A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestre, onde moras? Vinde e vede.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestre, onde moras? Vinde e vede."— Transcrição da apresentação:

1 Mestre, onde moras? Vinde e vede

2 Mestre, onde moras? Após as festas natalinas, iniciamos os domingos
Após as festas natalinas, iniciamos os domingos do Tempo Comum, apresentando nas leituras do Evangelho, o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos. A Leituras falam do CHAMADO de Deus. 

3 Na 1ª Leitura, SAMUEL, no silêncio
da noite, se ENCONTRA com Deus, que o "chama". (1Sm 3,3b-10-19) - A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus. O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão. - A Voz de Deus se faz ouvir no silêncio da noite. Longe das preocupações do dia a dia, o ambiente é mais favorável para ESCUTAR os apelos de Deus. - Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante de nossa surdez...

4 - Samuel responde:"Fala, Senhor, o teu servo escuta".
É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus. * A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós. Na 2ª Leitura, Paulo afirma que, pelo Batismo, o cristão se ENCONTROU com Cristo e se tornou templo do Espírito Santo. Não podemos profanar esse templo. (1Cor 6,13c-15a.17-20) 

5 No Evangelho, temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS
com Jesus. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus. O chamado nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho... - João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…"

6 - Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente.
- Cristo vai ao encontro deles: "Que procurais"? - "Mestre, onde moras"?  "Vinde e vede"… Foram e permaneceram com ele todo o dia… - No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo: Felipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo".  * Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele. O Batista introduziu seus discípulos a Jesus, e os discípulos procuraram outros candidatos. 

7 VOCAÇÃO: Busca e Convite:
O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer... - "O que estais procurando?" São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém... Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus... * O que estais buscando na vida? Qual a razão que nos move? 

8 "Então eles foram e viram onde Jesus morava. E permaneceram
- "Mestre, onde moras?" A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão. Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem, ao contrário, criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?" - "Vinde e Vede" Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento... O resultado da experiência aparece: "Então eles foram e viram onde Jesus morava. E permaneceram com ele naquele dia".  

9 * Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos. 

10 - Samuel - João Batista: - Os Discípulos
reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente... - João Batista: reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e o indicou como Salvador. - Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo, com alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente… 

11 Deus também nos chama e convida
para fazer parte da Comunidade de Jesus... - Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta". - Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? Cristo conta com Você!... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

12 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Mestre, onde moras? CD: Mestre onde moras Gustavo Balbinot e Osmar Coppi Paulinas COMEP


Carregar ppt "Mestre, onde moras? Vinde e vede."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google