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“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”

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Apresentação em tema: "“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”"— Transcrição da apresentação:

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2 “O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”

3 1. A morte e a ressurreição da dupla de criação.

4 2. O que é o CJC Uma entidade sem fins lucrativos, criada por jovens criativos gaúchos para amadurecer conceitos e desenvolver critérios.

5 Visão O Clube dos Jovens Criativos existe para qualificar e apoiar os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências e seu mercado.

6 Quem é o nosso público Prioritariamente os jovens criativos do mercado, mas também os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências, fornecedores e profissionais de marketing dos clientes.

7 Ações do Clube

8 Espremedor Jáder Rossetto (Diretor de Criação da Fisher América)
Marcelo Pires (Diretor de Criação da Ogilvy) Jorge Furtado (Diretor e Roteirista da Casa de Cinema) Tadeu Jungle (Diretor de Comerciais e Artista Multimídia) José Galló (CEO Lojas Renner) Armando Ruivo (VP Planejamento TBWA) Ehr Ray (Diretor de Criação BorghiEhr)

9 Lavanderia Tudo que incomoda, tudo que é polêmico, tudo que é relevante para o mercado acaba no Lavanderia. No Lavanderia, já foram discutidos temas como propaganda fantasma, experiências profissionais internacionais, marketing político e até Salão da Propaganda.

10 Young Creatives 2004 • Primeira edição coordenada pelo CJC: envio de um Young, com apoio da Academia de Filmes, Estúdio Chittolina e Impresul. 2005 • Envio de dois Youngs, com apoio da Print Paper, Academia de Filmes, All Signs e ARP. 2006 • Mais uma vez, dois Youngs, com o apoio da Cápsula Cinematográfica e da Print Paper. O Jurí é local, valorizando também os profissionais mais experientes do mercado.

11 3. Convergência (criação+tecnologia).

12 O consumidor mudou: • mais marcas à disposição
• mais impacto de mensagens publicitárias • menos tempo para assimilar as mensagens • mais tecnologia à disposição

13 O mercado mudou: • mais concorrentes
• mais necessidade em vender valor (marca) • maior dificuldade de fidelização

14 Benefícios • Otimiza as ações com o target
• Gera mais lembrança, mais fidelização, mais resultados • Cria uma relação entre a marca e o cliente baseada num conceito • Este conceito dá sentido a todas as ações e tangibiliza o valor da marca

15 Possibilidades • Novas tecnologias (Internet, TV Digital, Celular, SMS, Podcast, Games) • Novos canais (novos formatos de mídia, ações de guerrilha) • Ampliação do volume de conteúdo (as marcas se tornam geradoras de conteúdo (podcast, rádio web) • O consumidor vira criador de conteúdo • Interação entre consumidores de uma marca (comunidades, troca de experiências)

16 Estratégias Virais •Propaganda também é entretenimento
•Porque concorre com o entretenimento na disputa pela atenção do consumidor •Idéias são passadas adiante devido à identificação com as pessoas I(Subservient Chicken - Burger King) •Estratégias virais permitem a amplificação de uma ação •Marca interage com o consumidor porque ele quer

17 Convergência - alguns fatores de sucesso
• Conceito forte • Criatividade - no uso de meios e na forma • Tecnologia • Interatividade • Continuidade • Investimento à altura do resultado desejado

18 Cases Titanium:

19 Honda Para lançar o seu primeiro motor a diesel, a Honda divulgou a história de que o engenheiro-chefe encarregado do projeto odiava motores a diesel, por seu barulho e sujeira. Por odiar estes motores, ele foi capaz de criar algo diferente e melhor.

20 “Hate something, change something”
A campanha combinou mídias convencionais e não-convencionais: o comercial de TV foi amplamente divulgado como um viral na internet; foi criado um site com jogos e espaços interativos, além de rádio e marketing de guerrilha (stickers).

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24 Resultados: Aumento de 43% nas visitas ao site honda.co.uk.
De quinto site automobilístico mais visitado para primeiro. Lembrança da marca aumentou em 62%, simpatia pela marca em 29% e prefrência pela marca em 33%.

25 Mini Marcas premium de perfumes, moda e eletrônicos usualmente têm que enfrentar falsificações, comercializadas no mercado negro. A campanha aborda os perigos de se comprar um Mini falsificado.

26 Foi criada uma identidade, a Counter Counterfeit Comission (CCC), que lançou um DVD, um livreto, um site, anúncios de alerta em classificados e ações em feiras automobilísticas. A campanha publicitária foi criada para divulgar o DVD, o livreto e o site, altamente interativo.

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29 Resultados: O melhor mês de vendas da história do Mini: 44% a mais que o mesmo período do ano anterior.

30 4. Estratégia (criação+planejamento).
Como gerar campanhas memoráveis?

31 Disruption, uma possibilidade.
a) Identificar as convenções b) Buscar uma disrupção c) Gerar uma nova visão

32 Disruption day: Três dias reunindo agência e cliente, como
o objetivo de identificar convenções, buscar disrupções e estabelecer novas visões para a marca.

33 O Disruption atua em todo marketing mix:
• No posicionamento • No produto • No design e nas embalagens • Na comunicação da empresa, da marca e do produto • Nas atividades de RP • Eventos e lançamentos • Website

34 “Marketing convencional”: Disruption no marketing:
Como podemos capturar share de nossos rivais? Como podemos capturar share de futuro mudando as regras do mercado?

35 Case Playstation:

36 Convenção: companhias de games vendem jogos para crianças.
Companhias de games vêem seus produtos como brinquedos. Disrupção: Playstation é mais que um jogo de criança. É um entretenimento interativo para qualquer um. Visão: Playstation é o futuro do entretenimento, aonde as pessoas de todas as idades usam sua imaginação para poderosas experiências.

37 Resultados: Única companhia a vender mais consoles na 2ª geração que na 1ª. Sucesso mundial. 85% de market-share.

38 Case Pedigree:

39 Convenção: todas as companhias vendem e comunicam comida de cachorro pelos seus atributos racionais.
Disrupção: “ Cachorro é tudo de bom.” Visão: “ Tudo o que fazemos é por amor aos cachorros.”

40 Resultados:

41 5. Posicionamento (criação+atendimento).

42 Case Axe / Lynx • Axe surgiu na França em 1983.
• Lançado no Brasil em 1985. • É chamado de Lynx no Reino Unido, Irlanda e Austrália. • Primeira marca masculina a usar o conceito “Perfumed Body Spray”. • Marca moderna, jovem e ousada. • Uma nova fragrância anualmente.

43 • Sexo, um assunto delicado. Não para o Axe.
• O Efeito Axe. • Definição Erudita: Axe é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. • Definição Popular: Axe é o desodorante pra pegar mulher.

44 • Verdades Verdadeiras X Verdades Convencionadas
• Posicionamento de Marca • Sustentação da Verdade • Comunicação 360 / Multicomunicação • Cross Media / Cross Advertising

45 1) The Order of The Serpentine

46 2) Axe Boot Camp

47 3) The Game Killers FOTO

48 4) Mouse Pad Promocional Minissaia

49 5) Ilha Axe - Festa do Jeremias

50 “ Nunca vi uma festa igual a essa, com tantas mulheres lindas numa noite só. O hotel era maravilhoso, a comida, a paisagem…” Paulo Henrique Antunes “ Fim de semana de sonho proporcionado por uma das grandes empresas no país. É o sonho da maioria dos brasileiros. Um evento mágico com emoções constantes.” Leandro Pires

51 “O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”


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