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PublicouAmanda Botelho Alterado mais de 10 anos atrás
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“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”
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1. A morte e a ressurreição da dupla de criação.
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2. O que é o CJC Uma entidade sem fins lucrativos, criada por jovens criativos gaúchos para amadurecer conceitos e desenvolver critérios.
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Visão O Clube dos Jovens Criativos existe para qualificar e apoiar os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências e seu mercado.
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Quem é o nosso público Prioritariamente os jovens criativos do mercado, mas também os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências, fornecedores e profissionais de marketing dos clientes.
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Ações do Clube
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Espremedor Jáder Rossetto (Diretor de Criação da Fisher América)
Marcelo Pires (Diretor de Criação da Ogilvy) Jorge Furtado (Diretor e Roteirista da Casa de Cinema) Tadeu Jungle (Diretor de Comerciais e Artista Multimídia) José Galló (CEO Lojas Renner) Armando Ruivo (VP Planejamento TBWA) Ehr Ray (Diretor de Criação BorghiEhr)
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Lavanderia Tudo que incomoda, tudo que é polêmico, tudo que é relevante para o mercado acaba no Lavanderia. No Lavanderia, já foram discutidos temas como propaganda fantasma, experiências profissionais internacionais, marketing político e até Salão da Propaganda.
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Young Creatives 2004 • Primeira edição coordenada pelo CJC: envio de um Young, com apoio da Academia de Filmes, Estúdio Chittolina e Impresul. 2005 • Envio de dois Youngs, com apoio da Print Paper, Academia de Filmes, All Signs e ARP. 2006 • Mais uma vez, dois Youngs, com o apoio da Cápsula Cinematográfica e da Print Paper. O Jurí é local, valorizando também os profissionais mais experientes do mercado.
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3. Convergência (criação+tecnologia).
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O consumidor mudou: • mais marcas à disposição
• mais impacto de mensagens publicitárias • menos tempo para assimilar as mensagens • mais tecnologia à disposição
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O mercado mudou: • mais concorrentes
• mais necessidade em vender valor (marca) • maior dificuldade de fidelização
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Benefícios • Otimiza as ações com o target
• Gera mais lembrança, mais fidelização, mais resultados • Cria uma relação entre a marca e o cliente baseada num conceito • Este conceito dá sentido a todas as ações e tangibiliza o valor da marca
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Possibilidades • Novas tecnologias (Internet, TV Digital, Celular, SMS, Podcast, Games) • Novos canais (novos formatos de mídia, ações de guerrilha) • Ampliação do volume de conteúdo (as marcas se tornam geradoras de conteúdo (podcast, rádio web) • O consumidor vira criador de conteúdo • Interação entre consumidores de uma marca (comunidades, troca de experiências)
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Estratégias Virais •Propaganda também é entretenimento
•Porque concorre com o entretenimento na disputa pela atenção do consumidor •Idéias são passadas adiante devido à identificação com as pessoas I(Subservient Chicken - Burger King) •Estratégias virais permitem a amplificação de uma ação •Marca interage com o consumidor porque ele quer
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Convergência - alguns fatores de sucesso
• Conceito forte • Criatividade - no uso de meios e na forma • Tecnologia • Interatividade • Continuidade • Investimento à altura do resultado desejado
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Cases Titanium:
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Honda Para lançar o seu primeiro motor a diesel, a Honda divulgou a história de que o engenheiro-chefe encarregado do projeto odiava motores a diesel, por seu barulho e sujeira. Por odiar estes motores, ele foi capaz de criar algo diferente e melhor.
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“Hate something, change something”
A campanha combinou mídias convencionais e não-convencionais: o comercial de TV foi amplamente divulgado como um viral na internet; foi criado um site com jogos e espaços interativos, além de rádio e marketing de guerrilha (stickers).
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Resultados: Aumento de 43% nas visitas ao site honda.co.uk.
De quinto site automobilístico mais visitado para primeiro. Lembrança da marca aumentou em 62%, simpatia pela marca em 29% e prefrência pela marca em 33%.
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Mini Marcas premium de perfumes, moda e eletrônicos usualmente têm que enfrentar falsificações, comercializadas no mercado negro. A campanha aborda os perigos de se comprar um Mini falsificado.
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Foi criada uma identidade, a Counter Counterfeit Comission (CCC), que lançou um DVD, um livreto, um site, anúncios de alerta em classificados e ações em feiras automobilísticas. A campanha publicitária foi criada para divulgar o DVD, o livreto e o site, altamente interativo.
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Resultados: O melhor mês de vendas da história do Mini: 44% a mais que o mesmo período do ano anterior.
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4. Estratégia (criação+planejamento).
Como gerar campanhas memoráveis?
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Disruption, uma possibilidade.
a) Identificar as convenções b) Buscar uma disrupção c) Gerar uma nova visão
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Disruption day: Três dias reunindo agência e cliente, como
o objetivo de identificar convenções, buscar disrupções e estabelecer novas visões para a marca.
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O Disruption atua em todo marketing mix:
• No posicionamento • No produto • No design e nas embalagens • Na comunicação da empresa, da marca e do produto • Nas atividades de RP • Eventos e lançamentos • Website
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“Marketing convencional”: Disruption no marketing:
Como podemos capturar share de nossos rivais? Como podemos capturar share de futuro mudando as regras do mercado?
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Case Playstation:
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Convenção: companhias de games vendem jogos para crianças.
Companhias de games vêem seus produtos como brinquedos. Disrupção: Playstation é mais que um jogo de criança. É um entretenimento interativo para qualquer um. Visão: Playstation é o futuro do entretenimento, aonde as pessoas de todas as idades usam sua imaginação para poderosas experiências.
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Resultados: Única companhia a vender mais consoles na 2ª geração que na 1ª. Sucesso mundial. 85% de market-share.
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Case Pedigree:
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Convenção: todas as companhias vendem e comunicam comida de cachorro pelos seus atributos racionais.
Disrupção: “ Cachorro é tudo de bom.” Visão: “ Tudo o que fazemos é por amor aos cachorros.”
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Resultados:
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5. Posicionamento (criação+atendimento).
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Case Axe / Lynx • Axe surgiu na França em 1983.
• Lançado no Brasil em 1985. • É chamado de Lynx no Reino Unido, Irlanda e Austrália. • Primeira marca masculina a usar o conceito “Perfumed Body Spray”. • Marca moderna, jovem e ousada. • Uma nova fragrância anualmente.
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• Sexo, um assunto delicado. Não para o Axe.
• O Efeito Axe. • Definição Erudita: Axe é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. • Definição Popular: Axe é o desodorante pra pegar mulher.
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• Verdades Verdadeiras X Verdades Convencionadas
• Posicionamento de Marca • Sustentação da Verdade • Comunicação 360 / Multicomunicação • Cross Media / Cross Advertising
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1) The Order of The Serpentine
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2) Axe Boot Camp
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3) The Game Killers FOTO
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4) Mouse Pad Promocional Minissaia
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5) Ilha Axe - Festa do Jeremias
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“ Nunca vi uma festa igual a essa, com tantas mulheres lindas numa noite só. O hotel era maravilhoso, a comida, a paisagem…” Paulo Henrique Antunes “ Fim de semana de sonho proporcionado por uma das grandes empresas no país. É o sonho da maioria dos brasileiros. Um evento mágico com emoções constantes.” Leandro Pires
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“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”
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