A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida
PEQUENOS GRUPOS Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida

2 Durante muitos anos a Igreja Adventista na Rússia foi duramente perseguida.
Nesse período os membros se reuniam em pequenos grupos nos lares por causa da perseguição.

3 Quando terminou a perseguição, qual a pergunta dos irmãos quando foram orientados para continuar com pequenos grupos? “Mesmo tendo liberdade para adorar em reuniões públicas, ainda precisamos nos reunir em pequenos grupos?” O dilema era porque eles haviam se reunido secretamente em pequenos grupos nos lares por muitos anos com medo da KGB (Polícia Secreta da Rússia), e com temor de serem enviados para os campos de trabalhos forçados na Sibéria. E agora que tinham liberdade, os crentes russos queriam se reunir em locais públicos em todos os momentos!

4 Durante este período de perseguição a Rússia fechou os templos adventistas e impediu o culto público; o que manteve a igreja vibrante e em crescimento? Foram as reuniões de pequenos grupos – a igreja nos lares. Eles partilhavam as suas idéias e experiências, testemunhavam, estudavam a Bíblia, oravam e havia apoio, confraternização e evangelismo. As necessidades pessoais dos membros eram atendidas.

5 Por que os irmãos russos foram aconselhados a não negligenciarem as reuniões em pequenos grupos?
Por causa dos benefícios do companheirismo, amizade, apoio, estudo da Bíblia e o evangelismo que ocorriam nos pequenos grupos. Eles ficaram convencidos quando estudaram e compreenderam o que a Bíblia e Ellen White apresentam sobre as reuniões de pequenos grupos.

6 Pequenos grupos nos lares seria um plano apenas para a igreja perseguida?
É mais do que isso. O enfoque bíblico é que pequenos grupos são fundamentais na vida da igreja. O princípio dos pequenos grupos têm sido parte do plano organizacional de Deus para a igreja desde os dias do Velho Testamento. O cristianismo está baseado no conceito de comunidade, que é relacionamento com Deus e com as outras pessoas. O pequeno grupo é o melhor lugar para desenvolver a amizade.

7 Vamos analisar alguns exemplos de crescimento da igreja em pequenos grupos:

8 1. Igreja menonita O que aconteceu em 1982 com a Igreja Menonita na Etiópia, quando os comunistas assumiram o governo e passaram a perseguir a igreja? Os menonitas perderam suas igrejas e propriedades; os líderes foram aprisionados; e os membros foram proibidos de se reunir. A igreja passou à clandestinidade, e se tornou um movimento de pequenos grupos nos lares.

9 Dez anos mais tarde, em 1992, o governo comunista foi deposto e a igreja saiu do “esconderijo”.
Os menonitas ficaram surpresos e se alegraram pelo fato de que os membros haviam crescido para mais de membros! Resultado dos pequenos grupos.

10 2. Igreja do Evangelho Pleno na Coréia
Que estratégia usou uma igreja em Seul na Coréia para passar de para mais de membros? O pastor estava em seu leito de enfermidade e foi forçado a organizar sua igreja de maneira diferente. Através do estudo da Bíblia, reflexão, e oração, Deus revelou a ele um plano para capacitar os leigos para o ministério. O pastor reuniu seus diáconos e lhes mostrou o plano.

11 Os diáconos concordaram que o plano era bíblico, mas todos disseram que estavam muito ocupados para fazerem parte do mesmo. O pastor reuniu, então, suas diaconisas e lhe deu o mesmo desafio. Duzentas mulheres aceitaram – 10% dos membros - e começaram um movimento de pequenos grupos. Hoje, através de um ministério de oração e pequenos grupos, a igreja tem explodido em número de membros por toda a Coréia.

12 3. Início da Igreja Adventista em 1844
A igreja adventista em seus primeiros anos de existência, como a igreja do novo testamento seguiu um modelo similar tanto para reuniões públicas quanto nos lares . O que diz Ellen White em Testemunhos Seletos, Vol. III, pág. 442 quanto ao futuro? “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado.”

13 4. Igreja Adventista na China
Com a guerra civil na China em 1948 os comunistas assumiram o poder, expulsaram os missionários adventistas e pressionaram os líderes da igreja a encerrarem completamente o trabalho ali. Vieram anos de silêncio. Ninguém sabia o que estava acontecendo com a igreja na China. Só recentemente, com a mudança gradual do controle Chinês, o trabalho cristão começou a reviver. O que aconteceu com o cristianismo nesse período?

14 A igreja não apenas sobreviveu, mas o número de membros se multiplicou!
Como? Os cristãos na China reuniam-se em pequenos grupos informais nos lares para adoração, oração e estudo da Bíblia. Neste ambiente de apoio, eles encontraram fé, coragem, força e esperança para continuar na fé cristã. Ainda que muitos líderes estivessem na prisão, crescia o movimento da igreja nos lares. Deus tem abençoado ricamente sua igreja na China e durante a década de 80 a igreja cresceu de uns poucos milhares para mais de 70 mil membros.

15 Como está o ministério dos pequenos grupos na China atualmente?
Os grupos se reúnem em lares durante a semana. Famílias adventistas partilham sua fé com um amigo, parente ou vizinho. Os que aceitam a fé adventista e se unem aos pequenos grupos; e também convidam alguém do seu relacionamento, e assim, os grupos tem crescido naquele país. Não há pastores, portanto todos os grupos são dirigidos por membros leigos, a maioria dos quais são mulheres. Aqueles que pertencem aos pequenos grupos têm outra visão. Eles desejam se aproximar mais de Deus, aprender a orar; são atraídos pela confraternização e encorajamento que terão, e partilham experiências e testemunhos.

16 5. A Igreja dos últimos dias
Quando a chuva serôdia finalmente for derramada em sua plenitude, o que ocorrerá na igreja e qual será a solução? Ocorrerá uma explosão de crescimento. Quando isto acontecer, nosso sistema tradicional não terá capacidade para suportar este crescimento! Não haverá dinheiro suficiente para construir prédios e igrejas. A igreja crescerá tão rapidamente que nossos templos existentes não serão capazes de suportar o grande número de pessoas, e como resultado deste crescimento a perseguição vai nos expulsar de nossas cidades e prédios. Qual será a solução? As Escrituras, Ellen White, e exemplos da história passada recente na Igreja Adventista nos dão a resposta: leigos treinados e pequenos grupos nos lares – uma combinação vitoriosa.

17 O quê orienta o Espírito de Profecia sobre a aplicação de antigos métodos de trabalho na igreja hoje? “Há necessidade de homens que orem a Deus pedindo sabedoria e que, sob a orientação divina, possam pôr nova vida nos antigos métodos de trabalho e inventem novos planos e métodos modernos de despertar o interesse dos membros da igreja, alcançando os homens e as mulheres do mundo”. Evangelismo, 105.


Carregar ppt "Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google