obs: A parte da União será integralizada no Fundo Social, que destinará 50% de suas aplicações para educação pública e saúde.

25 Modelo de governança do Pré-Sal
MME PPSA Petrobras Consórcio ANP CNPE

26 Implicações fiscais A receita do pré-sal não deve substituir a receita tributária. O Fundo Social ao escolher setores prioritários (educação e saúde) pode contribuir para a redistribuição da receita tributária para outros setores.

27 Riscos de corrupção No processo licitatório.
Na forte presença do governo. Na fraca presença da agência reguladora.

28 Muito obrigado


Carregar ppt "Recursos Naturais e Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google